Tipos e Programas de Crédito Rural: os melhores para sua propriedade

Tipos e Programas de Crédito Rural: saiba qual é o ideal para sua propriedade

Tipos e Programas de Crédito Rural: saiba qual é o ideal para sua propriedade

Tecnologia no Campo

O Crédito Rural pode ser resumido como uma série de empréstimos e financiamentos oferecidos pelo governo e por instituições financeiras para incentivar o produtor rural ou cooperativas agrícolas.

Com ele, os produtores têm acesso à recursos financeiros e podem investir na sua propriedade com menos preocupações, facilitando o aumento da produtividade e do uso das tecnologias no campo.

Fizemos esse post para resumir os tipos de crédito rural e também os principais programas disponíveis no mercado. Também já fizemos um post completo: Crédito Rural: entenda tudo o que você precisa saber para aproveitar o máximo desse recurso.

O consórcio de máquinas agrícolas também é uma opção para o produtor que quer ter acesso à recursos financeiros. Saiba mais aqui!

Tipos de Crédito Rural

Os três tipos principais de crédito rural são:

  • Crédito para custeio
  • Crédito para investimentos
  • Crédito para comercialização.

Agora vamos explicar cada um deles:

Crédito para custeio

A modalidade de crédito para custeio atende às necessidades dos produtores que querem usar os recursos para pagar os custos da produção, como a compra de insumos.

Crédito para investimento

O crédito para investimento, por sua vez, é destinado ao produtor que pretende usar recursos para adquirir um bem ou serviço durável.

Um exemplo desse tipo de crédito rural é a compra de maquinários agrícolas.

Crédito de comercialização

O tipo de crédito de comercialização é utilizado quando o produtor pretende investir na distribuição ou armazenamento da produção agrícola, como na compra de contêineres para armazenamento de grãos.

programas de crédito rural

Principais Programas de Crédito Rural

Os programas de crédito rural são classificados de acordo com o porte do produtor e a finalidade do benefício..

PRONAMP

Destinado para pequeno ou médio agricultor familiar, o PRONAMP está disponível para produtores rurais que tenham no mínimo 80% da sua renda anual derivada da atividade agropecuária e renda bruta anual de 2 milhões de reais.

O produtor deve pagar o crédito rural em até 8 anos, a uma taxa de juros de 6% ao ano.

INOVAGRO

O INOVAGRO é destinado à inovação tecnológica e está disponível tanto para produtores rurais quanto e cooperativas de produção.

Pode-se realizar o pagamento em até 10 anos também com uma taxa de juros de 6% ao ano.

PRONAF

O Pronaf é dividido entre investimento e custeio da propriedade. Para o custeio, os prazos para pagamento variam entre 1 e 3 anos dependendo do que for financiado, assim como a taxa de juros que varia entre 2,5% e 4,6% ao ano.

Já o Pronaf Investimento pode ser pago em até 10 anos e tem a  taxa de juros de 4,6% ao ano.

MODERAGRO

O MODERAGRO foi feito para os produtores que querem fazer modernização e expansão da produtividade nos setores agropecuários.

Essa  linha de crédito  está disponível para produtores rurais  e suas cooperativas de produção. O prazo para pagamento é de até 10 anos, com taxa de juros de 7% ao ano.

PCA

O PCA é um programa de crédito rural para ampliação, modernização e reforma da capacidade de armazenamento. O prazo para pagamento é de até 15 anos, e as taxas de juros variam de 5,25% ao ano a 6% ao ano.

Ficou alguma dúvida sobre qual tipo ou modalidade de crédito rural é mais vantajosa para seu negócio rural? Fale conosco!

Saiba tudo sobre o GPS Agrícola
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Entenda tudo sobre Drones na Agricultura
MAIS PUBLICAÇÕES
2018-12-11T22:43:49+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment