Trator autônomo: fique por dentro de tudo sobre uma das tecnologias mais importantes para o futuro da agricultura

Trator autônomo: fique por dentro de tudo sobre uma das tecnologias mais importantes para o futuro da agricultura

O trator autônomo é um veículo agrícola que, sem a necessidade de um operador, gera alto esforço de tração ou torque em baixas velocidades, com o objetivo de ajudar o produtor em atividades na lavoura.

Tecnologia no Campo

Os tratores agrícolas representam para o produtor rural um importante maquinário para o sucesso da safra. Por isso, empresas referências no setor se importam e investem bilhões anualmente para o desenvolvimento de novas tecnologias. Daí o sucesso e a importância tão grande do trator autônomo.

Separamos esse post completo com tudo que você precisa saber sobre os tratores autônomos. Aqui você vai encontrar:

  • O que é um trator autônomo
  • História dos tratores autônomos
  • Como funciona um trator autônomo
  • Preço dos tratores autônomos
trator autonomo

O que é o trator autônomo

O trator autônomo é um veículo agrícola que, sem a necessidade de um operador, gera alto esforço de tração ou torque em baixas velocidades, com o objetivo de ajudar o produtor em atividades na lavoura.

Para ter a capacidade de ser autônomo, esse tipo de trator é programado para realizar suas tarefas agrícolas, se locomover, decidir a sua velocidade e evitar obstáculos sem a presença de um humano dentro de sua cabine.

A tecnologia dos tratores agrícolas pode fazer com que eles façam suas atividades seguindo e agindo da mesma maneira que um trator operado manualmente em sua frente ou que esse trator autônomo seja controlado por tablet ou outros meios remotamente.

História dos tratores autônomos

Frank Andrew foi o primeiro a inventar um trator sem motorista, em 1940, quando colocou um roda fiz no centro da sua lavoura e o fixou a um braço de direção de seu trator.

Até 1994, mesmo com algumas tentativas de marcas renomadas, como a Ford, nada evolui no mercado de tratores autônomos. Nesse ano, engenheiros do Instituto de Pesquisas Silsoh desenvolveram um sistema de análise de imagens, que foi usado para guiar um pequeno trator sem motorista.

A partir daí, novas tecnologias foram chegando. Com o avanço da agricultura de precisão, os GPS agrícolas e outras novas ferramentas foram incorporadas ao dia a dia do produtor. Ao longo desse tempo, essas tecnologias foram incorporadas nos tratores agrícolas.

Os tratores autônomos foram, inicialmente, criados para sempre seguir um trator principal com um motorista. Com isso, um motorista poderia fazer o dobro do trabalho usando a tecnologia. Mesmo assim, a partir de mais pesquisa e investimento, alguns tratores já podem ser controlados remotamente.

Como funcionam os tratores autônomos

Os tratores autônomos aproveitam de diversas tecnologias já presentes em outros aparelhos para terem melhores resultados na lavoura. Sistemas de telemetria, sensores, câmeras, GPS agrícola, possibilidade de controle remoto e facilidade de comunicação são algumas das tecnologias embutidas.

Sendo assim, os sistemas presentes hoje em dia permitem ao operador monitorar remotamente o trabalho já programado dos tratores autônomos. O operador pode controlar e ajudar toda essa atividade usando um computador ou um tablet.

Para começar o trabalho, o operador deve adicionar ao sistema os limitadores físicos na lavoura, com o objetivo de garantir a segurança na operação. Após essa etapa, é necessário planejar a rota de campo mais eficiente para as máquinas autônomas, pensando nos quesitos tempo de operação, trabalho ao operador e gasto com combustíveis.

Ao controlar todo o trabalho remotamente e poder aplicar melhorias nesse processo, decisões são tomadas mais rápida, e uma maior eficiência no campo é gerada.

O quesito segurança também é muito aplicado quando falamos em máquinas agrícolas. Estudos da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostram que as atividades agrícolas e a utilização de máquinas agrícolas estão entre as três atividades mais perigosas para os trabalhadores.

Além de enviar notificações ao operador caso algum recurso crítico deve ter as atenções voltadas à ele, como combustível acabando, qualquer problema mais sério com as funcionalidades da máquina já faz com que esta pare automaticamente.

Outro ponto bem interessante dos tratores autônomos é que, como podem ser controlados remotamente pelo operados, vários tratores autônomos podem ser colocados em funcionamento no campo  ao mesmo tempo, mesmo que em tarefas distintas.

Um dos exemplos de sucesso mais conhecidos no mundo dos tratores autônomos, é o modelo sem cabine da Case IH. Lançado na Agrishow de 2017, esse modelo vem ganhando cada vez mais repercussão no mundo agrícola.

O vídeo abaixo, publicado pela Marcas e Máquinas mostra o lançamento desse trator no evento.

Outras marcas referência no uso de tecnologias no campo, como a New Holland, não ficaram para trás quando falamos de tratores autônomos, e também já criaram as suas versões próprias.

Até algumas empresas menos famosas no Brasil, como a japonesa Kubota, já estão investindo nesse tipo de tecnologia.

Para o futuro dessas máquinas agrícolas, alguns planos já estão sendo feitos. A ideia é que eles vão utilizar da inteligência artificial no agronegócio para, de acordo com as características meteorológicas do solo, escolher as ações dos tratores autônomos. Por se tratar de tecnologia bem avançada, essas escolhas vão produzir um efeito e ações melhores do que as tomadas pelo homem.

Preço de um trator autônomo

Com o avanço cada vez mais rápida da tecnologia dos tratores autônomos, esse recurso vem se tornando cada vez mais acessível aos agricultores.

Além de mais funcionalidades, os tratores estão cada vez mais baratos. No caso da Case IH, referência no segmento, o preço dessas máquinas agrícolas variam entre R$600 mil e R$1,2 milhões, dependendo do modelo.

Quer saber mais sobre como essas máquinas podem ajudar a sua fazenda e sobre as condições para a compra? Fale conosco!

Temos parceiros em todo Brasil que podem te passar as melhores ofertas.

Gostou do nosso conteúdo? Não deixe de comentar e compartilhar nas redes sociais. Se quiser saber sobre algum assunto relacionado ao agronegócio não deixe de nos avisar também.

Sustentabilidade na Agricultura
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Entenda tudo sobre Drones na Agricultura
MAIS PUBLICAÇÕES