4 vantagens da agricultura de precisão: como a tecnologia e empresas de ponta vêm mudando o agronegócio

4 vantagens da agricultura de precisão: como a tecnologia e empresas de ponta vêm mudando o agronegócio

StarkSat

A agricultura de precisão já é um termo comum entre os envolvidos na rede produtiva do agronegócio. Transcendendo a ideia de somente máquinas tecnológicas, esse termo quer dizer muito sobre o controle dos dados pelo produtor, que o permite tomar decisões mais eficientes e inteligentes.

Embarcado na essência desse termo, diversas empresas já ajudam os produtores brasileiros com tecnologias de ponta.

Separamos esse artigo especial, em parceria com a StarkSat, para listar 4 vantagens da agricultura de precisão que vêm mudando os resultados e a vida dos agricultores.

Saiba mais sobre a StarkSat e suas vantagens para o produtor rural!

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a StarkSat e suas vantagens para o produtor rural!

SAIBA MAIS

1 – Aumento da produtividade em cada talhão

Não é necessário ser um produtor rural experiente para saber como diferentes porções de terra podem ter taxas de produtividade discrepantes entre si. Alguns fatores são os principais responsáveis por essa diferença, como:

  • Variação no clima;
  • Variação na umidade;
  • Variação na temperatura do solo;
  • Variação da fertilidade do solo

Pensando nesse cenário, pode-se tirar uma conclusão que parece óbvia: devemos tratar as diferentes regiões que têm características diversificadas com abordagens customizadas a cada uma delas. Mesmo assim, o que acontece na agricultura tradicional se mostra bem diferente disso.

Desde a aplicação de sementes, passando pela irrigação e pela aplicação de defensivos, tudo era – e ainda é, na maioria das propriedades – tratado da mesma maneira. E o resultado?

Produtividade variável e abaixo da média histórica que pode-se ter na mesma sub-região.

A agricultura de precisão chegou para resolver esse problema.

Ao mapear as características do solo de um talhão, entendendo sua umidade, temperatura, clima e outras informações, é possível que o produtor trate da melhor forma cada pedaço de terra, aproveitando ao máximo sua lavoura.

Um exemplo da agricultura de precisão aplicada ao mercado é o Agro-Eye. Com essa tecnologia, é possível colher as informações da lavoura a cada 5 dias por meio de imagens de satélite.

Ao analisar essas informações, o produtor rural pode usar outra tecnologia, como o Stark-Fert, para saber a combinação ideal de fertilizantes e suas taxas de aplicação para suas plantações, desde o plantio até o desenvolvimento dos cultivares.

Saiba mais sobre a StarkSat e suas vantagens para o produtor rural!

SAIBA MAIS

2 – Insumos não são desperdiçados

Não só com o aumento da produtividade a agricultura de precisão pode ajudar os produtores rurais. Da mesma maneira que tratar os talhões como se tivessem as mesmas características pode prejudicar a quantidade produzida na lavoura, uma grande quantidade de insumos pode ser desperdiçada.

Defensivos agrícolas e sementes são alguns dos insumos que podem estar sendo jogados no lixo. Para um produtor rural que quer aumentar a receita líquida, a redução de custos é sempre uma oportunidade a ser considerada.

Por isso, quando se sabe exatamente qual é a quantidade de insumos que um talhão necessita, pode-se obter maior precisão  na aplicação destes e gerar economias de escala para a propriedade rural.

Assim como citado anteriormente, o Stark-Fert é uma das tecnologias no campo mais importantes para o controle das aplicações de fertilizantes, responsáveis por gastos consideráveis durante a safra. A ideia dessa tecnologia é ajudar o produtor fornecendo cronogramas completos de fertilizantes, de acordo com fatores como:

  • estágios de crescimento das plantas
  • características da cultura
  • dados de campo
  • metas de produtividade.

Saiba mais sobre a StarkSat e suas vantagens para o produtor rural!

SAIBA MAIS

Saiba mais sobre a StarkSat e suas vantagens para o produtor rural!

SAIBA MAIS

3 – Menos danos ao solo e ao meio ambiente

Em pleno século XXI, não se pode esquecer do assunto sustentabilidade na agricultura. Não somente por ser um tema muito discutido atualmente, mas muito mais por se tratar de um assunto sério sobre o futuro da humanidade.

A previsão é de que, até 2050, mais de 10 bilhões de pessoas habitem o planeta, e a agricultura é uma das áreas de negócios mais importantes para ajudar a resolver a questão da segurança alimentar e o problema da fome no mundo.

Pensando nesse cenário, um produtor que consegue gerar uma maior produtividade num mesmo espaço de terra, além de conseguir diminuir o uso de insumos agrícolas, é um produtor que contribui para a agricultura sustentável.

Sendo assim, o uso de tecnologias da agricultura de precisão contribuem para tornar o negócio mais produtivo e sustentável.

4 – Acompanhamento em tempo real

Mesmo estando inserido em outros pontos já abordados nesse artigo, não citar o acompanhamento de dados em tempo real seria uma injustiça com a agricultura de precisão.

Com o auxílio das tecnologias citadas acima, o produtor rural consegue ter acesso à informações em tempo real ou com uma periodicidade hábil para tomar decisões mais rápidas.

Dessa maneira, o produtor não tem que esperar o fim da colheita para poder fazer ajustes ou aplicar insumos com a finalidade de corrigir alguns aspectos do desenvolvimento das plantas.

A ideia é poder sempre melhorar o trabalho com incrementos na eficácia da aplicação de fertilizantes e até identificar pragas ou surtos de doenças em menor tempo para resolver o problema mais rapidamente

O Stark-Fert, por exemplo, é capaz de identificar e alertar o agricultor sobre o desequilíbrio de nutrientes, riscos de salinidade, incompatibilidade de fertilizantes, problemas de qualidade da água e uso atual e futuro do fertilizante. Além disso, o programa dá ao produtor maneiras de obter maior produtividade em cada colheita.

Como se pode ver, para um produtor antenado, ter conhecimento das possibilidades para sua lavoura não é mais uma oportunidade, mas uma obrigação.

Quer saber mais sobre as tecnologias disponíveis no mercado que podem ajudar a sua propriedade a dar cada vez mais lucros? Saiba mais aqui!

Descubra quais capins ensilar e suas vantagens nutricionais
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Descubra como produzir silagem de milho com qualidade
MAIS PUBLICAÇÕES