

Você já reparou nos cavalos que os cowboys americanos montam? Em toda a sua agilidade e rapidez? E nos cavalos participantes de desfiles e de vaquejadas?
Características diferenciadas esses equinos precisam apresentar, correto? Por isso, iremos aprofundar sobre a origem e as características do cavalo Quarto de Milha.
Neste artigo, conheça mais sobre a raça de cavalos mais rápida do mundo e esclareça algumas dúvidas!
Os cavalos Quarto de Milha surgiram nos Estados Unidos em 1600, sendo a primeira raça a ser desenvolvida na América. Originários de raças da Arábia e Turquia, os Quarto de Milha resultaram do cruzamento entre garanhões dessas raças com éguas da Inglaterra. Gerando assim, cavalos compactos, com músculos fortes, versáteis e com o poder de correr distâncias curtas com mais velocidade do que qualquer outra raça.
A raça chegou ao Brasil em meados de 1955, quando a Swift-King Ranch (SKR) importou seis cavalos dos EUA para o país, vindos da matriz norte-americana, a famosa King Ranch, no Texas, a maior fazenda dos Estados Unidos.
Conforme vários banqueiros, empresários e pecuaristas conheciam os cavalos Quarto de Milhas, a SKR sofria pressão para vender alguns exemplares. Então, a companhia atendeu a poucos criadores e vendeu um número reduzido de potros.
No Brasil, a raça é muito utilizada em vaquejadas, no nordeste, e trabalhos de campo, no sul do país, concorrendo com o cavalo crioulo.
Possuidores de uma altura média de 1,52 metros, uma cabeça pequena e um corpo forte, os Quarto de Milha possuem como principal característica a versatilidade, podendo executar funções atléticas nas mais variadas modalidades. Eles ostentam, assim, características praticamente exclusivas dentre os demais equinos. Conheça mais sobre cada uma delas abaixo.
A raça possui músculos traseiros fortemente desenvolvidos, garantindo explosivas arrancadas. Os cavalos da raça Quarto de Milha são capazes de atingir velocidades que chegam a mais de 88 km/h, sendo considerada a raça mais rápida do mundo. O recorde atual é de 20 segundos percorrendo a distância de 402 metros (¼ de milha).
São cavalos extremamente inteligentes e de doma fácil. Por possuírem personalidade dócil, o cavalo Quarto de Milha é muito utilizado em desfiles e paradas militares.
Muito utilizado no campo, se destaca pela capacidade de parar abruptamente, o que facilita a lida com gado. Simultaneamente, a habilidade de movimentos, paradas e girar em torno de si mesmo, faz com que ele seja brilhante nas provas de hipismo rural, vaquejada, tambor e baliza, team penning, laço, entre outras.
A pelagem mais comum da raça Quarto de Milha é a de Alazões, caracterizada pela tonalidade avermelhada em todo os seus membros, crina e cauda. O cruzamento entre animais alazões, obrigatoriamente gera produtos alazões. As demais pelagens são:
Em seu padrão racial é permitido possuir pelos brancos em determinadas áreas, contanto que:
Passado disso, já é considerado descaracterização da raça.
A Associação foi fundada em 15 de agosto de 1969, no Parque da Água Branca em São Paulo, onde ainda permanece, com o objetivo de oferecer estrutura para os interessados em investir na criação de animais da linhagem Quarto de Milha.
A entidade oferece estímulo para a criação de cavalos dessa raça em todo o território nacional, por meio da promoção de eventos e apoio a associações afiliadas cujo objetivo seja a preservação da mesma.
Esperamos que com este artigo você tenha sanado alguma de suas dúvidas. Aproveite e também aprenda a como andar a cavalo com segurança!
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.