Secador de Café: saiba as vantagens desse método de secagem do café

Secador de Café: saiba as vantagens desse método de secagem do café, que pode ajudar inclusive os pequenos produtores

Secador de Café: saiba as vantagens desse método de secagem do café, que pode ajudar inclusive os pequenos produtores

Tecnologia no Campo

Não são só os cuidados com o planejamento, pulverização, irrigação e colheita que são importantes na cultura do café. A pós-colheita, incluindo o preparo, secagem e armazenamento é uma vital para a boa qualidade da produção. Tecnologias, como a do secador de café, se mostram, então, muito importantes para o produtor que pensa no sucesso de seu produto.

Uma tecnologia no campo disponível no mercado desde o final do século passado, o secador de café consegue ajudar pequenos e médios produtores a garantir a manutenção da qualidade do café.

Geralmente, as secagens usuais nas lavouras são feitas utilizando terreiros no chão, o que causa uma exposição excessiva dos grãos e uma baixa taxa de secagem. Com elas, a aceleração da fermentação dos frutos acontece, prejudicando diretamente a qualidade do café!

Por isso, separamos esse artigo falando sobre o que é o secador de café e todas as suas vantagens para a secagem.

secador de café
Fonte: Calli do Brasil

O que é o Secador de Café

O Secador de Café é uma tecnologia para auxiliar no processo de secagem do café. Essa etapa é fundamental para manter a qualidade dos grãos após a colheita.

A máquina agrícola, então, pode ser alimentada por palha, lenha, pode ser a gás ou até por caldeira. Com a queima do combustível, o equipamento é capaz de manter a temperatura desejada pelo agricultor e consegue efetuar a secagem dos grãos em até 24 horas.

O calor gerado pela queima do combustível chega até a caixa de armazenagem por um ventilador. A caixa vazada permite o contato do ar quente com os grãos, agilizando essa etapa de secagem. Com esse equipamento, o produtor pode colocar os grãos diretamente da colheita nas caixas.

O secador pode ser estático ou rotativo. O rotativo consegue ter uma maior produtividade, mas acaba tendo um gasto maior de energia. O secador rotativo consegue ter um custo menor, mas acaba tendo uma menor produtividade.

Vantagens do Secador de Café para a Secagem

Melhoria da qualidade do café

O processo de fermentação dos grãos tem impacto direto na qualidade do café. Pensando nisso, garantir que esse processo não aconteça com o café é essencial para garantir o bom estado dele.

O secador de café consegue acelerar o processo de secagem dos grãos, diminuindo o tempo de exposição ao ambiente e a chance de fermentação.

Baixo custo de implementação

Pensando principalmente na compra de máquinas usadas e na economia de tempo gasta com o processo de secagem, o uso dos secadores de café também podem ser considerados de baixo custo para o produtor.

Economia com mão-de-obra

Como o processo convencional de secagem do café em terreiros é substituído pelo uso dos secadores, muito do trabalho manual também deixa de ser necessário. Com isso, o produtor de café também pode economizar nos gastos com a mão de obra no campo!

O Secador de Café funciona para o pequeno produtor?

Com certeza! Mesmo o pequeno produtor de café pode se beneficiar dessa tecnologia agrícola. Como algumas máquinas podem ser compradas usadas por um preço mais acessível, até alguns produtores com menos investimento disponível podem se beneficiar.

Preços dos secadores de café, usados e novos

Os preços do secador de café podem variar bastante quando consideramos os diferentes tipos e marcas disponíveis no mercado! Geralmente, os preços para equipamentos usados e estáticos giram em torno de R$15.000.

Quer saber melhor qual é o secador de café mais indicado para a sua propriedade e qual é o preço dele? Fale conosco!

Ordenha: tudo que você precisa saber para um processo eficiente
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Agrishow 2019: o que esperar dessa edição do evento
MAIS PUBLICAÇÕES
2019-05-29T23:22:55+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment