fungos-e-bacterias-no-solo

Fungos e bactérias no solo: importância de manter fungos e bactérias para o produtor rural

Fundação MS

Para você produtor, o mais importante é manter a qualidade e a saúde do solo para que a sua produção aumente. E isso é possível por meio de fungos e bactérias que decompõem a matéria orgânica do solo.

Os fungos e as bactérias representam aproximadamente 80% dos organismos vivos presentes no solo e que são responsáveis por aumentar sua fertilidade, por meio da ciclagem de nutrientes.

fungos-e-bacterias-no-solo

Importância do manejo do solo

Por isso é importante tomar cuidado com o manejo para não afetar a comunidade desses microorganismos que são importantes para a síntese proteica das plantas.

O sistema de manejo tem como objetivo dar maior diversidade biológica ao solo, por meio da rotação de culturas diferentes. A rotação de culturas favorece os componentes como a biomassa microbiana, qualidade dos fungos no solo e a presença de carboidratos.

O papel do fitotecnista

Esse profissional é capacitado em aprimorar o seu sistema de produção de culturas. A fitotecnia mexe desde a produção de sementes, semeadura, espaçamento do plantio, tratos culturais, irrigação, adubação, colheita, pós-colheita, até o armazenamento da produção.

Se você ainda não possui um fitotecnista na sua equipe, conte com ele para realizar as tarefas acima citadas.

Assim, você vai ver o aumento da sua produção agrícola com melhor qualidade, desde o manejo do solo, até o armazenamento dos produtos.

Dicas para manter a qualidade do solo

Agora que você já entendeu a importância dos fungos e bactérias para melhorar a qualidade do solo e de qual profissional você pode ter ajuda, existem algumas técnicas de plantação que podem e vão te ajudar a manter a qualidade do seu solo e preservar a vida desses microorganismos.

Veja algumas delas abaixo.

O plantio direto

Já vimos que preservar a estrutura do solo pela rotação de culturas é peça-chave para melhorar a qualidade da sua plantação. É preciso também revolver o solo, além de arejar, facilita a permeabilidade e permitindo que as raízes das plantas penetrem melhor.

Assim, proporcionam maior crescimento das plantas e consequentemente maior produtividade no seu negócio. No plantio direto, você também deve adicionar a biomassa.

O papel da biomassa

Adicionar palha na superfície do solo e ter uma manutenção constante, é de extrema importância no plantio direto.

Isso se deve porque os fungos e as bactérias são responsáveis por decompor essa palha que é a principal fonte de sistema de carbono no solo.

Dessa maneira, esses organismos viabilizam o suprimento de matéria orgânica para o solo, preservando-o, além de melhorar a qualidade do plantio e no crescimento das plantas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.