Software para a Pecuária - Agroninja, Software para Pesagem de Rebanho.

Pesagem de bovinos: saiba quais são os principais métodos que ajudam no controle dos rebanho

Rafaela Machado | Tecnologia no Campo

Nas atividades pecuárias os produtores rurais ainda utilizam a visão treinada para realizar a pesagem dos animais, hesitando em realizar a pesagem do rebanho com métodos de precisão. Alguns simplesmente acreditam que não existem vantagens em levar os animais para o curral somente para pesá-los.  

Além de ser uma importante ferramenta de controle, a pesagem é um dado primordial e necessário em todas as fases da criação.

Na realização da pesagem do animal, além de avaliar o ganho de peso, é possível ao produtor, dentre outros:

  • mensurar o potencial de produção da pastagem,
  • mensurar o índice de desenvolvimento do animal
  • levantar os indicadores econômicos do rebanho
  • realizar a seleção para melhoramento genético.

Nesse texto você irá aprender todas as vantagens relacionadas à pesagem do gado vivo na fazenda e quais são as principais alternativas para esse método:

  • Vantagens da pesagem de bovinos
  • Aplicativo para pesagem de bovinos
  • Balança de bovinos
  • Fitas de pesagem de bovinos

Vantagens da pesagem de bovinos

Estar ciente da evolução do ganho de peso do rebanho de forma rápida é algo imprescindível para a tomada de decisões.

Um animal que não ganha peso de forma adequada pode ser facilmente identificado durante o processo de pesagem, possibilitando a mudança da dieta do animal de acordo com metas pré-estabelecidas pelo produtor.

As vantagens dessa prática incluem ainda:

Lucratividade para o produtor rural

Uma das práticas de manejo na pecuária bovina que pode gerar informações importantes para garantir um ganho proporcional com os rebanhos é a pesagem dos animais.

Avaliação da performance do animal

Com o sistema de pesagem, o produtor pode avaliar e produzir dados detalhados sobre a evolução do ganho de peso do rebanho, o que possibilita a identificação dos animais com melhor performance.

Com esses dados o produtor também poderá investigar os resultados desse animal e otimizar a genética e a nutrição.

Determinação do tempo de abate

Uma das principais vantagens do constante acompanhamento do peso do animal é conseguir identificar o momento certo para o abate. Um animal que apresenta bom desempenho e bom ganho de peso, por exemplo, pode ficar por mais tempo no confinamento.

Outro exemplo útil para os produtores é o caso de bois que apresentam baixos índices de ganho de peso.

Esses podem ser levados diretamente para o abate, evitando que o pecuarista tenha maiores custos com a alimentação e o confinamento com um animal que não apresenta um desempenho satisfatório.

Aplicativo para pesagem de bovinos

A maioria dos pecuaristas brasileiros ainda utiliza de métodos pouco tecnológicos para a pesagem do gado. Um percentual muito baixo dos empreendimentos agrícolas têm balanças no curral, o que significa que os produtores utilizam, na maioria dos casos, o “olho treinado” para pesar o gado na hora de uma venda ou negociação.

Além dos aspectos relacionados ao alto investimento necessário para obtenção de equipamentos de pesagem, o processo de trazer o gado até o curral somente para pesá-lo pode trazer transtornos tanto para o animal quanto para as pessoas que executam o processo de pesagem.

Olho do Dono

Pensando nisso, a agtech brasileira Olho do Dono desenvolveu um método inovador para acabar com as dificuldades da pesagem do gado. Com uma câmara 3D portátil e muita inteligência artificial, o sistema consegue prever com muita confiabilidade o peso do gado.

O software da agtech consegue filmar o boi com a câmera 3D, captar e analisar o peso do animal. Pedro Henrique Coutinho, fundador e CEO da startup, diz que a ferramenta tem a combinação de tecnologia e conhecimentos tradicionais.

IMG_5319-e1567984525288-1024x576.jpg (1024×576)

Com isso, o gado não precisa ser transportado para uma área específica de pesagem, evitando que o animal perca peso, fique estressado e que o pecuarista não precise contratar mais funcionários para esta função.

Tudo funciona automaticamente, não havendo a necessidade de uma pessoa ficar operando. Assim, os próprios vaqueiros que vão manejar o gado podem posicionar a câmera e deixá-la lá parada, enquanto realizam seu trabalho.

Quer saber mais sobre o Olho do Dono e melhorar a pesagem de gado na sua propriedade? Deixe seus contatos abaixo!

Olho do Dono

A AgTech húngara Agroninja é outra empresa de tecnologia que busca resolver as dificuldade da pesagem de bovinos e desenvolveu um aplicativo de smartphone que possibilita a pesagem do gado simplesmente tirando uma foto.

O aplicativo foi projetado para possibilitar que o criador mensure de forma precisa o peso do animal, economizando os custos de operação e reduzindo os transtornos causados ao animal durante a pesagem convencional.

A tecnologia é conectada diretamente a um sistema de análise de dados que consegue identificar fotografias tiradas a menos de seis metros de distância. O mais surpreendente é que todas as leituras são feitas com aproximadamente 95% de precisão na pesagem.

Além disso, o aplicativo leva em consideração outros fatores importantes para a identificação individual do animal como, a raça, o sexo e a aparência.

O Tecnologia é parceiro da startup húngara. As operações do aplicativo no Brasil começam ainda no final deste ano. Ficou interessado? Fale conosco!

Balança de bovinos

Para um país como o Brasil, um dos maiores produtores de gado do mundo, dispor de tecnologia no campo é cada vez mais fundamental para o aumento da produtividade, otimização dos processos e redução de custos.

Nesse contexto, a utilização da balança como um método de pesagem é uma medida para a introdução de tecnologia na propriedade, tendo em vista que muitos produtores ainda não possuem balanças ou troncos de contenção na fazenda.

Balança de bovinos

Para um país como o Brasil, um dos maiores produtores de gado do mundo, dispor de tecnologia no campo é cada vez mais fundamental para o aumento da produtividade, otimização dos processos e redução de custos.

Nesse contexto, a utilização da balança como um método de pesagem é uma medida para a introdução de tecnologia na propriedade, tendo em vista que muitos produtores ainda não possuem balanças ou troncos de contenção na fazenda.

balanca-bovina.jpg (716×527)

Fonte: Oswaldo Filizola

A aquisição de uma balança mecânica, além de representar um bom investimento, já que apresenta longa vida útil e baixo custo de manutenção, permite ao pecuarista o maior controle sobre o seu rebanho e sobre a gestão da fazenda.

O equipamento não serve apenas para pesar o gado no momento da venda. Outras utilidades de se ter uma balança na propriedade são:

  • Conferir o peso de vacas e novilhas para inseminação artificial
  • Controlar o ganho de peso individual do gado
  • Controlar o peso de bezerros ao nascer e na desmama
  • Conferir o peso do bovino para cálculo de dosagem de medicamentos
  • Pesagem para cálculo de rações

Fitas de pesagem de bovinos

Apesar de ser um bom investimento, grande parte das propriedades rurais não possuem acesso a uma balança de pesagem de bovinos e nem usam de outras tecnologias, como o aplicativo para pesagem bovina.

Para tê-las, o produtor precisa realizar um investimento considerável (em torno de R$ 10.000,00 à R$ 20.000,00 um equipamento), o que pode inviabilizar a aquisição do equipamento, principalmente no caso de pequenas e médias propriedades.

Porém, é possível que o criador estime o peso dos animais por meio da utilização de fita métrica, uma alternativa que  utiliza as medidas corporais para estimar o peso.

O método de fitas consiste no seguinte procedimento: Com o auxílio de uma fita métrica, é realizada a medida do perímetro torácico do animal, ou seja, o “suvaco” da frente. A fita é colocada em torno do peito e a medida é feita.

Com a medida feita, o cálculo é realizado da seguinte forma: Cada centímetro equivale a 2,8kg, multiplica-se o valor da medida da fita por 2,8 e o resultado dessa conta é o peso do animal em quilogramas.

pesagem-bovina-fita-metrica-600x300.jpg (600×300)

Fonte: RuralBan

Por exemplo: Um boi que tem 200 centímetros de perímetro torácico terá 560 kg. A Save conta fica 200 cm x 2,8 kg/cm = 616 kg

Para o procedimento, é necessário atenção em alguns pontos:

  • Realizar o procedimento em uma superfície plana.
  • Não deixar a fita dobrada ou torcida no processo.
  • Não apertar excessivamente e nem deixar muito frouxa, é interessante que a medida seja feita sempre pela mesma pessoa, de forma a manter um padrão.
  • Deixe o animal sempre apoiado nas quatro patas.

Para que a conta seja ainda mais precisa, é importante que os animais tenham peso acima de 150kg. Com isso, usar a fita para medir gados de baixo peso, provavelmente não será tão preciso.

São diferentes os métodos, mas é o controle do peso do gado se mostra um procedimento que ajuda nos resultados do produtor rural.

Conhece algum outro método ou tem alguma dúvida? Comente que vamos esclarecê-la o mais rápido possível!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.