

A intenção de qualquer gestor agrícola é expandir sua produção, principalmente com produtos que tenham pouca oferta e bastante demanda. Entenda tudo sobre o processo de plantio de melancia e analise essa opção!
Um dos fatores para que a melancia tenha pouca oferta é que, para realizar a sua produção, é necessário um maior rigor técnico que a média.
Mas o que seria rigor técnico na agricultura? Explico: é o conjunto de informações referentes ao ambiente da lavoura, e que sejam relevantes para a produção de uma determinada mercadoria agrícola.
Alguns produtos agrícolas podem ser desenvolvidos com poucas informações sobre o solo (químicas e biológicas), ambientais e climáticas (quente, frio, úmido, seco), já outros, não. E esse é exatamente o caso do plantio de melancia.
O plantio de melancia é um processo um pouco mais complexo em comparação aos outros plantios de frutas. E, vendo essa complexidade, decidimos criar um artigo com as principais informações para o início de uma plantação de melancia.
Antes de mais nada, alguns critérios devem ser analisados para iniciar o plantio de melancia.
Conforme dito anteriormente, a melancia é uma fruta um pouco mais difícil de ser plantada adequadamente. Portanto, dividimos os critérios na ordem em que devem ser analisados e implementados para que você, produtor ou engenheiro agrônomo, possa executar um plantio de melancia eficaz na sua fazenda.
Deve-se atentar, antes de tudo, para a época de plantio de melancia, pois trata-se de um dos fatores majoritários que podem impactar na sua lavoura.
Resumidamente, nas regiões de clima frio, o plantio de melancia pode ser feito entre outubro a fevereiro. Já nas regiões de clima ameno, pode ser feito entre agosto a março. E nas regiões de clima quente, durante o ano todo. Porém, neste último caso, deve-se levar em conta a importante ressalva de que o plantio deve ser realizado com o uso extenso da irrigação.
O clima é um fator importante. Podemos dizer que, para o plantio de melancia, o clima mais adequado é: sem chuvas intensas e que o clima esteja variando entre 18 ºC a 25 ºC.
As regiões de baixa altitude, em razão do clima propício (seco e quente) são as mais propícias para o plantio de melancia.
Inclusive, é possível manter a produção da fruta nessas regiões, mesmo quando em outras regiões não é possível a sua continuidade. Esse é um fato importante, já que são nessas situações que se estabelece uma alta demanda e uma baixa oferta, favorecendo os produtores que estão situados nas regiões de baixas altitudes.
Você leu certo. As abelhas possuem papel fundamental no bom desenvolvimento do plantio de melancia. Isso pois elas realizam a polinização das pequenas flores amarelo-esverdeadas que nascem do caule da fruta. Portanto, é recomendado que o produtor instale de duas a três colmeias por hectare, próximas à lavoura.
Definidos os fatores decisivos, como o solo, o clima e a região em que será iniciado o plantio, devemos definir o espaçamento para a semeadura.
O espaçamento pode variar entre 3m (entre as linhas) x 1m (entre as covas), 3m x 2m ou, ainda, 3m x 3m.
Segundo a Embrapa, quanto maior o espaçamento para a semeadura de melancia, melhor. Isso melhora a ventilação da cultura, diminui a propagação de doenças e o ataque de pragas. Além de auxiliar nesses pontos, uma semeadura bem espaçada também facilita o trabalho das abelhas.
Quanto mais bem feitas e adubadas forem as covas, melhor as melancias se desenvolverão. Cada cova, por sua vez, deverá possuir a profundidade de dois dedos (4 cm).
Para fazer a semeadura, após ter cavado (de preferência com um enxadão), regue, ponha 4 sementes de melancia e tampe o buraco.
A irrigação é um dos pilares para que sua lavoura dê certo. Vale dizer, antes de qualquer coisa, que o excesso de água faz com que a melancia perca sua qualidade, deixando-a sem gosto. Portanto, para que sua produção seja eficaz, faça o seguinte:
Entre 80 a 110 dias após o plantio, a melancia estará pronta para ser colhida. Você irá perceber, também, que chegou a hora da colheita quando a terra embaixo dela estiver amarelada.
Observação importante: ao colhê-la, deixe o talo na fruta para que ela não apodreça!
Existem alguns tipos de melancias híbridas espalhadas pelo mundo. Por isso, reunimos aqui as 3 principais espécies. Leia sobre elas a seguir.
A melancia se chama “sem sementes” mas, na verdade, as sementes existem. Entretanto, são muito pouco desenvolvidas e perceptíveis.
Essa espécie se originou no Japão, tendo nascido do cruzamento entre plantas de diferentes constituições genéticas.
Vale dizer, também, que a produção desse tipo de melancia no Brasil ainda é pequena, mas está em expansão. Ela está sendo, então, aprimorada pela Embrapa.
A melancia de polpa amarela, também conhecida como melancia japonesa ou kodama, é um tipo relativamente menor (seu peso varia de dois a quatro quilos). Elas têm como característica a polpa cor amarelo canário e possuem um sabor diferenciado.
A melancia de polpa branca, ou melancia forrageira, foi introduzida no Brasil colônia e hoje já é bastante comercializada.
Esse tipo de melancia possui casca mais dura que as outras e sua polpa é consistente. Além disso, apresenta baixo teor de sacarose, o que a torna sem sabor.
Gostou de saber sobre o processo de plantio de melancia e seus variados tipos? Que tal, então, dar uma olhada no nosso post sobre fertirrigação para desenvolver ainda mais a sua lavoura de melancia? Bom cultivo!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.