Plantação de café: entenda como a tecnologia está ajudando no aumento de produtividade

Tecnologia no Campo

Se você quer aumentar a produção na sua lavoura de café através da tecnologia, ou até mesmo entender como melhorar a qualidade do seu produto, aqui é o lugar ideal para você começar.

Pois então… a seguir iniciaremos uma contextualização rápida sobre o tema e iremos definir as melhores maneiras para implementar a AgTech da sua plantação de café.

Histórico da cafeicultura no Brasil

A história do café remonta ao século IX, na Etiópia. Lá, o produto adquire tanta importância que alcança vários outros continentes. Por consequência de sua fama, chega de forma clandestina ao Brasil em 1727. 

Foi na região Norte que começaram as primeiras plantações de café e, desde então, a cafeicultura se expandiu exponencialmente. A partir de mudas da planta trazidas para o Rio (onde o clima é propício para o cultivo) o Brasil chegou a ser o país que mais exportava a commodity, tendo domínio de 60% de toda a exportação mundial no século XVIII.

Sendo assim, em 1980, devido a sua importância, o café atingiu o patamar de 2º produto de exportação mais caro do mundo — perdendo apenas para o petróleo.

Tecnologia na plantação de café, a cafeicultura de precisão

Sem mais delongas, já que você entendeu a base histórica do café no Brasil, vamos falar sobre a cafeicultura de precisão?

A utilização de drones, por exemplo, é uma maneira eficaz para poder mensurar a área plantada. Isso pode ser feito com ainda mais qualidade utilizando técnicas de sensoriamento remoto.

Nós temos uma área para plantio de café. Se conseguirmos chegar perto de plantar 100% dela, teremos mais lucro final, certo?

É para isso que os drones servem, para medir e tornar eficiente o plantio e a colheita final. Citando o caso de sucesso da Neta Sul (que trabalha com a agricultura de precisão e já está no mercado há 16 anos), suas máquinas de plantio terão GPS de alta precisão integrado. Isto dito, o cafeicultor será capaz de aumentar a lucratividade final da sua plantação para além do esperado.

Mecanização da colheita do café

Tomemos como gancho nossa última explicação. A colheita mecanizada é de total importância para economizar na mão de obra e no tempo — que é significativamente otimizado.

Se você optasse pela colheita mecanizada em vez da colheita manual em sua lavoura, você conseguiria alcançar até 50% de economia, acredita?

E o que mais? Você deve estar se perguntando.

Então, lhe dizemos: os benefícios podem estar em diversas áreas da sua plantação. O trabalho em campo seria mais veloz, aumentaria a eficiência, a qualidade dos produtos seria muito mais bem controlada, você conseguiria explorar o terreno muito mais do que com a colheita manual, teria muito mais segurança para você e os seus funcionários… 

Ufa! Eu diria que é bastante coisa! E você, o que acha?

Utilize drones, eles podem ajudar (e muito!)

Vamos intensificar mais ainda nosso plantio de café? Levemos em conta os drones para medir a área de plantio: e se pudéssemos agregar aos mesmos drones outra função? 

Isso aí! Saiba que eles também são capazes de combater as pragas da sua plantação. Drones pulverizadores se encaixam, também, nesta função extremamente importante da sua cafeicultura.Possuindo um desses e seguindo as normas da ANAC, você já está pronto para aproveitar os benefícios que trazem para otimizar os resultados da sua lavoura.

Drones para pulverização

É possível realizar o despejo do agroquímico de forma manual ou automática. Nas duas maneiras, o importante é levar em conta o local no qual irá pulverizar, a forma do bico utilizado e a quantidade necessária do pesticida.

Existem drones que podem pulverizar até mesmo 3 a 4 hectares por hora de serviço! Muito eficientes, não é mesmo? Mas, e se eu ainda lhes disser que há drones capazes de levar consigo até 75kg, e cobrem 20 hectares por hora, que é o caso do ElevaSpray 150? Magnífico!

Enfim, a tecnologia dominou o campo, talvez para nunca mais deixá-lo. Isso, por sua vez, implica em melhor aproveitamento dos recursos disponíveis, gerando, até mesmo, impactos positivos no meio ambiente.

A secagem do café está relacionada à sua qualidade

O bom grão de café, como todo produto — seja ele commodity ou não — precisa passar por um processo de aperfeiçoamento. No caso do café, o mais importante é ter um bom processo de secagem. Deixe de utilizar a secagem nos terreiros no chão, pois faz com que o grão do café se fermente e a qualidade dele diminua.

É interessante, aqui, implementar o uso de um bom secador de café.A melhora da qualidade do seu produto traz consigo o reconhecimento e a fama do mesmo. Além disso, você irá ter um baixo custo para iniciar a implementação do secador de café e terá economia na mão de obra.

Dicas para alcançar o sucesso na produção de café

Quer ter mais sucesso? Eu sei que você já tem bastante, mas nada tão bom que não possa melhorar, correto?

Portanto, siga as dicas a seguir e comece hoje mesmo a desfrutar das vantagens que a tecnologia pode trazer para o seu cultivo:

  • Abuse da boa imagem que o café brasileiro tem;
  • Diferencie-se. Existem várias formas de cultivo e espécies de grãos que podem ser plantados;
  • Mostre a confiabilidade da sua gestão;
  • Aprenda mais sobre o assunto;
  • Zele pelo que você realmente acredita, a sua cara será a cara do seu negócio;
  • Planeje bem suas ações no negócio;
  • Se atualize sempre e vá além.

O trabalho pode até ser grande, mas a certeza de que valeu a pena compensa muito todo o esforço.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.