Foto de agricultura tirada por um drone representando a Inovação no Agronegócio

Inovação no Agronegócio: conheça as principais tendências que estão revolucionando a indústria do campo

O agronegócio é o setor que mais cresce no mundo. E tem mais: a agricultura brasileira é considerada protagonista no cenário mundial.

A palavra-chave para o sucesso crescente do agronegócio é a tecnologia. Por isso, o setor agrícola está passando por modernizações tecnológicas que estão transformando a realidade da agricultura e pecuária no mundo, permitindo sistemas cada vez mais eficientes, sustentáveis e dinâmicos.

Para saber mais a fundo sobre a inovação no agronegócio, assim como sua importância, as principais tendências tecnológicas dos últimos tempos e os desafios desse processo, continue lendo nosso artigo!

O que é a inovação no agronegócio?

A inovação no agronegócio é um processo que envolve um conjunto de ações e ferramentas que ajudam no desenvolvimento agrícola. Essa modernização está sendo acelerada, principalmente nos últimos anos.

Os principais aspectos da inovação são a sustentabilidade, a profissionalização, a gestão baseada em dados e o uso de novas técnicas na produção. Além disso, esse processo deve combinar conectividade, internet das coisas e agricultura de precisão, sendo as ferramentas digitais as grandes protagonistas dessa revolução.

Dessa forma, tendências em inovação vem surgindo cada vez mais para alavancar ainda mais esse setor e todas as suas cadeias produtivas, facilitando o processo de produção como um todo.

Qual a importância da inovação no setor do agronegócio?

O processo de inovação está permitindo que o agronegócio apresente, cada vez, mais opções tecnológicas, modernas e inovadoras. Isso beneficia tanto os produtores e empresários, quanto os consumidores finais.

O uso da agricultura digital, por exemplo, é um importante processo para a inovação no agronegócio. Seu uso minimiza a incidência de pragas nos campos, prevê o clima com extrema precisão e concentra as informações da fazenda para melhores tomadas de decisões.

A inovação no agronegócio também possibilita atender a necessidade de aumento do rendimento agrícola de modo sustentável. Isso é fundamental para garantir o abastecimento da cadeia produtiva de alimentos no futuro, já que a população mundial continua aumentando e os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação ao que comem.

Além disso, a melhora tecnológica beneficia cooperativas, concessionárias, revendas e outras organizações do agronegócio, aumentando a produtividade e o faturamento dessas empresas de forma significativa, além de reduzir os custos de produção.

Principais tendências em inovação no agronegócio

A busca por uma maior produtividade, qualidade, lucratividade e sustentabilidade está possibilitando o surgimento de tendências em inovação no agronegócio. Confira as principais a seguir.

1. Profissionalização no campo

A profissionalização no campo diz respeito à necessidade de tornar a gestão rural mais profissional, através de uma visão mais estratégica do negócio. Dessa forma, para o desenvolvimento agrícola, é preciso recrutar profissionais cada vez mais capacitados e especializados.

2. Automação

O processo de automação diz respeito à utilização de máquinas e dispositivos que podem potencializar a capacidade do trabalho humano, tornando a gestão mais profissional. Essa automação permitirá a otimização do uso de insumos, de tempo e de recursos na propriedade, reduzindo perdas e melhorando a qualidade dos produtos.

3. Agricultura de precisão

O uso de softwares possibilita o registro de todas as operações realizadas no sistema de produção. É justamente o acesso a todas essas informações que define a agricultura de precisão.

Além de plataformas, são utilizados sensores, câmeras, drones, dispositivos de georreferenciamento, entre outras ferramentas. Todas possuem o objetivo de permitir um maior controle do processo de produção ao produtor rural, otimizando e facilitando as tomadas de decisões e aumentando a produtividade.

4. Inteligência artificial

A inteligência artificial ou computacional consiste em um conjunto de algoritmos programados em máquinas, que possuem a capacidade de solucionar problemas. Dessa forma, esses cérebros eletrônicos têm capacidade de gerar uma série de dados, além de realizarem operações em tempo real. Essa inovação está contribuindo para a revolução do agronegócio.

5. Produção sustentável

A produção sustentável possibilita que haja menos emissão de gases que comprometem o meio ambiente, além do reaproveitamento de insumos para novas produções. Dessa forma, esse tipo de produção foca na responsabilidade social do produtor e, com isso, agrega valor ao produto.

Exemplos de tendências tecnológicas agrícolas

Como exemplo de tendências tecnológicas, temos a agricultura vertical e o marketplace agrícola, que veremos abaixo.

Agricultura vertical

O conceito de agricultura vertical engloba, basicamente, um conjunto espacial destinado para a produção em camadas verticais. Essa técnica é utilizada em locais que não suportam a configuração da agricultura tradicional, principalmente nos grandes centros urbanos, permitindo uma otimização do espaço e aumentando a produção.

Marketplace agrícola

Definido como uma plataforma digital, onde é possível que diferentes lojas anunciem os seus produtos, o marketplace agrícola facilita o processo de compra e venda, tornando o processo mais prático e ágil para vendedor e consumidor.

Graças às tendências que estão surgindo, o agronegócio está se tornando uma ferramenta cada vez mais tecnológica e eficaz. No entanto, a inovação desse setor ainda apresenta alguns desafios e obstáculos, que veremos abaixo.

Desafios na inovação no agronegócio

A inovação no agronegócio ainda encontra algumas barreiras em seu processo, principalmente em relação à conectividade.

Segundo informações divulgadas no Summit Agronegócio Brasil, em 2019, cerca de 50 milhões de hectares na área rural brasileira ainda não possuem acesso à internet. Isso dificulta a coleta, a transmissão e o processamento de dados, consequentemente, o desenvolvimento de soluções nas produções no campo.

Além disso, faltam investimentos para o setor do agronegócio, por parte do governo. Infelizmente, o PIB brasileiro destinado ao desenvolvimento de tecnologia é menor em relação a outros países. Devido a isso, o Brasil ainda carece de recursos tecnológicos.

Por fim, a agricultura tradicional ainda é conservadora no país, fazendo com que haja menos adoção de ferramentas tecnológicas nas propriedades do que deveria.

No entanto, a realidade brasileira está mudando nos últimos anos, e a pandemia pelo COVID-19 foi muito responsável pela aceleração do processo. Portanto, os produtores rurais e empreendedores estão enxergando as vantagens que as tendências em inovação podem trazer para o seu trabalho, e estão aderindo a essas ferramentas cada vez mais.Apesar dos desafios, a inovação no agronegócio permite uma nova forma de olhar o setor agrícola. Para além dos benefícios, o processo de inovação se tornou uma necessidade para o crescimento do setor agropecuário. Se você é interessado por inovação, não deixe de conferir também nosso artigo sobre digitalização do agronegócio!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.