

A pecuária de precisão tem crescido cada vez mais como aliada dos processos produtivos nas fazendas. Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), esse conceito engloba o uso de tecnologia, equipamentos modernos e postura gerencial do produtor.
Assim como a agricultura de precisão, o assunto pecuária de precisão tem sido cada vez mais discutido.
Quem está no setor há algum tempo certamente está familiarizado com o termo. Ainda assim, sempre há algo a aprender a respeito dos detalhes que dizem respeito a esta área.
Preparamos esse conteúdo para os produtores rurais e para os envolvidos na cadeia do agronegócio que querem ficar ainda mais por dentro desse termo.
Aqui você pode esperar aqui:
A tecnologia é um aliado nos diversos setores da economia. No caso da pecuária, não é diferente. Os produtores podem ter como ferramentas inovações capazes de fornecer ganhos de produtividade.
O gado, as fazendas e o pasto, de forma geral, são todos distintos uns dos outros. Isso é um fator que complexifica a tomada de decisão a respeito das melhores estratégias produtivas.
Neste sentido, a pecuária de precisão fornece informações em tempo real e comunicação ao produtor. Ao contrário do que habitualmente era feito anteriormente, tudo é realizado de forma automatizada, por ferramentas como os softwares.
Antes, eram feitas manualmente técnicas na forma de avaliação das condições do rebanho ou de avaliação do leite, por exemplo. Tudo era anotado em papéis, organizado em gráficos construídos manualmente e guardados em fichas.
Naturalmente, este processo era bastante cansativo, até mesmo sujeito a mais erros e difíceis de armazenar, requerendo bastante espaço. Com um sistema mais automatizado e informatizado, tudo ocorre por meio do computador.
Algumas das vantagens da pecuária de precisão em relação ao passado são as seguintes:
Desse modo, é fácil de entender o resultado para o produtor. As decisões são feitas pautadas em uma base de dados mais ampla e mais precisa. Existe menos risco de tomar um caminho equivocado e mais chance de acerto.
Hoje em dia, não faltam exemplos de como a pecuária de precisão tem se integrado à tecnologia. São muitas as inovações que facilitam a vida do produtor, deixando para trás métodos antiquados e facilitando a competitividade.
Tal é a importância que em 2017, por exemplo, na 40ª Expointer, evento consolidado no setor, esta foi uma das principais pautas. Oficinas sobre a temática foram realizadas para informar aqueles que buscavam aprender mais.
Algumas das áreas mais abordadas são as de gestão de pecuária, pesagem bovina e segurança na propriedade. A inovação melhora o controle sobre elas.
Nessa linha tecnológica, inúmeros são os softwares que tem por objetivo oferecer estes instrumentos tecnológicos. Listamos alguns como forma de ilustração, embora o cenário permita o surgimento de ainda mais:
Entre as funcionalidades destes softwares estão variadas funções. Controle de vacinações, produção e reprodução, acompanhamento de pesagens e licitações, controle financeiro, matrizes a desmama e controle de compra e venda são as principais encontradas.
Outra área a qual é facilitada é a da pesagem bovina. Aplicativos auxiliam nesta fase de formas antes inimagináveis. Em vez de um trabalho árduo e intenso, há uma facilidade muito grande. Veja dois exemplos:
Marca consolidada no mundo todo, a Bosch traz a sua plataforma de precisão como grande aliada do pecuarista. O próprio sistema mede e diagnostica a performance do animal.
Há um chamado módulo de performance, estrutura que pode ser colocada até mesmo em pastos, praças de alimentação ou confinamento. Os animais passam por lá e são identificados e pesados de modo automatizado.
Esta empresa da Hungria desenvolveu um software incrível lançado ainda em 2018 no exterior. Com ele, para medir o peso do gado basta tirar uma foto. As instruções são simples:
Muitos destes aplicativos, em particular os de gestão de pecuária, fornecem ferramentas que ajudam na segurança para a propriedade rural também.
Com um mapeamento rigoroso (por meio de GPS) do que está acontecendo na fazenda, fica mais fácil protegê-la. Você saberá exatamente tudo que está acontecendo e onde está acontecendo.
Os dados a que se tem acesso demonstram que a pecuária de precisão fornece ganhos efetivos à produtividade. Ela traz resultados à propriedade principalmente pelo controle da performance e pelo fornecimento de dados precisos que auxiliam na tomada de decisão.
Tudo pode ser controlado.
Desde aspectos organizacionais, como as finanças, até, por exemplo, se os animais estão com o vermífugo em dia. A tecnologia é tanta que cada vez mais existem instrumentos precisos que se adaptam às mais variadas necessidades.
Além de entender o que se passa na sua propriedade, ainda é possível fazer previsões futuras. A do preço do arroba num período posterior, por exemplo. Isso, somado às demais informações do seu negócio, permite compreender quando é o melhor momento de comprar ou vender animais.
Isto significa, por conseguinte, que a pecuária de precisão tem servido como instrumento preciso para pautar decisões de pecuaristas. Deste modo, crescer e competir num mercado tão robusto fica mais acessível até mesmo para quem não está acostumado à tecnologia.
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.
19/02/2019 às 10:34
gostaria de saber mais sobre o aplicativo que pesa o gado pelo celular, sobre preço, revenda, etc… obrigado