Marketplace no agronegócio

Marketplace no Agro: como o mercado digital pode te ajudar

As relações de compra e venda estão em constante mudança nos últimos anos. Com o auxílio da tecnologia, os produtos podem ser vendidos pela internet com mais facilidade e eficácia.

No agronegócio, esse tipo de venda está crescendo cada vez mais, e é uma excelente forma para os produtores ganharem mais visibilidade e escalarem o seu negócio. Dentro desse setor, essa forma de vender possui um nome: o Marketplace Agrícola.

Para saber melhor o que é um Marketplace Agro e entender como ele pode te auxiliar, continue lendo esse artigo!

O que é um Marketplace Agro?

O conceito de Marketplace chegou ao Brasil em 2012, e pode ser definido basicamente como uma plataforma digital onde é possível que diferentes lojas anunciem os seus produtos. Alguns exemplos de Marketplace conhecidos nacionalmente são o Mercado Livre, a OLX e as Lojas Americanas.

Já o termo Agro, abreviação de Agrícola, é usado para sites segmentados, possibilitando conectar compradores a fabricantes e distribuidores do agronegócio. Neles, são oferecidos produtos específicos desse setor.

Quase tudo pode ser vendido neste tipo de plataforma. Alguns exemplos de produtos encontrados são grãos, sementes, insumos, equipamentos, serviços, máquinas e até mesmo crédito rural e fazendas. Um exemplo de Marketplace Agro é o MF Rural.

Como um Marketplace Agro pode te ajudar?

O Marketplace Agrícola facilita o processo de compra e venda, tornando o processo mais prático e ágil. Isso ocorre porque a plataforma coloca no mesmo lugar todos os envolvidos no processo, facilitando a comunicação entre essas pessoas.

Além disso, o consumidor consegue navegar por diversas lojas em um só site, assim como pesquisar preços e negociar de forma mais objetiva. Assim, com apenas um clique é possível realizar pesquisas e ter acesso a diversas marcas presentes no mercado, facilitando a tomada de decisão do cliente.

Com a internet, é comprovado que 60% a 70% da decisão de compra já foi tomada quando o cliente vai comprar algum produto. Dessa forma, o Marketplace Agro barateia e facilita o processo de compra, assim como ajuda na aproximação do vendedor com o cliente, aumentando o grau de confiança.

O uso da tecnologia por produtores rurais

De acordo com a ABMRA Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, 39% dos produtores rurais possuem acesso à internet. Além disso, desses produtores, 93% têm um perfil no Facebook.

Já segundo uma pesquisa da Embrapa — Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, um levantamento realizado entre 1975 e 2015 mostrou que os avanços tecnológicos foram responsáveis por 59% do crescimento do valor bruto da produção agrícola, ficando à frente do trabalho, responsável por 25%, e da terra, por 16%.

Junto com a tecnologia cada vez mais eficaz na produção e divulgação dos produtos, esses dados nos mostram que o agronegócio atual está alinhado às novas tecnologias. Dessa forma, o Marketplace Agro é uma excelente opção para facilitar o processo de compra e venda entre produtores rurais e clientes.

Benefícios do mercado digital para o agronegócio

A utilização do mercado digital é muito vantajosa para o agronegócio, já que auxilia ambas as partes: os vendedores e os compradores. Os principais benefícios estão listados abaixo.

Maior alcance de clientes

Como a internet não tem fronteiras, com o Marketplace, é possível que um vendedor expanda seu negócio para além de dentro de sua cidade, aumentando sua participação no mercado. Dessa forma, é possível conquistar clientes a nível nacional.

Aumento do potencial de vendas

No mercado digital, é possível que a divulgação do produto chegue a um maior número de possíveis clientes. Além disso, quanto mais visualizações um produto tem, maior a chance de ser comprado. Isso possibilita o aumento de vendas dentro da plataforma.

Baixo custo

Vender em um Marketplace Agrícola custa menos do que investir no seu próprio e-commerce, além de não ser necessário pagar pela divulgação dos produtos. Também, a manutenção e a infraestrutura, como por exemplo, servidores, gateways de pagamento e sistemas antifraude, ficam a cargo da plataforma.

Tem público segmentado

Como o Marketplace Agro é uma ferramenta segmentada, os visitantes da ferramenta estão de fato interessados nesse tipo de produto, e consequentemente vão encontrá-lo com mais facilidade. Portanto, ter um público segmentado traz melhores resultados para o negócio pois aumenta as chances de venda, melhorando a performance dos anúncios e dos produtos.

Posicionamento e fortalecimento da marca

O marketing digital, junto com as tecnologias da informação, possibilita gerir recursos, controlar os custos e alavancar as vendas. Com isso, é possível fortalecer a marca de um produto, diferenciando o vendedor digital da concorrência. 

Melhor interação com o público-alvo

No Marketplace, o cliente consegue realizar a pesquisa, a compra e o acompanhamento da transação do seu produto. Além disso, o cliente está alinhado com os sites pesquisados, já que ambos fazem parte de um grupo segmentado. Com isso, é possível ter um relacionamento mais próximo do cliente, possibilitando sua fidelização.

O mercado digital está sendo cada vez mais utilizado dentro do agronegócio

Utilizar a tecnologia no seu negócio traz uma série de benefícios para o vendedor e o consumidor final. O Marketplace Agro é uma opção barata e eficaz para produtores rurais que desejam vender o seu produto para um público-alvo segmentado, já que aumenta o alcance de clientes, e consequentemente o potencial de vendas.Se você é um agricultor buscando saber mais formas de alavancar o seu negócio, leia também o nosso texto sobre o Plano Safra que pode te ajudar com crédito para custeio!

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