Tecnologia no Campo
O papel do consultor é orientar o produtor nas tomadas de decisões, indicar tecnologias dentro da realidade da propriedade em busca de maior lucratividade, observando o melhor custo x benefício.
Panorama da atividade leiteira:
O gado leiteiro nacional é formado, em grande parte, por animais mestiços com baixo potencial para produção de leite. Além disso, poucos produtores armazenam corretamente (quantidade e qualidade) forragem para a época seca do ano. Época esta onde há natural queda na disponibilidade de forragens, devido à menor precipitação, menores temperaturas e menor fotoperíodo. Este conjunto de fatores acarreta em oferta de leite flutuante.
Segundo a Embrapa Gado de Leite (2005) e o IBGE (2006) o número de estabelecimentos produtores de leite caiu para cerca de 1,3 milhão, com menos de 3,6 milhões de pessoas trabalhando na atividade. Isso demonstra uma especialização e uma possível seleção dos produtores de leite no Brasil.
Portanto, há cerca de 1,3 milhão de produtores, dos quais 83% são famílias que vivem do leite. Destes, 73% nunca receberam assistência de um técnico, por meio de uma consultoria na fazenda. Isso demonstra que aproximadamente 1 milhão de famílias trabalham com tecnologia inadequada, acarretando baixa produtividade e qualidade (VILELA, 2012). Se você quer aumentar a produção de leite na fazenda, esse artigo é pra você.
A quais profissionais devo recorrer para uma consultoria na fazenda?
Alguns profissionais de nível superior e técnico podem auxiliar no gerenciamento das fazendas. Os principais profissionais de nível técnico são:
- Técnico em Agropecuária
- Técnico Agrícola
e com formação superior:
- Zootecnistas
- Médicos Veterinários
- Engenheiros Agrônomos
- Administradores e Contadores
Por que recorrer à assistência técnica especializada?
Uma propriedade rural é um negócio, que pode gerar lucros ou prejuízos. Portanto, deve ser administrada de forma empresarial.
O produtor deve a todo momento ter visão empresarial para conseguir atingir rentabilidade adequada.
Nesse cenário, a assistência técnica por meio de uma consultoria na fazenda é fundamental. Porém, para que seja viável, o técnico deverá resultar em benefícios maiores do que o custo de sua contratação.
Todavia, o produtor não pode, em hipótese alguma, visualizar a assistência técnica ou a consultoria na fazenda como um custo. É um investimento para melhoria da produtividade e consequente competitividade no mercado.
Para que haja produção de maneira eficiente e lucrativa, precisamos saber como produzir. Esse é o papel dos técnicos de campo, promover a rentabilidade e sustentabilidade do negócio rural.
Como um consultor pode te ajudar?
Administração da propriedade
Um consultor administra a propriedade de forma a selecionar tecnologias viáveis para a mesma, realizar o controle de custos, orientar em investimentos, na compra de animais, descarte de animais, etc.
Manejo de pastagens
Um consultor recomenda a melhor opção de forrageira conforme a espécie animal, estado fisiológico (vacas lactantes e vacas secas, por exemplo), relevo, clima e nível tecnológico da propriedade, no plantio de forrageiras (desde a amostragem de solo até a elaboração do projeto de piquetes), no manejo da pastagem por meio da adequação da lotação animal, altura de entrada e saída de piquetes;
Produção de silagem:
O especialista em silagem atua desde o dimensionamento da área a ser plantada para possibilitar o preparo de silagem para certo número de animais, por um certo período de tempo; preparação da terra, plantio, colheita, dimensionamento de silo e processo de produção da silagem si.
Manejo nutricional: O profissional trabalha desde o volumoso até a formulação de rações. Portanto, recomendará a dieta para cada animal/lote, visando obter o melhor desempenho produtivo destes animais, avaliando sempre a parte econômica.
Melhoramento genético: Orienta cruzamentos visando obter indivíduos com características desejáveis: mais produtivos e com bons aprumos, por exemplo. Além disso, o profissional orienta quanto à inseminação artificial e a IATF.
Qualidade do leite: Atua na busca pela melhor qualidade do leite, por meio da orientação do manejo de ordenha. Ensina o produtor a utilizar o teste da caneca de fundo preto e o CMT, testes usados para identificar a mastite em bovinos. Também elabora a linha de ordenha.