agroecologia

Agroindústria: conheça um pouco mais desse segmento

Tecnologia no Campo

A agroindústria tem participação no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, gera emprego e renda, mas ainda passa despercebida no cotidiano de grande parte da população brasileira.

Importante para o crescimento econômico do país, a agroindústria agrega valor à produção rural brasileiros.

Você vai ver nesse post:

  • O que é Agroindústria?
  • Agroindústria no Brasil
  • Agroindústria familiar
  • A importância da agroindústria
  • Financiamentos para a agroindústria familiar
  • Avanço tecnológico e seu impacto na agroindústria
  • Desafios para o crescimento da agroindústria
  • Curso de tecnologia agroindústria
agroindustria

O que é Agroindústria?

A agroindústria tem o objetivo de transformar as matérias-primas da pecuária, aquacultura, silvicultura e agricultura, de modo a prolongar sua disponibilidade aumentando o prazo de validade.

Isso ocorre porque a agroindústria consiste em um ambiente físico equipado para a transformação e preparo de matérias-primas agropecuárias.

Na agroindústria tudo é montado de forma a agregar valor aos alimentos, mantendo suas características originais. Aumentar a validade sem reduzir a qualidade dos alimentos.

Ela pode ser resumida como o processo de industrialização dos produtos do setor agro. É de extrema importância para a economia brasileira, tendo em vista que seus processos valorizam os produtos produzidos em solo brasileiro, gerando mais empregos e distribuindo renda

Agroindústria no Brasil

Atualmente 1 em cada 5 brasileiros que possuem um emprego estão envolvidos em alguma atividade relacionada ao setor agro. Como responsável por agregar valor ao produto originário do campo, a agroindústria é uma parcela importante da economia brasileira.

Os processos agroindustriais no Brasil garantem maior segurança alimentar permitindo que o consumidor final possa consumir alimentos saudáveis e processados com padrão rígido de qualidade.

Seja na industrialização dos produtos oriundos da produção agro no Brasil ou em trabalhos diretamente ligados a vida no campo, esse setor vem apresentando sua importância no PIB brasileiro e no desenvolvimento da economia do país.

Agroindústria familiar

Outra vertente desse tópico é a familiar, que é uma importante forma de agregar valor aos produtos que são produzidos pelos pequenos produtores rurais com o apoio de suas famílias.

Quando entendemos que o termo agroindústria se refere ao processamento dos alimentos do campo, é possível entender que o processamento dos alimentos colhidos na fazenda pode ser feito pelos pequenos produtores com o auxílio de equipamentos.

Dessa forma, é possível agregar valor ao produto produzido pela própria família, de forma que o rendimento com a vida no campo seja maximizado.

O que tende a gerar a fixação dessas famílias no campo e a melhoria da qualidade de vida a partir dos investimentos corretos em cultivos e criações que sejam rentáveis aos pequenos produtores.

A importância da agroindústria

Não é possível negar a importância e o impacto da agroindústria no país. O setor movimenta 22% de Produto Interno Bruto no Brasil e, em relação ao atual cenário de crise do país, é uma das áreas que manteve seu crescimento.

Nesse sentido, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 5,9% da riqueza do país são geradas a partir da agroindústria.

Além disso, o Brasil é reconhecido mundialmente no tema e é uma potência, em especial no que diz respeito ao mercado de carnes, laranja, soja, café e etanol.

Na pecuária, inclusive, a Embrapa divulgou que 20% da produção de carnes ao redor do mundo inteiro é brasileira, assim como 40% da exportação das aves partem do território brasileiro.

O setor de agroindústria tem um impacto gigantesco na sociedade, seja com o pequeno e médio consumidor, seja com o consumidor final.

Isso não se restringe aos alimentos que consumimos nas prateleiras do mercado, mas também aos combustíveis e energias.

A evolução da agroindústria no Brasil

Apesar de ser um dos “carros-chefes” na economia do país, a agroindústria já passou por muitos desafios. Isso inclui desde a criação de inúmeros impasses e falta de incentivo do Governo até dificuldades para conquistar o mercado mundial.

Foi entre as décadas de 70 e 90 que o setor explodiu e o Brasil ficou conhecido como o país que conseguiu dominar a “agricultura tropical”. Isso fez com que a agroindústria brasileira finalmente ganhasse um espaço significativo entre outros mercados mundiais.

São vários os produtos brasileiros que ganham destaque:

  • Café
  • Chá
  • Soja
  • Tabaco
  • Algodão
  • Açúcar
  • Álcool
  • Madeira (incluindo papel, celulose e afins)
  • Carnes e derivados de animais

Atualmente, a agroindústria ainda é uma grande oportunidade para o mercado de tecnologias, produtos e serviços. Apesar dos movimentos de êxodo rural, o setor ainda acolhe o pequeno e médio agricultor, inclusive com programas de financiamento para a agroindústria familiar. Para saber mais sobre o assunto, confira o próximo tópico.

Financiamentos para a agroindústria familiar

Tendo em vista a importância do setor no Brasil, o Governo Federal lança várias medidas de apoio ao desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

O Pronaf por exemplo, é um programa que visa o auxílio de crédito para que os produtores rurais possam obter financiamento com juros baixos para investir em maquinário e todos os demais insumos que são necessários para crescer no setor.

O Brasil é considerado a maior potência mundial na produção de alimentos e, por isso, incentivar o homem do campo é fundamental.

Esse tipo de apoio financeiro possibilita que o homem do campo cresça, consiga novas oportunidades e garanta melhores condições de sobrevivência no campo.

O aumento da renda familiar tende  a fixar essa população no campo, diminuindo o impacto nos centros urbanos.

Avanço tecnológico e seu impacto na agroindústria

Não é de hoje que sabemos que o avanço tecnológico tende a ter bom impacto na qualidade de vida do homem do campo e consequentemente na agroindústria.

Com o avanço das tecnologias e o papel importantíssimo das agtechs, o homem do campo passa a ter acesso a novas ferramentas de trabalho que otimizam seu cotidiano e que possibilitam maximização de sua renda.

Novos sistemas de pesagem de animais, novas formas de melhoramento genético, novas maneiras de plantar para que a colheita seja maximizada, aplicativos precisos para a previsão climatológica, equipamentos de beneficiamento dos produtos do campo cada vez melhores e mais precisos.

Tudo isso impacta diretamente na agroindústria, ajudando que as práticas da agroindústria sejam disseminadas pelo campo, tornando-as mais acessíveis para os pequenos produtores e aumentando a qualidade de vida no campo e o impacto da produção nas cidades.

Os produtos do setor agro passam a ter mais qualidade e chegam ao consumidor final com muito mais facilidade.

Toda a logística e tecnologia por trás da agroindústria está sendo constantemente melhorada para beneficiar o homem do campo brasileiro e exportar também, a nossa tecnologia para o mundo.

Desafios para o crescimento da agroindústria

Apesar de ter um peso bastante significativo na economia brasileira, a verdade é que a agroindústria ainda tem um potencial enorme de exploração e crescimento em terras brasileiras. Isso porque o país possui uma quantidade enorme de recursos naturais que podem ser explorados, ainda que se mantenha a preocupação com uma cadeia de produção sustentável.

Por outro lado, o mercado tem apresentado uma mudança repentina e constante, fazendo com que a agroindústria tenha o desafio de se preparar para essas novas dinâmicas do mercado. Nesse sentido, é importante investir em gestão, logística e tecnologia, sobretudo na agroindústria familiar.

Uma grande aposta para o crescimento da agroindústria no país é a conhecida “Agricultura 4.0”, que aposta nos processos automatizados para a gestão dos insumos e dos recursos, fazendo com que diminua o tempo gasto em atividades e torna potencializa o custo-benefício).

Mas, sem dúvidas, diante do que foi exposto aqui, a qualificação é o caminho mais seguro para o crescimento da agroindústria.

Curso de tecnologia agroindústria

E por falar em qualificação, a Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon (Isepe Rondon) oferece o curso de Tecnologia em Agroindústria. Este curso forma profissionais não apenas para planejar, mas também acompanhar todos os processos da agricultura e pecuária.

Assim, ele pode fazer uma análise do controle de qualidade, das etapas que envolvem o mercado, a segurança dos produtos e em projetos integradores, com uma visão sistêmica e multidisciplinar.

Essa é uma ótima oportunidade para quem busca qualificação profissional ou oportunidade de trabalho em uma área que está em plena ascensão no mercado, já que com seu crescimento, necessita cada vez mais de profissionais especializados.Para saber mais sobre o curso de Tecnologia em Agroindústria, clique aqui.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.