Atualmente, o Brasil se tornou o maior produtor de soja do mundo, superando os Estados Unidos. De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de soja no Brasil alcançou a marca de 123,2 milhões de toneladas, sendo essa a maior quantidade da história. Por isso, é importante que os produtores se dediquem para realizar a colheita da soja de forma eficiente.
O ciclo de produção da soja exige alguns cuidados para garantir a boa produtividade do grão no momento da colheita. É necessário, por exemplo, que o produtor esteja preparado para lidar também com as possíveis pragas na soja. Isso porque elas podem prejudicar a qualidade do produto final.
Sendo assim, é importante se planejar para que a soja seja colhida de maneira eficiente, garantindo uma boa rentabilidade. Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!
Como realizar a colheita da soja?
O processo de colheita da soja é um dos momentos do cultivo que exigem mais atenção do produtor. Isso porque se a colheita dos grãos não for realizada no momento certo, isso pode acarretar na redução da produtividade, e consequentemente, num menor preço do produto final no mercado.
As condições de chuva em excesso, por exemplo, podem fazer com que os grãos mofem ou criem brotos dentro das vagens. Portanto, é fundamental que a colheita seja planejada com antecedência, para evitar que a soja fique exposta às condições climáticas que possam prejudicar a sua qualidade. Além disso, as máquinas devem estar devidamente reguladas, para que não haja perda do produto.
Uma prática muito comum entre os produtores de soja é a dessecação. Esse processo auxilia na secagem dos grãos no campo, antecipando o momento da colheita da soja. Além disso, a dessecação proporciona o controle das pragas e a redução de impurezas, evitando plantas com vagens verdes. No entanto, é necessário que ela seja feita de forma organizada para evitar a incidência de fungos e a abertura dos grãos.
Máquina colhedora
A máquina colhedora é uma forma de mecanização agrícola composta por quatro processos: corte, trilha, separação e limpeza. É um artifício que facilita a escala da produção, entretanto é importante se certificar de que as máquinas de colheita sejam ajustadas corretamente.
A velocidade reduzida de uma máquina colhedora de soja pode atrasar a colheita e o plantio das próximas safras, por exemplo. O ideal, então, é que as máquinas operem entre 4 km/h e 6,5 km/h. Se passar disso, é possível ocorrer a quebra dos grãos.
Também é importante que a umidade local esteja adequada para evitar outros problemas como o embuchamento. Além disso, o molinete, equipamento responsável por recolher a soja, deve estar na velocidade ideal para que os grãos não sejam expulsos da máquina.
Passo a passo para a colheita
Para garantir a colheita eficiente, é necessário que o produtor siga alguns passos importantes que irão resultar na qualidade da soja. São eles:
- Planejamento do plantio e da colheita, garantindo que tudo seja realizado no momento certo;
- Manejo fitossanitário e preparo do solo para evitar doenças e pragas da soja;
- Acompanhamento do processo de maturação da soja;
- Dessecação para a colheita;
- Revisão do maquinário: colhedoras, tratores e caminhões devem ser revisados para evitar problemas durante o processo;
- Velocidade da colheita mecanizada entre 4 km/h e 6,5 km/h, evitando possíveis prejuízos;
- Acompanhamento da umidade dos grãos para garantir que a colheita seja iniciada com as melhores condições;
- Transporte e armazenamento dos grãos;
- Registro das informações da colheita. Existem softwares para facilitar esse processo.
Qual o melhor período para a colheita da soja?
O momento ideal para a colheita é quando a soja atinge a maturação fisiológica. Ou seja, quando os grãos irão receber os nutrientes necessários. Nessa fase do cultivo, a planta apresenta vagens com aparência seca e velha, com coloração amarelada.
Além disso, a colheita da soja deve ser iniciada quando a umidade da planta está entre 13% e 15%. Isso porque a umidade abaixo de 13% significa que os grãos estão duros, e, acima de 15%, a soja apresenta grãos macios. Portanto, nesse momento, as sementes estão totalmente desenvolvidas, o que garante a rentabilidade do produto final.
Dicas fundamentais para uma colheita da soja eficiente
Para uma colheita bem sucedida, o processo deve ser realizado corretamente desde o plantio da soja. Portanto, é fundamental que o produtor preste atenção nos seguintes fatores:
- Condições climáticas adequadas: a temperatura ideal para o cultivo da soja, de acordo com a Embrapa, é de 25ºC;
- Conhecimento e monitoramento para controle de possíveis pragas e doenças da soja;
- Período correto para a semeadura;
- Análise do solo: ele deve ser preparado adequadamente, pois a falta de cuidado com o solo pode acarretar no cultivo de ervas daninhas;
- Acompanhamento de um profissional agrônomo para o suporte técnico.
Agora, você já sabe como deve ser realizada a colheita dessa leguminosa. Essa produção tem sido altamente lucrativa, portanto, é necessário que a colheita seja realizada sempre da forma correta, o que resulta na melhor rentabilidade do produto final.
Gostou de saber mais sobre o processo de colheita da soja? Então aproveite para ler também o nosso artigo sobre a Consultoria na fazenda. Esse profissional é responsável por orientar o produtor na tomada de decisões, garantindo a maior produtividade, e, consequentemente, maior lucratividade!