software agricola

Software Agrícola: entenda porque eles são vitais para o agricultor na era da agricultura de precisão

Tecnologia no Campo

Os softwares agrícolas são softwares voltados para melhoria dos resultados do produtor rural. Auxiliando na gestão agrícola e no controle da produção, esses softwares fazem com que o produtor tenha as informações da sua propriedade na mão e consiga tomar decisões mais assertiva e facilmente

Com a chegada da tecnologia no campo, diversas novidades vem auxiliando o cotidiano do produtor rural. O software agrícola é uma dessas novidades que vem ajudando o produtor na gestão de recursos e da produção.

O desempenho e a viabilidade do agronegócio dependem atualmente de um conjunto de fatores, que vão desde a utilização dos insumos adequados até o bom gerenciamento das operações.

Com isso, cada dia mais, o agronegócio caminha para o crescimento que utiliza a tecnologia para a gestão das operações.

Para conquistar esse objetivo o melhor caminho é buscar o auxílio de um software agrícola voltado para gestão. Esse tipo de sistema ajuda a controlar a produção, a identificar possíveis problemas e a extrair o melhor das máquinas e da safra.

Nesse artigo você vai conhecer um pouco mais sobre os softwares agrícolas disponíveis no mercado, além de suas vantagens e aplicações.

software agrícola

Gerenciamento Agrícola

A administração de grandes áreas necessita de muita atenção do produtor, tendo em vista que o processo envolve diversas etapas que exigem precisão na execução.

Para gerar melhores resultados, é necessária uma visão ampla e detalhada para definir com exatidão o momento certo para aplicar defensivos na lavoura, plantar ou irrigar.

Nesse contexto, o setor agrícola tem optado cada dia mais pela utilização de softwares para auxiliar o processo de obtenção, análise e armazenamento das informações.

Essa ferramenta tem impulsionado cada vez mais o crescimento de empreendimentos agrícolas, seja para gerenciar as atividades desenvolvidas no campo ou para o controle e gerenciamento dos insumos da propriedade.

Resumindo a importância da gestão na agricultura, a ideia é fazer com que as informações estejam todas no mesmo lugar e bem claras para o produtor. Com isso, é possível ter a noção do que entra e no que sai da propriedade, fazendo com que as contas fechem no final do mês.

Além disso, controlando todo o processo da propriedade, o agricultor consegue prever até a produtividade de um talhão, fazendo com que o planejamento de toda safra consiga ser feito.

Vantagens de um Software Agrícola

A utilização dessa ferramenta na gestão agrícola pode auxiliar o produtor em diversas etapas da produção que vão desde o controle da área plantada, produtividade da terra e planejamento das colheitas até a emissão de notas fiscais.

O software de gestão facilita as tarefas do dia a dia do gerenciamento do agronegócio, otimizando a eficiência dos processos, além de proporcionar inúmeras vantagens para o produtor como:

  • Redução de custos na produção
  • Aumento da produtividade dos talhões
  • Segurança financeira da safra
  • Maior qualidade da produção agrícola

Quem precisa de um software agrícola

Muitos produtores de pequeno e médio porte ainda pensam que softwares agrícolas são muito caros e são elementos que só quem têm grandes propriedades e muito dinheiro podem e precisam ter. Esses produtores não podiam estar mais ERRADOS.

Hoje no mercado existem ma variedade extensa de softwares agrícolas que podem ajudar e cabem no bolso dos pequenos e médios produtores. A ideia é que, ao passar do tempo, esse produto deixa de ser um gasto e se torna um grande sucesso para o produtor rural.

Como escolher meu software agrícola

Como já dito, existem vários softwares agrícolas disponíveis no mercado, muitos deles com diferentes funcionalidades e adaptações para certas safras.

É importante ter em mente que, na hora de escolher o software mais adequado para o seu contexto você precisa estar atento às opções e ferramentas que garantam uma visão ampla da prática e funcionamento da sua propriedade.

Dessa forma, para ajudá-lo, separamos algumas dicas muito valiosas para escolher o melhor software para a sua propriedade:

Preço

Não tem jeito, ninguém que pagar os maiores preços do mercado. Por outro lado, um valor muito abaixo do mercado também pode dar mais dor de cabeça. Nesse sentido, a dica é pesquise bem antes de escolher.

Você pode fazer uma avaliação mais profunda do produto, assim como as avaliações e até mesmo as reclamações em grandes sites como o Reclame Aqui.

Funcionalidades

Entenda a fundo todas as funcionalidades do sistema e as adaptações para a sua lavoura. Alguns softwares podem se mostrar mais baratos do que outros, mas as vezes deixam a desejar em algumas funcionalidades que te ajudariam bastante.

Além disso, os softwares, no geral, possuem funcionalidades mais básicas e algumas específicas. Nesse momento, é importante você optar por aqueles que sejam mais adequados ao seu contexto de trabalho.

Outro aspecto que não pode ser deixado de lado na hora de escolher o melhor software de gestão agrícola é seu funcionamento offline. Imagine que você planejou uma série de tarefas para determinado dia e, de repente, percebe que a internet caiu.

A depender da região em que sua propriedade está, nós também sabemos que o acesso a internet pode ser, em certa medida, limitado ou restrito.
A funcionalidade offline ainda permite que você tenha sempre os dados registrados sem depender, direta ou indiretamente, de fatores mais externos.

Onboarding / Implementação

Procure sempre saber como é o início da sua jornada com o software. Pergunte se há alguma etapa de implementação em que a empresa vai ajudar a entender totalmente como funciona o software. Isso ajuda muito no futuro para a operação do aplicativo.

Algumas empresas também oferecem algum tipo de guia, manual ou até mesmo treinamento da plataforma. Isso pode ser um ponto bastante positivo para a sua prática no dia a dia.

Suporte

Não tem jeito, em determinado momento da utilização do seu trabalho, você precisará utilizar o suporte. E nesse momento, meu caro amigo, você pode ter uma dor de cabeça gigantesca! Ninguém merece isso, não é mesmo?

Por isso, é fundamental conhecer e entender como é o processo de ajuda da empresa depois que você já se tornou cliente. Saiba se a empresa oferece ajuda gratuita e suporte para suas dúvidas específicas na plataforma, desde coisa mais simples e pontuais até um auxílio mais completo ou até mesmo contínuo.

Upgrades pagos

Durante o processo de compra, entenda bem se você, no futuro, precisar ou optar por adquirir determinada funcionalidade extra se esse tipo de serviço será pago.

Dessa forma, você poderá evitar determinados gastos não previstos no futuro.

É preciso estar atento às clausulas do contrato e deixar isso muito claro antes de decidir escolher o seu software de gestão agrícola.

Personalização

Não há nenhum tipo de dúvidas sobre a eficácia e a importância da automatização dos processos agrícolas, certo?  Por outro lado, é importante ter em mente que cada propriedade agrícola possui um contexto diferente.

Assim, ter a possibilidade de personalizar e customizar a ferramenta de acordo com seus objetivos, metas, ferramentas e contextos para potencializar o seu manejo é um ponto muito decisivo e que deve ser levado em consideração na hora da compra.

Não ficou claro? Não se preocupe, a gente explica: alguns processos de produção possuem atividades bastante específicas e, em geral, os aplicativos trazem as funções mais básicas. Imagine você precisar registrar um processo que não tem nome… isso poderá bagunçar toda a sua organização.

Além da personalização, a integração também pode fazer muita diferença no seu trabalho. Isso porque você pode compartilhar os seus dados com e/ou outros sistemas com outras funções.

Segurança de dados

Parece apenas um detalhe, mas não é! Ter certeza que os seus dados estão seguros e que o ambiente é confiável é algo que você precisa levar em consideração.

Não deixe de exigir um contrato em que deixe claro as condições de confidencialidade durante o processo de assinatura do software.

Isso não é um cuidado mínimo, está, inclusive, previsto em legislação, como na Instrução Normativa 02/2018,  escrita conjuntamente entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Dessa forma, você terá mais certeza da proteção dos seus dados e de não ter problemas com o software em tempos de possíveis auditorias e fiscalizações.

software agrícola

Empresas de software agrícola

O mercado de softwares destinados ao gerenciamento da atividade agrícola no Brasil cresce cada dia mais. As empresas existentes no Brasil são diversas e não visam exclusivamente às grandes propriedades. Muitos sistemas são desenvolvidos especialmente para a agricultura familiar ou para cooperativas.

AEGRO

A AEGRO é uma empresa voltada para o agronegócio. Com uma plataforma focada na gestão e na otimização de produção agrícola, a empresa proporciona, por meio de um software agrícola, a visualização e gerenciamento de todos os procedimentos da propriedade.

O software é utilizado principalmente por produtores com áreas entre 700 e 1 500 hectares, que são propriedades consideradas de pequeno ou médio porte para os padrões latifundiários brasileiros.

software agrícola aegro

SIAGRI

Especializada em soluções de gestão para agronegócio e com vinte anos de mercado a SIAGRI é uma empresa que fornece softwares voltados para gestão agrícola.

A SIAGRI proporciona soluções especializadas para a gestão da cadeia produtiva de grãos, cereais e fibras , promovendo o controle e o gerenciamento de todas as etapas do processo produtivo em empreendimentos agrícolas.

Software Agrícola gratuito

Apesar de proporcionar  inúmeros benefícios, nem todos os softwares agrícolas exigem um investimento do produtor. A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) desenvolveu programas gratuitos, que têm funções variadas e ajudam na tomada de decisões do agronegócio.

Os principais softwares gratuitos disponibilizados pela EMBRAPA são:

Geofilder

É um software gratuito que permite um monitoramento simples, rápido e eficaz da lavoura. O programa é uma ferramenta simples de operar que faz o levantamento georreferenciado de dados e imagens.

Por meio dessa função o software possibilita a geração de mapas com as condições da lavoura, permitindo ao produtor o maior controle das operações no empreendimento.

SisCob

Esse software consiste em sistema para análise da cobertura do solo. A ferramenta realiza avaliações na cobertura vegetal do solo de forma rápida e precisa, visando o monitoramento de problemas na lavoura como a ação de pragas.

O SisCob proporciona ao agricultor informações precisas para o diagnóstico e prognóstico da lavoura ,acompanhando o desenvolvimento da cultura e o monitoramento de falhas que possam diminuir a produção do empreendimento.

AFSoft

É um software de análise foliar que permite, por meio de imagens digitais, a avaliação das áreas infestadas por pragas ou lesionadas por doenças. Além disso, a ferramenta realiza medições de área, comprimento e largura da folha e de regiões danificadas. Além dos softwares disponibilizados gratuitamente pela EMBRAPA.

Quer saber mais sobre os softwares agrícolas e entender qual é o mais útil e que vai ajudar mais na sua propriedade, fale conosco!

Conclusão: quais são os melhores softwares agrícolas

Agora que você já sabe exatamente quais são as principais empresas de softwares agrícolas e o que levar em consideração na hora de escolher o produto mais adequado à sua realidade, você pode fazer uma avaliação mais assertiva.

Pode ser que algumas empresas possibilitem um teste e, assim, você pode adquirir o seu sistema com muito mais certeza da sua escolha. Veja se isso é possível enquanto você conhece os produtos.

É claro que, por ser algo novo, você precisará de um tempo até se adaptar a esta nova realidade. Dessa forma, uma das dicas mais valiosas que podemos deixar para você, após a escolha do seu software, é começar com o básico.

Você pode iniciar a sua automação a partir das atividades mais essenciais da sua propriedade. Aos poucos, quando você estiver já acostumado com o layout e todo o funcionamento do sistema, você pode ir ampliando esses processos.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.