O consórcio de máquinas agrícolas é uma forma que o produtor tem de conseguir máquinas mais modernas para a sua propriedade, mesmo sem ter já o capital reservado para essas máquinas e com taxas bem menores do que os juros pagos no caso dos financiamentos
São diversos parâmetros que influenciam em uma safra bem sucedida para o produtor. Além de defensivos efetivos e de condições climáticas favoráveis, o uso de máquinas agrícolas de qualidade é um dos fatores mais importantes para uma boa colheita. Desse jeito, o uso do consórcio para máquinas agrícolas se torna uma opção viável para o produtor.
Sabemos que as máquinas agrícolas, mais precisamente as mais reconhecidas no mercado, são muito caras para o produtor rural, principalmente para o pequeno e para o médio produtor. Não são todos os agricultores que conseguem economizar grandes quantias de capital para investir pesado em maquinário.
Por isso, para aqueles produtores que querem melhorar a produtividade da sua terra, como é o foco geral da agricultura de precisão, mas ainda não têm recursos parados para investir, o consórcio agrícola pode ser uma opção muito viável.
Quer entender exatamente o que é e como funciona essa modalidade de investimento?
Nesse post, separamos alguns dos pontos mais relevantes para o produtor rural no entendimento de como funciona o consórcio para máquinas agrícolas. Aqui você vai ver:
- O que é e como funciona o consórcio para máquinas agrícolas?
- Principais vantagens do consórcio agrícola
- O consórcio é só para empresas?
- Onde fazer o consórcio agrícola?
O que é e como funciona o consórcio de máquinas agrícolas?
O consórcio de máquinas agrícolas é uma forma que o produtor tem de conseguir máquinas mais modernas para a sua propriedade, mesmo sem ter já o capital reservado para essas máquinas e com taxas bem menores do que os juros pagos no caso dos financiamentos.
Resumindo, o consórcio é uma modalidade de investimento em máquinas importantes para melhores resultados na produção, mas sem obrigar o produtor a desbancar todo o dinheiro de uma só vez.
No consórcio você escolhe o valor de crédito necessário e o prazo que você quer pagar esse valor. Quando se faz isso, o produtor entra num grupo de outros produtores que têm esse mesmo objetivo.
Com pagamentos mensais, cada produtor contribui em pequenas e pequenas parcelas para adquirir a máquina. Dentro desse grupo, todo mês, alguns produtores são selecionados para já receberem as máquinas muito antes do final do pagamento.
A lógica do consórcio de máquinas agrícolas, então, é a união dos produtores para conseguir de forma mais acessível os implementos de qualidade. Por essa união, as taxas do parcelamento do valor da máquina ficam bem menores do que quando comparados aos juros de financiamentos.
Principais vantagens do consórcio agrícola
Maquinário de qualidade na propriedade
Tendo um crédito de valor alto para investir, o produtor consegue escolher os melhores implementos para sua propriedade.
Além de focar sempre em máquinas com muita qualidade, vale ressaltar que manter todo maquinário novo ajuda a evitar gastos excessivos com reparos e ajuda também em melhores resultados na produção.
Geração de capital de giro
Se o produtor não precisa gastar elevados valores de uma só vez investindo nas máquinas agrícolas para propriedade, esse capital pode ficar como caixa para os negócios da lavoura.
Sendo um dos pontos mais importantes para a gestão da propriedade rural, ter um capital de giro saudável ajuda no dia-a-dia do agricultor, seja no investimento pontual em outros recursos, seja no planejamento da produção a longo prazo.
Considerando isso, mesmo para o produtor que já tenho o capital reservado para a máquina, vale esse investimento no consórcio e o uso desse dinheiro para outros trabalhos vantajosos.
Preços mais acessíveis para o maquinário
Além de todos esses pontos já mencionados, um dos benefícios mais importantes do consórcio de máquinas agrícolas é o menor preço pago por essas máquinas de qualidade.
Como toda a compra é feito em grupos, e a ideia é realmente de “a união faz a força”, as taxas nos consórcios são bem menores que os juros cobrados no mercado e os prazos de pagamento mais vantajosos do que o investimento feito com o financiamento das máquinas.
O consórcio é só para empresas?
Nem sempre. Existem algumas opções no mercado que permitem ao produtor sem CNPJ investir no consórcio para máquinas agrícolas e pagar mais barato para ter a tecnologia no campo e um maquinário de qualidade.
Onde fazer o consórcio agrícola?
Por ser um investimento considerável para os produtores rurais, uma escolha difícil para alguns agricultores e um ponto tão importante para o sucesso da safra, é SEMPRE IMPORTANTE CONVERSAR COM ESPECIALISTAS SOBRE O CONSÓRCIO.
Antes de tomar qualquer decisão sobre o futuro dos investimentos na propriedade, sempre vale ouvir os conselhos de quem tem muita experiência no setor.
Além disso, existem diferentes consórcios no mercado. Cabe ao produtor estudar e escolher o consórcio agrícola com melhores taxas, formas e prazos de pagamento, além de verificar a quantidade de crédito disponível para cada propriedade.
Lembrem-se de realmente buscar entender a fundo sobre a empresa e de identificar se é uma instituição confiável ou não.
Nós, do Tecnologia no Campo, durante nosso contínuo estudo do mercado agro, conhecemos diversos profissionais competentes e confiáveis que trabalham no ramo de consórcio de máquinas agrícolas há um tempo.
Quer saber mais sobre o consórcio em si e sobre como ele poderia ser aplicado na sua propriedade? Ou quer entender melhor quais são os créditos disponíveis e os prazos necessários para a chegada da máquina?
Nós conseguimos te ajudar!
Preencha seus dados abaixo que vamos te passar todas as informações necessárias de acordo com os melhores especialistas em consórcios de máquinas agrícolas.