Acaricida: saiba como utilizar esse produto corretamente

Acaricida: saiba como utilizar esse produto corretamente

Se você é um produtor rural, certamente já se deparou com algum tipo de praga agrícola. Uma infestação muito comum nas plantações é causada pelos ácaros, que podem ocasionar grandes perdas em diferentes tipos de culturas.

Devido ao tamanho muito pequeno, é mais complicado identificar a presença de ácaros nas plantações. No entanto, essa não é uma praga impossível de se combater, mas é necessário que o produtor rural siga técnicas adequadas de manejo, como, por exemplo, o uso do acaricida, é possível controlar essa praga de forma eficiente.

Por isso, preparamos um guia completo para realizar o controle de pragas utilizando um acaricida, sem que ele perca a eficácia. Boa leitura!

Como surgem os ácaros?

Os ácaros são aracnídeos fitófagos que podem causar grandes perdas nas lavouras mesmo em pequenas populações. Esse tipo de praga se alimenta das partes aéreas e subterrâneas das plantas, deixando-as com o aspecto amarronzado e danificando os frutos. Além disso, por serem da mesma família que as aranhas, podem tecer teias, sendo esta uma forma de identificá-los.

São pragas comuns em culturas como: morango, rosas, algodão, mamão, pêssego, coqueiro anão, banana, pimenta ornamental, grama amendoim e algumas frutas cítricas. Podem ser combatidos através de técnicas de manejo e na aplicação de acaricidas.

Principais espécies de ácaros

Conheça, a seguir, as principais espécies de ácaros que podem atacar plantações:

Ácaro aranha

O ácaro aranha (tetranychus spp) é um tipo de praga comum em plantações de feijão, soja, milho, pepino, morango, mostarda, berinjela, entre outras. É possível identificá-la através dos sintomas, como: amarelamento das plantas, murcha permanente, atrofia e teias sobre as folhas, que podem reduzir o tamanho dos frutos.

Microácaro-do-alho

O microácaro-do-alho (eriophyes tulipae) é uma praga que ataca plantações de alho e cebola. Causam o retorcimento das folhas, que ficam com a aparência amarelada e seca. Nos bulbos (cabeça da cebola ou do alho), ocorre o chochamento.

Ácaro branco

O ácaro branco (polyphagotarsonemus latus) pode aparecer em diversas plantações, como: ervilha, cacau, abóbora, soja, pimentão, abacaxi, batata, café, entre outras. Causam o escurecimento das folhas e, posteriormente, o enrolamento das bordas. O ácaro branco danifica as folhas e as novas brotações, o que pode prejudicar o crescimento e atrofiar os ramos. Nos frutos, podem causar queda e deformações.

Ácaro rajado

O ácaro rajado (tetranychus urticae) aparece em diferentes tipos de culturas, como: feijão, couve, milho, abóbora, tomate, pera, maçã, frutas cítricas, amendoim, melancia, entre outras. Causam lesões amareladas na face inferior das plantas. Na face superior das folhas, deixam lesões esbranquiçadas e avermelhadas. A presença de teias também é comum em ataques dessa espécie.

Ácaro vermelho

Conhecido como “praga do café”, o ácaro vermelho (oligonychus ilicis) ataca cafeeiros em períodos de seca. Deixam as folhas sem brilho e com aparência bronzeada, causando quedas em períodos de grandes infestações.

Ácaro da falsa ferrugem

O ácaro da falsa ferrugem (phyllocoptruta oleivora) ataca plantações de mamão, abacaxi, abacate, cacau e outras variedades citrícolas. O ácaro se alimenta dos frutos, causando o vazamento do óleo da casca, que fica com sintomas característicos como a coloração escura.

O que é acaricida e qual a sua função?

O acaricida é uma substância utilizada para o combate dos ácaros que se alimentam das plantas, causando doenças e destruindo as lavouras. Existem acaricidas para diversas espécies, e cada um conta com diferentes tipos de princípios ativos.

No entanto, apenas a aplicação não é suficiente para combater esse tipo de praga. É necessário que o produtor escolha o tipo de acaricida ideal para cada tipo de cultura. Além disso, deve-se seguir as recomendações de dosagens e formas de aplicação adequadas.

O uso indiscriminado de acaricidas pode causar a resistência dos ácaros aos ingredientes ativos, diminuindo a eficácia do produto. Veja alguns problemas que podem ser causados pelo aumento no número de aplicações:

  • Evolução da resistência das pragas;
  • Risco de contaminação dos alimentos;
  • Aumento nos custos da produção;
  • Contaminação no ambiente;
  • Eliminação dos inimigos naturais, causando o desequilíbrio biológico.

Como realizar o manejo correto dessa praga?

Para evitar que os ácaros se tornem resistentes aos princípios ativos dos acaricidas, é necessária a realização de técnicas adequadas de manejo. Uma delas é a redução na frequência da aplicação dos acaricidas. Nesse contexto, o monitoramento de pragas é um importante aliado nas estratégias de manejo, para que o controle possa ser feito de maneira precoce.

O ideal é que o uso de acaricidas seja feito apenas quando a densidade populacional da praga estiver acima do nível de dano econômico. A preservação de inimigos naturais nas áreas agrícolas também irá ajudar a manter a população da praga em baixas densidades.

Se o controle biológico for insuficiente e exigir o aumento nas aplicações, é interessante evitar o uso do mesmo produto, ou de produtos com o mesmo princípio ativo. A rotação de ativos químicos de diferentes modos de ação pode ajudar a retardar a evolução da resistência das pragas.

É importante que o produtor siga as recomendações de cada produto, realizando a aplicação no momento correto do desenvolvimento da cultura e utilizando a dosagem adequada de cada um.
Agora que você já sabe como utilizar acaricidas para evitar possíveis ataques de ácaros nas plantações, aproveite para ler também o nosso artigo sobre controle de pragas. Nele, você encontrará informações sobre o manejo eficiente de diferentes tipos de pragas agrícolas que podem causar danos à produção da lavoura, sendo eles: insetos, doenças e plantas daninhas. Clique aqui e saiba mais sobre o assunto!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.