Confira, a seguir, os principais conceitos de solo fértil, sua importância para a agricultura e como analisar os indicadores do solo para descobrir se ele é fértil ou não.
Cuidar da própria terra e fazê-la gerar frutos não é fácil. São muitos os agricultores que sabem disso e passam por situações complexas para escolher o solo certo para o plantio.
Esse tipo de dificuldade surge quando o produtor não sabe analisar se o solo é fértil (ou não) para iniciar a sua plantação. Então, sabendo dessa dificuldade — pois realmente é um assunto complicado —, reunimos algumas informações sobre o tema.
O que é um solo fértil?
O solo fértil é um solo rico em nutrientes e microorganismos benéficos para as plantas. Estes componentes são fundamentais para auxiliar no desenvolvimento, crescimento e produtividade da lavoura.
O solo é um elemento fundamental para sustentar toda a operação agrícola. E, entre outros fatores, será sua qualidade que determinará o futuro de qualquer cultivo.
Além disso, o solo fértil pode promover maior resistência a doenças, às plantas daninhas e a insetos.
Quais são os tipos de solo fértil?
Após termos entendido o que é um solo fértil, podemos definir os tipos de solos férteis. A seguir, você irá compreender um pouco melhor sobre cada solo fértil existente, tanto no Brasil quanto no mundo. Veja!
Terra Vermelha
O solo de terra vermelha, cientificamente chamado de latossolos vermelhos, está presente no interior de São Paulo (grande produtor de café e cana-de-açúcar), no Sul e Centro-Oeste do Brasil. Esse solo é riquíssimo em ferro, por conta de sua decomposição de basalto.
Massapê
O solo massapé é um solo argiloso e bastante escuro, de coloração quase preta. Ele está presente no Nordeste, mais precisamente na Bahia (Recôncavo Baiano). Esse tipo de solo é utilizado, principalmente, na produção de cana-de-açúcar e café.
Uma característica marcante deste tipo de solo fértil é que, na época de chuvas, o massapé apresenta consistência pegajosa e, no período de seca, ele enrijece.
Tchernozion
O solo tchernozion é encontrado na Argentina e na Ucrânia. Trata-se de um solo escuro com grande concentração de matéria orgânica. Esse solo fértil é utilizado, principalmente, para o cultivo de trigo.
Loess
O solo loess compõe 10% dos solos do planeta e é encontrado na região da Eurásia (Europa + Ásia), tanto na Holanda e França, quanto na China. É um solo amarelado e sua formação é decorrente da ação do vento, que traz consigo grãos minúsculos de cálcio, argila, feldspato, quartzo e outros minerais.
Ele é utilizado, principalmente, para a produção de arroz.
O que fazer para tornar o solo fértil?
O produtor pode se deparar, em algum momento, com um solo infértil e precisará agir em prol de tornar a terra produtiva para a plantação desejada. Portanto, a seguir, mostraremos alguns procedimentos para auxiliá-lo nessa questão.
Primeiramente, é necessário fazer uma análise da terra por amostragem do solo para verificar se há algum déficit nutricional nela. Feito isso, será necessário verificar os seguintes indicadores:
- Físicos (densidade, porosidade, textura, compactação, etc);
- Químicos (pH, capacidade da troca de cátions, salinidade, etc);
- Biológicos (matéria orgânica, diversidade de microrganismos, atividade microbiológica, etc).
Em seguida, será necessário escolher a técnica que melhor se encaixa com as necessidades daquele solo. Dentre elas, podemos destacar:
- A aplicação de adubo orgânico ou mineral, caso o solo possua baixo nível de nutrientes;
- A alternância do cultivo (ou rotação de culturas) com o plantio de leguminosas;
- A utilização da irrigação para evitar salinização excessiva do solo em regiões com altos índices de evaporação;
- A minhocultura (utilização de minhocas para auxiliar na fertilização do solo).
Essas informações podem ser usadas apenas como base, nunca se esqueça de contar com a ajuda de um consultor agrônomo para analisar qualquer situação e também tomar alguma decisão para a sua plantação.
Podemos concluir, então, que a análise do solo para verificar a sua fertilidade é extremamente importante para realizar o plantio em solos férteis. Dessa forma, é possível melhorar o desenvolvimento de suas culturas e obter produtos finais satisfatórios.
Se você gostou do nosso artigo, recomendamos que se aprofunde no tema e aprenda mais sobre os fungos e bactérias que podem estar presentes no solo para que, dessa forma, você consiga manter a qualidade do solo e fortaleça sua produção!