Agroindústria: conheça um pouco mais desse segmento

Agroindústria: conheça um pouco mais desse segmento

Tecnologia no Campo

A agroindústria tem participação no PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, gera emprego e renda, mas ainda passa despercebida no cotidiano de grande parte da população brasileira.

Importante para o crescimento econômico do país, a agroindústria agrega valor à produção rural brasileiros.

Você vai ver nesse post:

  • O que é Agroindústria?
  • Agroindústria no Brasil
  • Agroindústria familiar
  • Financiamentos para a agroindústria familiar
  • Avanço tecnológico e seu impacto na agroindústria
agroindustria

O que é Agroindústria?

A agroindústria tem o objetivo de transformar as matérias-primas da pecuária, aquacultura, silvicultura e agricultura, de modo a prolongar sua disponibilidade aumentando o prazo de validade.

Isso ocorre porque a agroindústria consiste em um ambiente físico equipado para a transformação e preparo de matérias-primas agropecuárias.

Na agroindústria tudo é montado de forma a agregar valor aos alimentos, mantendo suas características originais. Aumentar a validade sem reduzir a qualidade dos alimentos.

A agroindústria pode ser resumida como o processo de industrialização dos produtos do setor agro. É de extrema importância para a economia brasileira, tendo em vista que seus processos valorizam os produtos produzidos em solo brasileiro, gerando mais empregos e distribuindo renda

Agroindústria no Brasil

Atualmente 1 em cada 5 brasileiros que possuem um emprego estão envolvidos em alguma atividade relacionada ao setor agro. Como responsável por agregar valor ao produto originário do campo, a agroindústria é uma parcela importante da economia brasileira.

Os processos agroindustriais no Brasil garantem maior segurança alimentar permitindo que o consumidor final possa consumir alimentos saudáveis e processados com padrão rígido de qualidade.

Seja na industrialização dos produtos oriundos da produção agro no Brasil ou em trabalhos diretamente ligados a vida no campo, esse setor vem apresentando sua importância no PIB brasileiro e no desenvolvimento da economia do país.

Agroindústria familiar

Outra vertente da agroindústria é a familiar, que é uma importante forma de agregar valor aos produtos que são produzidos pelos pequenos produtores rurais com o apoio de suas famílias.

Quando entendemos que o termo agroindústria se refere ao processamento dos alimentos do campo, é possível entender que o processamento dos alimentos colhidos na fazenda pode ser feito pelos pequenos produtores com o auxílio de equipamentos.

Dessa forma, é possível agregar valor ao produto produzido pela própria família, de forma que o rendimento com a vida no campo seja maximizado.

O que tende a gerar a fixação dessas famílias no campo e a melhoria da qualidade de vida a partir dos investimentos corretos em cultivos e criações que sejam rentáveis aos pequenos produtores.

Financiamentos para a agroindústria familiar

Tendo em vista a importância do setor no Brasil, o Governo Federal lança várias medidas de apoio ao desenvolvimento do agronegócio brasileiro.

O Pronaf por exemplo, é um programa que visa o auxílio de crédito para que os produtores rurais possam obter financiamento com juros baixos para investir em maquinário e todos os demais insumos que são necessários para crescer no setor.

O Brasil é considerado a maior potência mundial na produção de alimentos e, por isso, incentivar o homem do campo é fundamental.

Esse tipo de apoio financeiro possibilita que o homem do campo cresça, consiga novas oportunidades e garanta melhores condições de sobrevivência no campo.

O aumento da renda familiar tende  a fixar essa população no campo, diminuindo o impacto nos centros urbanos.

Avanço tecnológico e seu impacto na agroindústria

Não é de hoje que sabemos que o avanço tecnológico tende a ter bom impacto na qualidade de vida do homem do campo e consequentemente na agroindústria.

Com o avanço das tecnologias e o papel importantíssimo das agtechs, o homem do campo passa a ter acesso a novas ferramentas de trabalho que otimizam seu cotidiano e que possibilitam maximização de sua renda.

Novos sistemas de pesagem de animais, novas formas de melhoramento genético, novas maneiras de plantar para que a colheita seja maximizada, aplicativos precisos para a previsão climatológica, equipamentos de beneficiamento dos produtos do campo cada vez melhores e mais precisos.

Tudo isso impacta diretamente na agroindústria, ajudando que as práticas da agroindústria sejam disseminadas pelo campo, tornando-as mais acessíveis para os pequenos produtores e aumentando a qualidade de vida no campo e o impacto da produção nas cidades.

Os produtos do setor agro passam a ter mais qualidade e chegam ao consumidor final com muito mais facilidade.

Toda a logística e tecnologia por trás da agroindústria está sendo constantemente melhorada para beneficiar o homem do campo brasileiro e exportar também, a nossa tecnologia para o mundo.

Ordenha: tudo que você precisa saber para um processo eficiente
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Agrishow 2019: o que esperar dessa edição do evento
MAIS PUBLICAÇÕES