Plantio de morango

Plantio de morango: tudo que o produtor precisa saber

O morango é uma das frutas de maior prestígio no Brasil. Com seu sabor adocicado e seus benefícios nutricionais, a fruta é um item essencial na culinária brasileira e de diversos países. Por isso, seu plantio é muito realizado em todo o mundo.

Entretanto, é necessário adotar algumas medidas para que sua produção seja feita da melhor forma possível. Para saber quais os cuidados necessários para sua plantação de morango prosperar, continue lendo esse artigo!

Qual é a importância do plantio de morango?

O morango, na verdade, não é uma fruta, e sim um pseudofruto. Ele é produzido pelo morangueiro e é originário da Europa.

Em termos técnicos, a carne vermelha do alimento é a polpa, e os pequenos aquênios, popularmente chamados de “sementes”, são os frutos. Além disso, o morango possui muitas espécies, sendo a Fragaria a mais comum.

Com seu sabor e aroma silvestre, o morango é muito utilizado na culinária mundial, como na fabricação de geleias, bolos, doces, iogurtes, entre outros. Além disso, seu valor nutricional tem destaque, pois é uma fruta rica em fibras e vitaminas, com destaque para a vitamina C. Ele também é rico em minerais como cálcio, potássio e ferro e por isso pode trazer benefícios para o cérebro, coração, ossos, pele e cabelo.

No grupo de pequenas frutas, o morango é a espécie de maior importância econômica mundial. Seu plantio possui grande relação com o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, já que grande parte das áreas de cultivo estão em bases de agricultura familiar.

O plantio de morango no Brasil

De acordo com a Embrapa, o Brasil é o maior produtor de morangos da América do Sul, com seu cultivo ocupando cerca de 4000 hectares em 2015. Dados mais recentes apontam que a produção da fruta no país alcançou 105 mil toneladas no mesmo ano, o equivalente a 33% de toda a produção da América Latina.

No Brasil, o estado líder na produção de morangos é Minas Gerais. Dentro do estado, a região que mais se destaca é o Sul de Minas, correspondendo a 86% da safra do estado.

Mais de 90% da produção dos morangueiros no país é destinada ao comércio interno, na forma in natura. Além disso, a demanda por mudas de morango no Brasil é de aproximadamente 175 milhões de plantas ao ano.

Como proteger a plantação de morangos contra pragas e doenças?

Para proteger as plantações e ter boa produtividade no cultivo de morangos, é necessário fazer o controle biológico. Além disso, o uso de mudas sadias é fundamental para o controle de vírus, fungos, bactérias, nematóides e pragas.

Em períodos de alta temperatura, e quando existem podridões de fruto em climas chuvosos, é necessário dar atenção à existência da Lagarta rosca e do Ácaro rajado.

Para doenças fúngicas como Chocolate, Flor preta, Murcha de Verticílio e podridões de Phytophthora, é importante adotar medidas preventivas como o tratamento de mudas por imersão com fungicidas, o plantio em solo não contaminado ou desinfestado, o controle da umidade do solo, o uso de adubação equilibrada e a remoção de plantas afetadas.

Principais cuidados com a plantação de morangos

Para o plantio de morangos, é necessário estar atento a algumas informações e adotar algumas medidas. Confira a seguir.

Onde plantar

O morango pode ser cultivado em vasos, floreiras, cestas ou canteiros. É possível, inclusive, plantar morangos em casas e em apartamentos.

O local ideal para sua plantação são vasos ou canteiros que tenham de 25 cm a 30 cm de profundidade. Além disso, as plantas precisam ter entre elas o espaçamento de cerca de 35cm a 40cm.

Como cultivar

Para plantar morangos, é recomendado fazer um buraco com mais ou menos 0,5 cm de profundidade, colocando cerca de três sementes dentro. Para o plantio de mudas, a metade do caule deve ficar ao nível do solo. Isso evita dificuldades no nascimento de novas folhas.

Clima e Solo

O morango tem bom desenvolvimento em locais de clima subtropical e temperado, sobretudo em temperaturas entre 13ºC e 26 ºC. Portanto, setembro é o mês perfeito para sua plantação no Brasil. Além disso, o ideal é que a fruta seja cultivada a pleno sol. 

O solo mais adequado é o arenoso-argiloso, bem drenado e rico em matéria orgânica. A terra deve ter textura média, ser úmida e bem fértil, e para isso é possível misturar terra vegetal com um pouco de composto orgânico ou húmus de minhoca.

Cuidados antes e depois da plantação

Antes de realizar o plantio, é necessário fazer uma análise do solo com antecedência mínima de 90 dias. Neste preparo, é preciso fazer a aração, a gradagem e a calagem. Se o solo estiver pobre em fósforo, deve ser feita a adubação complementar no início da formação dos estolões

Os morangos são frágeis à exposição de ventos moderados ou intensos, assim como geada, granizo e chuvas fortes. Quando houver essas condições, é preciso cobrir o plantio para sua proteção.

É importante ressaltar que os morangos não devem entrar em contato direto com a terra. Além disso, deve ser evitado o excesso de água na sua produção e crescimento.

Colheita

A colheita de morangos deve ser feita manualmente. Após plantar, é possível começar a colher as frutas entre 60 e 80 dias. É interessante fazer isso quando eles estiverem bem vermelhos, preferencialmente em um dia quente e ensolarado, pois o calor intensifica o sabor.

Irrigação

O sistema de irrigação por gotejamento é o mais adequado à cultura de morangos. Além do mais, fertilizantes devem ser veiculados com a água utilizada na irrigação.

Plantar morangos é uma prática que, atualmente, gera muitos empregos no Brasil. Porém, esse processo exige alguns cuidados, como saber a temperatura e o solo ideais, o período de produção e colheita, a forma certa de cultivar, além dos cuidados necessários contra pragas, doenças e condições climáticas adversas. Fazer a prática correta do plantio de alimentos pode te ajudar a melhorar sua produção, otimizando tempo e aumentando a produtividade. Se você possui cultivo de soja, não deixe de conferir também nosso texto sobre plantação de soja!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.