colheita da soja

Cultivo de frutas: saiba tudo sobre o assunto

A fruticultura, ou seja, o cultivo de frutas, é uma área de destaque na produção brasileira a nível mundial. A maior procura por um estilo de vida saudável e a busca por mais qualidade nas frutas vem impulsionando o setor no país nos últimos anos.

Existem lavouras espalhadas por todas as regiões do Brasil, dessa forma, a diversidade na produção de frutas no país é gigante. Porém, é necessário que o produtor esteja atento às doenças que podem afetar as plantações, assim como às técnicas de manejo eficiente, para uma produção saudável. Se deseja saber mais informações sobre o cultivo de frutas, continue lendo este texto!

Tudo sobre o cultivo de frutas

O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de frutas — atrás apenas da China e da Índia — com aproximadamente 45 milhões de toneladas produzidas ao ano. Dessa produção, 65% são consumidas no país e 35% são destinadas ao mercado internacional. Além disso, o Brasil é o maior exportador do suco de laranja, e também se destaca como um dos maiores exportadores de banana e mamão.

Cada vez mais, o país vem investindo em tecnologias para que essa produção seja feita com qualidade. Portanto, a pesquisa agropecuária está possibilitando o melhor cultivo de espécies nativas, como o guaranazeiro, permitindo assim maior produtividade e mais resistência às doenças. Aliás, tecnologias como os clones de cajueiro-anão precoce possibilitam uma produção viável economicamente em diversas condições climáticas.

Possíveis doenças nas culturas e os cuidados necessários

Existem doenças que podem acometer as plantações, podendo causar perdas significativas no cultivo de frutas. Algumas das mais comuns são o míldio, a sigatoka, a sarna e o fungo Botrytis. Confira detalhes sobre essas doenças a seguir:

Míldio

O míldio é uma doença causada por um fungo, e é muito comum nas plantações de melancia. Essa doença ocorre principalmente em locais com temperaturas mais baixas e quando há elevada umidade relativa do ar. Em situações mais graves, o fungo pode afetar as flores e os frutos.

Para o controle do míldio, é necessário eliminar as plantas infectadas e os restos de cultivos anteriores. Também é preciso fazer o controle cultural e biológico das plantações, a adubação e a utilização de fungicidas químicos de alto desempenho.

Sigatoka

A sigatoka é manifestada de duas formas: a sigatoka amarela e a sigatoka negra.

A sigatoka amarela, conhecida também como Mal de Sigatoka, é uma doença comum causada por um fungo que ataca principalmente as folhas das bananeiras. A umidade e a alta temperatura favorecem a incidência dessa doença, que pode causar perda nos cultivos de até 50%.

Já a sigatoka negra é a doença mais grave e temida do mundo no cultivo de bananeiras. As perdas causadas podem alcançar de 70% a 100% em algumas variedades da planta.

Para controlar essas doenças, o manejo correto deve incluir o controle cultural, utilizando a drenagem do excesso de água no solo, o combate das folhas doentes, a nutrição das folhas e a utilização de sombra, além do controle químico, através do uso de fungicidas.

Sarna

A sarna é uma doença também causada por um fungo que merece destaque na cultura da maçã. Sua incidência ocorre principalmente em regiões com primavera fria e úmida. Se o controle não for feito adequadamente, o fungo pode causar perda total nas plantações. 

Para o controle da sarna, é recomendado que as plantas sejam bem podadas, com bom acesso a luminosidade para impedir o excesso de umidade. O tratamento com ureia e o uso de fungicidas também são importantes para o controle dessa doença.

Botrytis

A doença causada pelo fungo Botrytis, conhecida como mofo cinzento, ocorre em diversos cultivos de frutas. A sua incidência é maior em regiões com alta umidade e ocorre em diferentes fases de desenvolvimento das culturas.

Para o controle do Botrytis é recomendado evitar plantações e folhagens muito grossas, além de manter a limpeza das folhas, retirando todos os tecidos infectados, e a utilização de fungicidas sistêmicos.

Manejo eficiente no cultivo de frutas

Para obter sucesso no cultivo de frutas, o produtor precisa realizar um bom manejo nas plantações. Assim, é necessário que o produtor adote técnicas como a adubação, as capinas, o combate às plantas invasoras, as podas e a irrigação. Entenda melhor a seguir:

Adubação

A adubação correta é importante para manter as plantações nutridas e saudáveis quando o solo não consegue suprir as necessidades. A quantidade de fertilizantes ou adubos no cultivo de frutas depende da análise do solo e das folhas.

Capinas

As capinas podem ser feitas de forma manual, química ou mecânica, e possuem o objetivo de manter as ruas entre as fileiras e os espaços entre as plantas frutíferas livres de mato e ervas daninhas. No período da seca, é importante realizar uma boa capina cortando o sistema radicular do mato para manter a plantação saudável.

Combate às plantas invasoras

As plantas invasoras disputam água e nutrientes do solo com as fruteiras. Para evitar essas plantas, é necessário manter uma área em torno da planta livre de mato durante todo o ano, e roçar a área restante periodicamente.

Podas

As podas são muito importantes para a formação de uma boa copa com boa produção de frutos. Elas devem visar a formação de uma copa alta, evitando que os frutos toquem ao chão, porém, a uma altura acessível para facilitar a colheita.

Irrigação

A irrigação é uma prática fundamental na produção do pomar para o crescimento e longevidade da planta. Entretanto, é necessário cuidado com o excesso de água, principalmente em épocas de chuva, para não prejudicar as plantações.

Utilizar as técnicas de manejo eficiente citadas acima nas plantações de frutas promove produções com mais qualidade e aproveitamento. Assim, é possível gerar ótimas colheitas e resultados economicamente mais satisfatórios para o produtor. Além disso, a utilização da agricultura orgânica também é uma forma de contribuir para a maior qualidade das plantações e colheitas de frutas. Se ficou interessado neste assunto, leia também nosso artigo Agricultura Orgânica: o que é, como começar, métodos e vantagens!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.