Gliricídia

Gliricídia: conheça a árvore que pode potencializar sua produção no campo!

Existem diversas plantas com um grande potencial agropecuário. Uma delas é a gliricídia (Gliricidia sepium), uma leguminosa com propriedades que podem dar suporte aos produtores.

A árvore ainda é pouco conhecida no Brasil, é mais comum encontrá-la no México e na América Central. A gliricídia é conhecida nessas regiões como madre de cacau, coiote e mata ratom. 

Tradicionalmente utilizada para sombrear cafezais e cacaueiros, ela também pode ser encontrada como suporte em plantações de cacau, café, chá e baunilha. No entanto, existem diversas vantagens na implementação dessa planta também em solos brasileiros.

O uso da gliricídia na agricultura é principalmente na alimentação animal. Entretanto, ela mostrou um bom desempenho também em algumas outras funções. Quer saber mais sobre essa planta que traz benefícios ao solo e ao pasto? Continue a leitura e confira as diversas vantagens que ela pode entregar para o produtor agropecuário.

O que é a Gliricídia?

A gliricídia é uma árvore de porte médio, que pode atingir no máximo 15 metros de altura, e 30 a 40 centímetros de diâmetro do caule. O nome gliricídia vem do latim glis (rato) e caedo (matar). É, então, uma referência ao uso popular do pó da casca, que é utilizado como veneno para ratos.

Trata-se, portanto, de uma leguminosa que produz biomassa rica em nitrogênio. Por isso, ela é capaz de substituir total ou parcialmente o uso de fertilizantes nitrogenados. 

Além disso, ela serve para adubação verde e fornece alimento de qualidade para o pasto, exceto para cavalos e mulas, pois a planta pode ser tóxica para esses animais. No entanto, pode ser utilizada como forragem para bovinos, ovinos e caprinos, já que ela fornece proteínas e nutrientes necessários para esses animais.

Contudo, essa é uma planta que se reproduz rapidamente através de sementes ou com o uso de estacas. A gliricídia também é resistente aos períodos de seca, produzindo forragens mesmo em condições de deficiência hídrica.

Principais benefícios da implementação da Gliricídia no campo

A gliricídia pode ser uma grande aliada da produção agropecuária. Confira, por fim, algumas vantagens de utilizá-la no campo:

  • Pode ser utilizada como forragem para bovinos, ovinos e caprinos, fornecendo uma alimentação animal altamente nutritiva, com as proteínas necessárias. Isso significa uma redução de até 70% do uso da soja, que representa um custo alto na ração animal;
  • O uso da gliricídia também é comum em lenha, adubo verde e consórcios agroflorestais;
  • Serve como cerca viva para o pasto, proporcionando uma economia em estrutura para a contenção do gado;
  • É uma planta que pode ser podada várias vezes, pois o rebrotamento ocorre de forma eficiente;
  • Melhora a fertilidade do solo, fornecendo nutrientes que podem reduzir a necessidade do uso de fertilizantes químicos;
  • Se desenvolve bem em diversos tipos de solos, pois tem a capacidade de suportar as adversidades climáticas. Ela pode suportar períodos de seca de até oito meses;
  • Atrai abelhas e insetos polinizadores, além de abrigar pássaros em seus galhos.

Possíveis consórcios com a Gliricídia

É possível fazer o consórcio entre a gliricídia e alguns tipos de gramíneas. Experimentos realizados pela Embrapa mostraram um aumento significativo na produção de milho em consórcio com a gliricídia, sem o uso de fertilizante mineral. 

Além do milho, a gliricídia também obteve um bom desempenho em consórcio com coqueiros híbridos, onde a planta foi utilizada como adubação verde. Todavia, ela também pode ser integrada ao capim elefante e até aos troncos de bananeiras.

Curiosidades sobre a Gliricídia

Apesar de ser uma árvore que sobrevive ao fogo e é altamente resistente à seca, a gliricídia não se desenvolve bem em períodos de geadas. Isso porque ela apresenta um melhor desempenho em períodos quentes ou secos.

Além disso, para utilizá-la na alimentação animal ou como adubo verde, as podas podem começar aos 2 anos de idade. A vantagem disso é que a gliricídia é uma opção de custo inferior à ração de soja, o que gera uma economia ao produtor.

É importante lembrar, entretanto, que para qualquer tipo de plantação, inclusive de árvores, é necessário ter um solo adequado, rico em nutrientes e microorganismos benéficos para as plantas.
Gostou de saber mais sobre as vantagens da gliricídia para o produtor agropecuário?  Então aproveite para ler também o nosso artigo sobre Solo Fértil e confira algumas dicas importantes para cuidar da própria terra.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.