Vantagens do Software Agrícola: 4 vantagens claras de um software para gerenciamento agrícola

Vantagens do Software Agrícola: 4 vantagens claras de um software para gerenciamento agrícola

Tecnologia no Campo

Os softwares agrícolas são softwares voltados para melhoria dos resultados do produtor rural. Auxiliando na gestão agrícola e no controle da produção, esses softwares fazem com que o produtor tenha as informações da sua propriedade na mão e consiga tomar decisões mais assertiva e facilmente

A definição acima já deixa bem explícito o conceito dos softwares agrícolas. Aplicando a tecnologia no cotidiano do produtor, essas ferramentas são essenciais para um maior lucro na produção agrícola. Para entender melhor essa necessidade, o agricultor deve ter claras as vantagens do software agrícola.

Separamos esse post com 4 vantagens claras sobre essas ferramentas. Para entender melhor sobre essa área, leia nosso post completo: Software Agrícola: entenda porque eles são vitais para o agricultor na era da agricultura de precisão

Vantagens do Software Agrícola

  • 1. Redução de custos na produção agrícola

Uma das atividades mais benéficas desse tipo de software é ajudar na gestão das propriedades rurais. Na própria ferramenta o produtor consegue gerenciar todos os recursos que entram e saem da fazenda.

Tendo nas mãos essas informações e o preço investido em cada recurso, o produtor consegue identificar gastos excessivos e pontos de melhoria na questão financeira da produção.

Além disso, alguns softwares de gerenciamento agrícola permitem um controle/manejo de pragas mais eficiente na sua lavoura. Evitando a proliferação dessas pragas, o produtor terá menos gastos usando medidas para recuperar a produção.

  • 2. Aumento da produtividade dos talhões

Outra vantagem muito importante dos softwares agrícolas é o possível aumento da produtividade dos talhões na propriedade. Isso acontece porque alguns softwares conseguem fazer análises de um determinado talhão para entender a necessidade específica dele.

Utilizando tecnologias como o mapas de plantio e o NDVI, o produtor consegue aplicar somente a quantidade necessária de fertilizantes, defensivos agrícolas e irrigação. melhorando a produtividade desse pedaço de terra e diminuindo os gastos.

vantagens do software agrícola
  • 3. Segurança financeira da safra

Como já dito anteriormente, uma das funcionalidades dos softwares agrícolas é o gerenciamento da área financeira da produção. Com a gestão de todo custo em uma safra, esses dados já vão estar na mão do produtor para a próxima safra.

Pensando assim, antes mesmo de começar a plantar, o produtor já consegue se planejar para ver onde estavam os gastos supérfluos e estipular quanto será o lucro ao final da safra.

  • 4. Produção crescente com menos danos ao meio ambiente

Que a produção se torna crescente com o uso do software de gestão agrícola já vimos acima. O que ainda não citamos é que, seguindo a mesma lógica da agricultura de precisão, o uso desses softwares ajudam na conservação do meio ambiente.

Controlando os insumos e aplicando somente a quantidade necessária deste, economizamos dinheiro e evitamos a degradação do solo e o desperdício!

São muitas as vantagens do software agrícola, e o produtor já consegue sentir melhores resultados desde o início!

E vocês? Já usaram ou conhecem bem algum desses softwares? Nos conte nos comentários!

Descubra quais capins ensilar e suas vantagens nutricionais
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Descubra como produzir silagem de milho com qualidade
MAIS PUBLICAÇÕES