Cavalo Appaloosa

Cavalo Appaloosa: origem, pelagem, preço e informações sobre a raça!

Cavalos malhados existem há milênios e, inclusive, já eram representados nas famosas pinturas rupestres. Mas o cavalo appaloosa, uma raça tipicamente americana que faz muito sucesso, sobretudo, por sua pelagem diferenciada, tem conquistado muitos corações ao redor do mundo!

Quer saber mais sobre o cavalo Appaloosa? Então você está no lugar certo, pois preparamos um conteúdo muito especial para você! Confira a seguir:

  • Origem do cavalo Appaloosa;
  • Curiosidades da raça;
  • Cores do cavalo Appaloosa e outas características importantes;
  • Dieta da raça;

Origem do cavalo Appaloosa

Os predecessores do Appaloosa chegaram na América do Norte ainda no início do século XVI, com os exploradores espanhóis. Eles seguiram para o noroeste, onde o povo nativo passou a apreciar e domesticar os animais.

A partir de uma criação bastante peculiar, eles buscavam um cavalo que inteligente, de fácil interação e cuidado e colorido!

A raça ganhou este nome, inclusive, porque está relacionada com o rio próximo a área onde ela foi desenvolvida, o rio Palouse. Inicialmente, eles eram conhecidos como cavalos de Palouse, mas, com o tempo, passaram a ser chamados de Appaloosa.

Após a década de 30, o interesse pelos cavalos Appaloosas cresceram significativamente. Tanto é que, em 1938, foi criado o Appaloosa Horse Club, como uma forma de registrar a raça. Desde então, o AHC se tornou um dos maiores registros de raça de cavalo do mundo!

Para melhorar a raça, ao longo do tempo, ela passou a ser cruzada com o Quarto de Milha, o Puro Sangue Inglês e até mesmo com o cavalo Árabe.

 A raça no Brasil

O primeiro Appaloosa chegou ao Brasil no início da década de 70, pelo criador paulista Carlos Raul Consonni.

Mas foi um criador de Jaú, interior de São Paulo, Jorge Rudney Atalla, quem pode registrar o primeiro exemplar de Appaloosa no Brasil: o Comanche’s Double.

E foi Atalla, junto com Consonni, Persone, Barros Jr., Zonno, Vasques e algumas empresas ligadas ao ramo da Agropecuária que fundaram, em 1977, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Appaloosa, também conhecida como ABCCAppaloosa.

Curiosidades da raça Appaloosa

Os equinos da raça Appaloosa já foram considerados sagrados pelo povo Persa;

Ao redor dos olhos, cavalos Appaloosa possuem uma despigmentação na região ao redor dos olhos e também ao redor da córnea, além do focinho;

A raça foi praticamente perdida no final dos anos 1870. Isso porque, na época, o Governo dos Estados Unidos tentou dominar as terras dos indígenas estadunidenses. Alguns conseguiram escapar e fugir, mas muitos dos Appaloosas foram mortos. Assim, a raça foi quase dizimada.

Cores do cavalo Appaloosa e outas características importantes

A cor base do Appaloosa pode ser ruão vermelho, ruão azul, ruão louro, cinza, palomino, castanho, pardo, pele de gamo, preto, marrom ou louro (escuro ou não).

A pele do Appaloosa é toda manchada com marcas brancas ou pigmentação escura.

Essas marcações ocorrem em todo o corpo em alguns padrões distintos, dependendo da composição genética do cavalo. O registro reconhece vários padrões. Confira, a seguir, os mais comuns:

  • Manta: base branca sólida ou base branca com algumas manchas escuras;
  • Leopardo: como o próprio nome diz, a pelagem padrão leopardo lembram o próprio animal que a nomeia, com o corpo, em geral, branco e cheio de manchas escuras;
  • Nevado: no padrão nevado, a base do animal é escura, mas cheia de manchas brancas, em especial, nas ancas;

Além disso, as crinas e caudas de grande parte desses equinos são bem esparsas. Os cascos, em geral, são listrados em branco e escuro.

Os Appaloosas possuem características únicas. Além de sua aparência extremamente atraente, esses animais são conhecidos por sua robustez e agilidade. Seu comportamento gentil e sua fidelidade também são aspectos que não podem ser deixados de lado.

Confira outras características gerais do Appaloosa:

  • Altura: entre 1,50 e 1,52m.
  • Peso: entre 500 e 600kg.
  • Tipo de corpo: compacto com uma bela construção muscular, padrões de casco coloridos, pele manchada, crina e caudas esparsas, esclera branca.
  • Expectativa de vida: 30 anos
  • Uso: provas, lazer, corridas de curta distância e enduro.

Dieta do Appaloosa

A dieta do Appaloosa precisa ser rica em grama fresca, feno (sempre de qualidade), alguns grãos, frutas e até vegetais. Dependendo do animal, ele também pode precisar de algum tipo de suplementação, em especial de vitaminas ou minerais.

Se o seu animal não puder pastar livremente, vale a pena ficar atento a isso e também à quantidade de alimentação, que varia de acordo com o tamanho do equino e a intensidade de atividades que ele realiza em sua rotina.

Gostou das informações sobre o cavalo Appaloosa? Boa! Leia mais sobre raças de cavalo! Clique aqui.

Você não pode deixar de conhecer o cavalo Campolina. Nós, do Tecnologia do Campo, preparamos um conteúdo pra lá de especial sobre o nosso equino brasileiro!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.