Uma introdução ao Trator Agrícola
O Trator Agrícola é um motor ou veículo para puxar vagões ou arados. A palavra “trator” originou-se da palavra latina “trahere“, que significa “puxar“. Hoje, os tratores são usados para puxar, rebocar ou transportar objetos extremamente difíceis de movimentar.
É comum ver um trator em fazendas usadas para empurrar máquinas agrícolas ou reboques que aram ou cultivam campos.
Os primeiros tratores do século XIX e início do século XX foram alimentados por motores a vapor.
A tecnologia encontrou seu caminho para modernizar o trator. Atualmente, encontra-se o Sistema de Posicionamento Global (GPS) e os computadores de bordo ligados aos tratores agrícolas.
Com o uso da tecnologia avançada, as fazendas em escala corporativa estão usando uma combinação de tratores não tripulados e veículos acionados manualmente para arar os campos.
Mais comumente, o termo é usado para descrever o veículo agrícola. Os implementos agrícolas podem ser rebocados ou montados no trator, e o trator também pode fornecer uma fonte de energia se o implemento for mecanizado. Outro uso comum do termo é para a unidade de potência de um caminhão semi-reboque.
Tratores modernos são construídos com um sistema de proteção contra capotagem (ROPS) que protege o operador de ser esmagado no caso de o veículo capotar. Antes que este sistema fosse requerido, muitos agricultores foram mortos em acidentes quando os tratores rolaram em cima deles, esmagando-os no processo.
História dos Tratores
Em 1892, John Froelich construiu o primeiro trator prático movido a gasolina em Clayton County, Iowa. Apenas dois foram vendidos, e não foi até 1911, quando a Twin City Traction Engine Company desenvolveu o projeto, que se tornou um sucesso.
O trator agrícola clássico é um veículo aberto simples, com duas rodas motrizes muito grandes num eixo abaixo e ligeiramente atrás de um único banco (o banco e o volante ficam, consequentemente, no centro) e o motor à frente do condutor, com duas rodas dirigíveis abaixo do compartimento do motor.
Este projeto básico permaneceu inalterado por vários anos, mas cabines fechadas são instaladas em quase todos os modelos modernos, por razões de segurança e conforto do operador. Originalmente, os arados e outros equipamentos eram conectados através de uma barra de tração ou de um sistema de conexão patenteado; antes de Harry Ferguson patentear o engate de três pontos.
Recentemente, a patente da Bobcat em sua conexão do carregador frontal expirou; e os tratores compactos agora estão sendo equipados com implementos de conexão rápida para suas carregadeiras frontais.
Há também tratores de gramado. Cub Cadet, Husqvarna, John Deere, Massey Ferguson e Toro são algumas das marcas mais conhecidas
Usos e Utilidades dos Tratores
Implementos agrícolas podem ser fixados na parte traseira do trator agrícola por uma barra de tração ou um engate de três pontos. O engate de três pontos foi inventado por Harry Ferguson e tem sido padrão desde a década de 1960.
Outra maneira de anexar um implemento é através de um Quick Hitch, que é anexado ao engate de três pontos. Isso permite que uma única pessoa conecte um implemento mais rapidamente e coloque a pessoa em menor risco ao anexa-lo.
Em alguns tratores agrícolas, os cilindros de maçarico amarrados a seus lados são usados com um compressor pneumático, permanentemente fixado sobre sua tomada de força. Estes são muitas vezes equipados com pneus de grama (turf) que são menos prejudiciais para superfícies macias do que os pneus agrícolas.
Supostamente, pneus de barra industrial são menos danosos para gramados e superfícies moles do que pneus agrícolas, mas fornecem tração similar e têm o benefício de serem autolimpantes.
Muitas vezes, estes podem ser vistos em retroescavadeiras de construção de estradas. Os custos de equipamento representam cerca de 20% dos custos totais de produção.
Operacionalização do Trator Agrícola
O Trator agrícola moderno geralmente têm cinco pedais para o operador no piso do trator. O pedal da esquerda é a embreagem. O operador pressiona este pedal para desengatar a transmissão, seja trocando de marcha ou parando o Trator Agrícola.
Dois dos pedais à direita são os freios. O pedal de freio esquerdo para a roda traseira esquerda e o pedal de freio direito faz o mesmo com o lado direito. Esta travagem independente das rodas esquerda e direita aumenta o direcionamento do trator quando apenas as duas rodas traseiras são conduzidas. Isso geralmente é feito quando é necessário fazer uma curva apertada.
O pedal do freio bipartido também é usado na lama ou sujeira macia para controlar um pneu que gira devido à perda de tração. O operador pressiona os dois pedais juntos para parar o Trator Agrícola.
Para tratores com tração nas rodas dianteiras adicionais. Esta operação engata frequentemente o diferencial de tração nas 4 rodas para ajudar a parar o Trator Agrícola quando em velocidade.
Um quinto pedal à frente do banco aciona o bloqueio do diferencial traseiro (bloqueio de diferencial) que impede o deslizamento da roda.
A trava do diferencial permite que a roda externa viaje mais rápido que a parte interna durante uma volta. No entanto, em condições de tração em uma superfície macia, o mesmo mecanismo poderia permitir que uma roda deslizasse, evitando assim a tração na outra roda.
Tipos de Tratores
Trator utilitário compacto
Como o nome sugere, esses tratores são modificados e montados para atender a vários propósitos. A TUC, como é comumente chamada, é uma versão menor de um trator agrícola, mas projetada principalmente para tarefas do tipo paisagismo e gerenciamento de propriedade, em vez de para o plantio e a colheita em escala comercial.
Os TUCs típicos variam de 20 a 50 cavalos de potência (15-37 kW) com potência de tomada de força disponível (PTO) variando de 15 a 45 hp (11-34 kW).
Os TUCs são frequentemente equipados com uma tomada de força montada no meio e uma tomada de força traseira padrão, especialmente aqueles abaixo de 40 cavalos de potência (30 kW).
O eixo de tomada de força de montagem média gira normalmente perto de 2000 rpm e é normalmente usado para alimentar implementos como o cortador de acabamento de montagem central.
A PTO traseira é padronizada em 540 rpm para os mercados norte-americanos, mas em algumas partes do mundo, uma tomada de força dupla de 540/1000 rpm é a padrão.
Um dos acessórios mais comuns para um Trator Utilitário Compacto é o carregador frontal ou FEL.
Todos os TUCs modernos contam com uma estrutura de proteção contra capotamento (ROPS) imposta pelo governo, assim como os tratores agrícolas.
Embora sejam menos comuns, as retroescavadeiras compactas costumam ser conectadas a tratores utilitários compactos.
Trator Agrícola
O uso mais comum do termo “trator” é para os veículos usados nas fazendas. O trator agrícola é usado para puxar ou empurrar máquinas agrícolas ou reboques, para lavrar, lavrar, entificação, gradagem, plantio e tarefas semelhantes.
Uma variedade de tratores agrícolas especializados foi desenvolvida para usos específicos.
Estes incluem tratores “row crop” com largura de piso ajustável para permitir que o trator distribua fileiras de milho, tomate ou outras culturas sem esmagar as plantas. Tratores “Wheatland” ou “padrão“, com rodas fixas e um centro de gravidade mais baixo para arar, e realizar outros trabalhos pesados de campo.
E tratores de “altas safras” com piso ajustável e maior distância ao solo, frequentemente usados no cultivo de algodão e outras operações de plantações em fileiras de alto crescimento.
E “tratores utilitários“, tratores tipicamente menores um baixo centro de gravidade e raio de giro curto, usado para propósitos gerais nas fazendas.
Muitos tratores utilitários são usados para fins de classificação não agrícola, manutenção de paisagens e escavação, particularmente com carregadeiras, retroescavadeiras, garfos para paletes e dispositivos similares.
Pequenos tratores de jardim ou gramado projetados para jardinagem suburbana e semi-urbana e manutenção de paisagem também existem em uma variedade de configurações.
Agricultura de precisão
A tecnologia espacial foi incorporada à agricultura na forma de dispositivos GPS e computadores de bordo instalados como recursos opcionais em tratores agrícolas.
Essas tecnologias são usadas em técnicas modernas de agricultura de precisão.
O spin-offs da corrida espacial realmente facilitou automação na lavoura e o uso de sistemas de direção automática (zangão em tratores que são tripuladas, mas apenas dirigido no final de uma linha). Sendo a ideia da não sobreposição e utilizar mais combustível sem deixar estrias ao executar trabalhos como cultivar.
Várias empresas de tratores também estão trabalhando na produção de um trator automático (Sem a necessidade de motorista).
10 coisas a considerar antes de Comprar um Trator
- Quanta área você vai trabalhar, e em que tipos de operações você utilizará o trator?
Estes podem incluir o corte no quintal e/ou no campo, a preparação do jardim, a movimentação de materiais, a criação de feno, a remoção de sujidades, etc.
- Qual é a prioridade das tarefas em que você deseja se envolver?
Por exemplo, a limpeza das estradas é mais importante do que o corte de campo?
A determinação de prioridades ajudará a reduzir sua lista inicial de compras de implementos. Ele também ajudará seu revendedor a fazer recomendações sobre a faixa de potência.
- Qual é a sua zona de conforto financeiro?
Ou, talvez, outra maneira de analisar essa questão seja considerar o quanto você está disposto a pagar/financiar.
- Você prevê a necessidade das funcionalidades oriundas de um carregador frontal montado no seu trator?
Isso ajudará a determinar se você precisa de tração nas quatro rodas e da capacidade hidráulica necessária.
- Qual é o tamanho da menor área pela qual você precisará utilizar o seu trator?
Você pode não querer reconstruir cercas ou mover prédios para obter uma máquina maior, tudo depende do espaço transitável aonde o trator será utilizado.
- Você precisa de uma transmissão automática, ou você está bem com a embreagem e a mudança?
O revendedor levará isso em consideração ao fazer uma recomendação.
- Qual a importância do aquecimento e do ar condicionado?
Esses acessórios aumentam a despesa, mas também permitem que você trabalhe mais e mais em qualquer estação, com mais conforto.
- Qual é a reputação geral da (s) marca (s) que seu revendedor oferece?
Além disso, considere que os termos de garantia nem sempre são uma indicação de qualidade. Em outras palavras, marcas com uma garantia maior podem não oferecer o equipamento mais confiável.
- Quem entre seus revendedores locais é conhecido pelo melhor serviço?
Nunca subestime o valor de um grande revendedor por perto que ofereça uma marca de equipamento confiável!
- Você já testou os tratores que você está considerando?
Certifique-se de sentar-se no banco ou, melhor ainda, levá-lo para um passeio para se certificar de que o trator se adapta a você e às suas necessidades.