novilha

Novilha: tudo sobre aplicação de um programa efetivo para reprodução

Acompanhar o crescimento da sua criação de gado leiteiro é fundamental, concorda? Cada novilha exerce um papel importante na fazenda e, por isso, merece a devida atenção. Por isso, vamos falar de cuidados necessários com os bezerros.

Costuma-se deixar esse fator de lado por ser, à primeira vista, um componente fácil de se lidar. Mas, na verdade, ter um método eficiente para conduzir o desenvolvimento das novilhas acaba sendo um elemento econômico decisivo na sua produção.

A reprodução delas, por exemplo, é um dos pontos em que mais se gasta no cálculo final da produção de leite. Por isso, reunimos dicas para diminuir o custo e elevar a produtividade ao máximo.

O manejo correto pode ser trabalhoso, mas tenho certeza que renderá muitos frutos e sua fazenda será cada vez mais próspera. Acompanhe o artigo e entenda!

Manejo reprodutivo da novilha

Cabe ao agropecuarista coletar o máximo de dados sobre a sua criação, equipamentos e recursos disponíveis, dados do ambiente, entre outras informações que possam ajudá-lo a tomar decisões certas sobre sua criação.

Logo, com o máximo de informações de valor em mãos e tendo em vista o desenvolvimento das novilhas, iremos prestar atenção em alguns fatores, tais como:

  • Raça;
  • Idade;
  • Puberdade;
  • Maturação sexual;
  • Peso.

Para alavancar sua produção de forma economicamente positiva, preocupe-se em manipular a idade que a novilha irá começar a dar leite. Além disso, acompanhe seu rebanho em lactação para melhores resultados de produção.

Tenha sempre em mente que se atentar ao processo de crescimento da novilha é fundamental. Para isso, primeiramente, é importante entender e investir na manipulação da alimentação dos animais.

A engorda pós-desmame

Após a recria (pós-desmame com ganho expressivo de peso), para raças de grande porte, o ganho diário da novilha deve ser entre 800g e 1,2kg até os 120 dias de vida.

E, para raças de menor porte, o ideal é um ganho equivalente de 650g/dia.

É muito importante que, nesta etapa do desenvolvimento, a novilha engorde bastante. Bastante mesmo. Isso, porque o processo de engorda acaba prevenindo doenças que podem acometer o gado! Sendo assim, melhor prevenir do que remediar, não é mesmo?

A engorda no pasto é a metodologia mais comum no Brasil. Apesar de ser, a princípio, mais barata economicamente, essa forma limita a manipulação e não possui retornos econômicos rápidos:no método do pasto, uma novilha estaria apta a procriar apenas aos 4 anos de idade.

Isso ocorre pois, ao deixar com que as novilhas se alimentem no pasto aberto, sua alimentação muda com a variação do clima. Assim, elas se alimentam de forma inconsistente — o que gera menos controle sobre a engorda.

Chegada à puberdade

Depois dos primeiros 120 dias de vida, é preciso limitar o ganho de peso diário a 900g. Isso é necessário porque o ritmo da engorda está relacionado à velocidade com a qual ela chega à puberdade. Neste ponto do manejo, já não é mais tão interessante que o processo seja acelerado.

O objetivo é que a novilha — já com 45% do seu peso adulto — atinja a puberdade com 9 ou 10 meses de idade.

Assim, a fêmea, após ter passado do 2° ou 3° cio — com aproximadamente 55% do peso adulto —, estará apta para reproduzir através da inseminação. Com tal precisão no processo, sua fase leiteira não será prejudicada.

O parto

Uma semana antes do parto, a novilha de grande porte deverá estar pesando por volta dos 610kg. Já a de pequeno porte, deverá estar próxima dos 460kg. Estes, por sua vez, são valores de referência de 90% do peso de uma fêmea adulta.

Observação importante: novilhas holandesas (grande porte) não devem ser inseminadas antes dos 12 meses. Já as Jersey (pequeno porte), por não apresentarem muitas dificuldades no parto, podem ser inseminadas com um pouco mais de antecedência, aos 11 ou 12 meses.

Novilha
Novilha

Cuidados especiais com uma novilha

Vamos, agora, nos ater aos detalhes da sua criação…

Costuma-se usar balanças para pesagem bovina — seja ela suspensa, em barras, em gaiola ou em plataforma. Essas, por sua vez, variam na sua de capacidade de sustentação (quanto peso aguentam), mas seu uso é único e o resultado é exato.

Caso não haja balança disponível, será possível fazer a estimativa do peso através de uma fita de pesagem (considerando uma margem de erro de 5% a 7% na medida obtida).

Escore de Composição Corporal (ECC)

Pode-se, também, utilizar o ECC (Escore de Composição Corporal) para determinar o peso, através de palpação da deposição de gordura e cobertura muscular em algumas regiões do animal. Com isso, é possível avaliar o gado entre os parâmetros 1 sendo “muito magra” e 5 “muito gorda”. Utiliza-se este método levando em consideração, também, a idade do animal.

A novilha deve ser inseminada, por exemplo, quando possuir ECC mínimo de 3,0. Assim, ela poderá ganhar peso e engordar até alcançar um ECC de 3,5 a 4,0 no momento de parir.

Reforçando o que já foi dito anteriormente, o acompanhamento da alimentação das novilhas é parte fundamental da criação delas. Se o processo não for supervisionado corretamente, pode ocasionar prejuízos à glândula mamária do animal — seja por subalimentação ou por superalimentação.

Manejo de estresse

Tratando-se de novilhas prenhes, é necessário mencionar o fato de que elas podem sofrer com as disputas de dominância das vacas mais pesadas ou mais velhas, pois elas estão “à flor da pele” enquanto grávidas.

O importante, nessa situação, é ter uma área bem espaçosa. Assim, todas poderão se locomover de forma proveitosa, evitando o estresse das novilhas submissas. 

É importante, também, disponibilizar cochos suficientes para todas as vacas da sua criação, distribuídos pela extensão do pasto para evitar competições. 

O estresse das novilhas pode causar aborto ou parto de natimortos. Portanto, tome cuidado com isso!

Faça a adaptação da novilha ao ambiente de ordenha

Um alerta ao tratador da novilha é que, um mês antes do parto, ela deve já estar acostumada com o ambiente em que será ordenhada. Por isso, deve-se caminhar com a novilha pelo espaço todos os dias, para que ela tenha contato e se acostume com o processo de ordenha (e com o ordenhador) no pós-parto.

Boi 777: técnica para criação de novilhas

Um elemento decisivo na boa criação de bovinos é a pecuária de precisão. Essa modalidade deixa de lado métodos antiquados (menos eficientes) e ajuda na competição econômica entre fazendeiros.

Dentro disso, temos a técnica Boi 777, que traz mais eficiência na engorda do bovino (seja ele para corte ou não). Através dela, temos o sistema de creep-feeding, que é a suplementação para bezerros e novilhas desde a primeira semana de vida até o desmame.

Vale ressaltar que, em sistemas convencionais, a duração do manejo do crescimento bovino é de 2 anos e, na técnica citada, cai para 10-12 meses. Ou seja, mais da metade do tempo é poupada! 

Seguindo a mesma linha de raciocínio, temos também a melhoria do desempenho reprodutivo e a antecipação da idade para o primeiro parto das novilhas. Conheça melhor as 3 etapas da técnica Boi 777 aqui.

Ter um programa efetivo de reprodução de novilhas pode trazer grandes benefícios

Conforme já foi explicado no decorrer do artigo, com o manejo correto você terá benefícios como:

  • Obtenção de novilhas prenhes na fase mais econômica do seu crescimento;
  • Favorecimento da produção de leite da novilha (por chegar mais cedo à primeira parição);
  • Melhor conhecimento do histórico comportamental do animal;
  • Por conta de uma alimentação adequada, a manifestação de doenças irá reduzir no ambiente da fazenda.

Enfim, esteja sempre aliado ao seu consultor e aplique a metodologia PDCA em seus processos (planejar, fazer, checar e agir). Com isso, você irá registrar os dados, otimizar métodos de criação e produção e, finalmente, obterá melhores resultados com seu negócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.