Plantio de banana

Plantio de banana: conheça as vantagens da fruta para o agronegócio

Com sua versatilidade no consumo e benefícios para a saúde, a banana é uma das frutas mais democráticas e amadas do Brasil. Depois da laranja, é a fruta mais consumida pelos brasileiros.

Seu fácil cultivo também ganha destaque entre os produtores, que fazem o plantio principalmente nas regiões Nordeste e Sudeste do país. Para obter as informações necessárias para começar sua plantação de bananas, continue a leitura deste artigo!

Motivos para plantar banana

A banana é um alimento barato e prático de comer, muito utilizada in natura, cru, cozida, assada ou frita. Além disso, a fruta também é facilmente utilizada em qualquer receita, sendo usada para dar origem a diversos produtos, como sorvetes, doces, bolos, vitaminas, geleias, licores, etc.

A fruta também ganha destaque pelos seus benefícios à saúde, devido aos nutrientes como potássio, magnésio, fósforo, sódio, as vitaminas A, B e C e outras propriedades que ajudam a combater inflamações intestinais e gastrites. Sendo assim, é um alimento muito procurado para consumo humano.

Como existe grande procura local e diferentes tipos de uso para o produto final, a plantação de banana pode ser uma excelente opção de atividade de agronegócio. Ela possui alto potencial de crescimento e estabilização no mercado, além de fácil cultivo.

Como se preparar para o plantio de banana

A preparação para a plantação envolve conhecimento do produtor sobre as variedades de bananas e da planta. Além disso, para um plantio de sucesso é fundamental saber quais são o clima e a temperatura ideais, assim como as práticas corretas de fazer o preparo da terra e a semeadura. Leia mais a seguir.

1 – Conheça as variedades de bananas

Existem vários tipos de banana no mercado, e alguns são mais propícios para determinadas regiões. Portanto, pesquisar se o tipo de fruta que você quer cultivar é o mais adequado para a sua região, é o primeiro passo.

As variedades mais cultivadas de bananas são a banana da terra, o nanicão e a banana prata. Entre as variedades de banana mais indicadas para exportação, por sua vez, podemos destacar a jangada, a piruá e a lacatan.

2 – Conheça a bananeira

A bananeira produz apenas um cacho de bananas por ano. Porém, sua produção é abundante: as pencas da planta podem ser carregadas com até 200 frutas.

As bananas nascem a partir do caule subterrâneo, que recebe o nome de rizoma. A bananeira se reproduz a cada nova safra, dando origem a novas plantas, e tem possibilidade de crescimento de até 8 metros de altura.

3 – Saiba qual é o melhor clima e temperatura

O plantio de bananas pode ser feito em qualquer época do ano, desde que o fruticultor tenha implantado um bom sistema de irrigação. Entretanto, a bananeira produz mais frutos em regiões com chuvas regulares e temperaturas mais altas, numa faixa entre 22°C e 31°C.

4 – Saiba fazer o preparo da terra

O próximo passo para cultivar bananas é realizar o preparo da terra. O local ideal deve possuir solo fértil, bem drenado, rico em matéria orgânica e livre de encharcamentos. O solo necessita ser planificado, com declive inferior a 8%, e muito bem irrigado, com um bom escoamento.

Para ter um maior volume de produção e um bom controle de pragas, é interessante aplicar algum defensivo no solo ao menos um mês antes do início do cultivo. Após esse tempo, é bom adubar a área de plantio para o recebimento das mudas. A adubação pode ser feita com estercos, cinzas, farinha de ossos e adubação verde.

5 – Entenda como fazer a semeadura de forma correta

Para plantar as mudas de bananas, é necessário abrir covas de 30 x 30 x 30 cm. Já o espaçamento entre as plantas deve ser estabelecido de acordo com o porte das mesmas. Para portes altos, é recomendado 2 x 3 metros, e para menores, 2 x 2 metros.

Para seu bom crescimento, as bananeiras precisam de uma profundidade acima de 25 centímetros do solo. É importante reforçar que uma planta ocupa em média 5 metros e que deve haver somente uma família por cova.

A colheita da banana

A fase de colheita de bananas ocorre um ano após o cultivo, mas pode se prolongar pelo ano inteiro. A colheita deve ser feita com cuidado para não estragar as frutas, pois elas são muito sensíveis. Batidas e até mesmo atritos pequenos podem causar seu escurecimento, diminuindo seu valor de mercado.

Depois que as bananas estiverem colhidas, a bananeira começa a morrer. Dessa forma, é preciso realizar o corte do pseudocaule da planta com cuidado, evitando danificar o perfilho. Esse processo permite que novas bananeiras nasçam, iniciando um novo ciclo.

Principais cuidados com a plantação de banana

Para manter seu plantio de bananas saudável, é necessário estar atento aos cuidados com as doenças e pragas, além de outros tratos culturais, que veremos a seguir.

Cuidado com as pragas

Pragas como Broca do Rizoma, Ácaros, Tripes da Ferrugem e Nematoides são as mais frequentes na lavoura de bananas. Além disso, algumas variedades da planta podem ser afetadas por doenças como Mal do Panamá, Sigatoka Amarela e Moko da Bananeira.

O ataque de pragas pode ser evitado pelo uso de mudas sadias e pelo plantio em áreas sem histórico de doenças. Além disso, as pragas podem ser controladas por inseticidas caseiros e uso de iscas.

Aparecendo insetos ou fungos na plantação, uma dica é cobrir os cachos com sacos de plástico e fazer duas aberturas de ar nele, uma de cada lado, para proteger os frutos.

Outros tratos culturais

É importante manter o solo das plantações sempre limpo através de capinas manuais ou herbicida em jato dirigido. É preciso se atentar também a sempre eliminar folhas doentes e secas.

Em áreas que possuem ocorrência de geadas ou ventos fortes, plantações de banana podem ser prejudicadas. Dessa forma, é importante escorar os cachos de plantas com raízes fracas ou em áreas sob essas condições. Além disso, é fundamental manter as bananeiras bem irrigadas e efetuar reformas periódicas nos bananais. 

Para ter sucesso na sua plantação de bananas, é importante conhecer a bananeira e as variedades da fruta, assim como o clima e a temperatura ideais para seu cultivo. Também é interessante se atentar à forma de preparar a terra e fazer a semeadura da melhor forma possível, tomando o devido cuidado que deve ser tomado com pragas e doenças. Para ter sucesso na sua produção, aproveite para ler também nosso artigo completo sobre cultivo de frutas e entenda como cuidar de seus pomares da forma correta!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.