Container para armazenar grãos: conheça mais sobre esse método

Container para armazenar grãos: conheça mais sobre esse método

A armazenagem de grãos sempre foi um desafio. A necessidade de um cômodo específico para tal fim, fez com que os fazendeiros identificassem um novo método de armazenagem. Nesse artigo, você verá como um container para armazenar grãos pode te ajudar a economizar na fazenda.

Você vai ver nesse post:

  • Para que servem os containers?
  • Quanto custa um container para armazenar grãos?
  • Como armazenar grãos em um container?
  • Por que usar um container para armazenar grãos?

Para que servem os containers?

Os containers, originalmente são usados para transporte de cargas em navios. Dessa forma, são projetados com paredes resistentes a impactos e à corrosão. Essas características são fundamentais para que o container resista ao armazenamento de grãos.

container para armazenar grãos

Quanto custa um container?

O preço dos containers varia de região para região. É possível encontrar containers nos valores de 5  a 10 mil reais. Deve-se lembrar também de incluir o valor do frete, que não costuma ser barato por destinar um caminhão somente para essa carga. No Mercado Livre pode-se encontrar vários à venda. A Delta Containers também comercializa diversos tipos de containers.

Como armazenar grãos em um container?

O primeiro passo, antes da compra do container, é avaliar o local em que será instalado. Alguns chegam a superar os 30 metros, o que pode se tornar um incômodo em espaços pequenos.

Algumas adaptações devem ser feitas tanto ao terreno quanto ao container. A primeira coisa a se garantir é que o container esteja elevado em relação ao solo, de modo a dificultar a entrada de roedores, aumentar a vida útil do container e evitar a entrada de água. O suporte para o container deve ser planejado de forma a suportar o peso do container e dos grãos que ele armazenará.

Outro cuidado a ser tomado é a topografia. O suporte deve garantir que o container está paralelo ao chão para que não haja problemas no armazenamento.

container para armazenar grãos

Para transferir os grãos do caminhão para o container será necessário um chupim (transportador helicoidal). Esse equipamento transporta os grãos por meio de uma rosca sem fim. A entrada dos grãos será pelo teto do container. Dessa forma, serão necessários ao menos 2 cortes para garantir uma boa armazenagem. É importante que os cortes sejam feitos de modo que possam ser fechados depois.

container para armazenar grãos

Por que usar um container para armazenar grãos?

O uso dos containers para armazenar de grãos tem se tornado cada vez mais popular entre os produtores rurais e esses são os motivos:

  • Menor custo em relação à construção de um cômodo
  • Boa capacidade de armazenamento
  • Travas robustas que dificultam furtos
  • Possibilidade de compra de grãos “a granel” com um preço menor do que ensacado

Além disso, os containers são móveis. Caso deixe de ser necessário no futuro, poderá ser vendido para outro produtor ou realocado na fazenda, o que reforça ainda mais a praticidade desse método de armazenamento.

Saiba tudo sobre o GPS Agrícola
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Entenda tudo sobre Drones na Agricultura
MAIS PUBLICAÇÕES
2018-08-17T19:45:54+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment