Sistema Voisin: conheça o sistema que integra solo, pastagem e gado

Sistema Voisin: conheça o sistema de pastoreio racional que integra solo, pastagem e gado

Sistema Voisin: conheça o sistema de pastoreio racional que integra solo, pastagem e gado

Sâmila Delprete |Tecnologia no Campo

O Sistema Voisin ou Pastoreio Racional Voisin busca recuperar a relação estreita do produtor com seus animais, pastagem e solo. A compreensão das quatro leis universais do Sistema Voisin podem promover um aumento da produtividade, preservando os recursos forrageiros e elevando gradativamente a fertilidade do solo.

Você vai ver nesse post:

  • O que é Sistema Voisin?
  • Por que utilizar o Sistema Voisin?
  • As 4 leis universais do Sistema Voisin.
  • Vantagens do Sistema Voisin.
  • Como aplicar o Sistema Voisin?

O que é o Sistema Voisin?

O Sistema Voisin (lê-se: voazan) é um método de manejo que busca integrar animal, pastagem e solo. O nome do sistema é em homenagem ao pecuarista, cientista e professor francês André Voisin.

O Sistema Voisin existe desde 1957 e é reconhecido atualmente como base para o manejo sustentável das pastagens. No Brasil, começou a ser implantado em 1964.

É um método de produção que se encaixa na categoria das práticas agroecológicas, por buscar o equilíbrio entre os três elementos citados anteriormente: solo – pastagem – gado, de modo que cada um tenha efeito positivo sobre os outros dois. Consiste no pastoreio direto e em rotações de pastagens.

O homem interfere no sistema por meio da subdivisão da área de pastagem em piquetes, possibilitando o direcionamento do gado para os piquetes que apresentem o tempo de repouso (período de descanso) adequado. Isto permite que a forrageira (capim) recupere suas reservas de raízes para crescer novamente após o pastejo.

sistema voisin

Por que utilizar o Sistema Voisin?

A base da alimentação dos ruminantes (como os bovinos, ovinos e caprinos) e também de não ruminantes (como os equinos) é a forragem (capim). A forrageira se desenvolve por meio da fotossíntese e dos nutrientes presentes no solo.

O Sistema Voisin visa promover através do manejo o beneficiamento do solo pelo aumento da concentração de esterco e urina, para elevação do teor de matéria orgânica.

No Sistema Voisin, não utiliza-se adubos químicos, sendo assim uma alternativa de manejo para os produtores que pretendem produzir alimentos orgânicos (leite e carne orgânicos, por exemplo).

As 4 leis do Pastoreio Racional

O Sistema Voisin apresenta quatro leis, denominadas Leis Universais do Pastoreio Racional. Estas leis devem ser colocadas em práticas para garantir o sucesso do sistema. As duas primeiras leis são relacionadas à pastagem, enquanto as duas últimas, ao incremento da produção animal.

  1. Lei do repouso:

Para que o pasto expresse sua máxima produtividade, é fundamental que haja um período de descanso, no qual os animais não irão pastejar a forrageira.

O período de descanso visa promover que a forrageira armazene reservas em suas raízes para um rebrote adequado.

O tempo de descanso ótimo varia de acordo com a espécie da forrageira, a estação do ano, as condições climáticas e a fertilidade do solo.

  1. Lei da ocupação:

A segunda lei complementa a primeira. O período de ocupação de cada parcela deve ser o suficiente para os animais rebaixarem o pasto, porém sem que consumam o “rebrote”.  Na prática, o Sistema Voisin sugere um ou dois dias de ocupação, com alta carga animal.

  1. Lei do rendimento máximo:

É importante permitir que animais de categorias mais “exigentes” possam colher a maior quantidade e melhor qualidade da forrageira, visando seu adequado desenvolvimento.

Este é o princípio básico de uma das modalidades do pastejo rotacionado, o pastejo primeiro-último ou ponta-repasse, onde são utilizados dois grupos de animais, onde o grupo com maior exigência nutricional pasteja primeiro (ponta) e outro grupo de menor exigência nutricional pasteja o mesmo piquete posteriormente. Por exemplo, vacas em lactação entram primeiro no piquete, consumindo a parte superior das plantas (mais nutritiva) e vacas secas entram depois.

  1. Lei do rendimento regular:

A lei do rendimento regular afirma que o desempenho máximo de um animal é alcançado no primeiro dia de pastejo. Os rendimentos diminuem à medida que os animais permanecem pastejando a parcela, pois os animais passam a consumir menos folhas (maior valor nutritivo) e passam a consumir mais caules (menor valor nutritivo).

Vantagens do Sistema Voisin

O Sistema Voisin apresenta os seguintes pontos positivos:

  • Melhoria da qualidade ambiental, pela não utilização de adubos químicos e agrotóxicos;
  • Melhoria da qualidade e produtividade da pastagem, pela implementação de um manejo de pastagem mais adequado, com períodos de descanso e ocupação;
  • Pode promover o aumento da microbiota do solo;
  • Devido ao manejo da pastagem pode reduzir erosões no solo.

Como aplicar o Sistema Voisin?

Antes de qualquer coisa, é fundamental saber que o Pastoreio Racional Voisin, se encaixa na categoria das práticas agroecológicas. Como relatado anteriormente, visa promover um equilíbrio entre três elementos, pastagem – gado – solo.

Para implementar o Sistema Voisin na sua propriedade, você precisará dividir a pastagem em piquetes, em número suficiente para atender o período de ocupação e de descanso pré-determinados.

Como sempre, é prudente buscar a consultoria de profissionais qualificados para tal, como os Zootecnistas. Estes profissionais irão, por exemplo, dimensionar o tamanho necessário para os piquetes conforme a carga animal e recomendar o período de ocupação e descanso ideal para cada forrageira.

Como disse Jurandir Melado, uma das referências no tema: “Antes de se tornar um bom produtor de carne ou de leite, o pecuarista precisa se tornar um excelente produtor de capim”.

Saiba tudo sobre o GPS Agrícola
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Entenda tudo sobre Drones na Agricultura
MAIS PUBLICAÇÕES
2019-02-02T22:03:42+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment