Silagem de Milho: tudo o que você precisa para produzir silagem de qualidade

A silagem de milho é hoje o tipo de silagem mais usado no Brasil. Isso acontece principalmente porque ela consegue fornecer forragem com muita energia e proteína para o gado e tem um cultivo mais fácil que outras culturas agrícolas.

Mesmo com o pecuarista experiente sabendo da importância da silagem para o armazenamento da forragem em épocas de seca e para manter os animais sempre bem nutridos, alguns pontos ainda podem gerar dúvidas na hora de aplicar a produção de silagem.

Seja na pecuária intensiva ou na pecuária extensiva, umas das principais dúvidas é de qual cultura utilizar. São muitas opções que podem deixar o pecuarista indeciso. As características da região da propriedade devem ser levadas sempre em conta.

Umas das opções é a silagem de milho. A silagem de milho é hoje o tipo de silagem mais usado no Brasil. Isso acontece principalmente porque ela consegue fornecer forragem com muita energia e proteína para o gado e tem um cultivo mais fácil que outras culturas agrícolas.

Mas as dúvidas não param por aí.

  • “Como vou plantar?”
  • “Quando é o melhor ponto para colher?”
  • “Silagem em sacos ou em superfície?”
  • “Como compactar a forragem?”

Se você quer entender melhor sobre o processo de silagem e ter todas estas dúvidas acima respondidas, esse post é para você!

silagem de milho

Plantio para silagem de milho

É importante lembrar o pecuarista que para a produção de silagem ele também precisa ser agricultor. Para a produção de silagem de qualidade, o produtor precisa:

  • Escolher o melhor solo para instalar a cultura

O solo deve ser fértil e o mais próximo do silo possível.

  • Analisar e preparar o solo

Ao analisar amostras do solo em laboratório, o pecuarista pode fazer todas correções de fertilidade necessárias.

Vale lembrar que a produção de silagem não deve ser levada como “alimento para as vacas”. Controlando a lavoura de forma correta, teremos um alimento mais rico e que nutre melhor o gado. Essa melhor nutrição influencia diretamente na produção de leite e no processo de engorda.

A adubação orgânica com esterco pode ser utilizada.

  • Cuidados com o plantio

Com toda a preparação realizada, o pecuarista já pode plantar. Deve-se ficar atento à temperatura e à umidade do solo.

O plantio direto é o sistema mais indicado para essa lavoura, já que consegue melhor a qualidade estrutural do solo e tem menores gastos com maquinários para compactação.

Saiba como escolher o equipamento de silagem ideal para sua fazenda. É grátis!

Saiba mais

Saiba como escolher o equipamento de silagem ideal para sua fazenda. É grátis!

Saiba mais

Colheita para silagem de milho

Estudos mostram que o melhor momento para colheita do milho para silagem é quando a porcentagem de Matéria Seca (MS) da forrageira é de 30% a 35%. Isso acontece porque o grão nesse estágio tem o melhor balanço ideal de energia e proteína, além de ser mais facilmente compactado.

Para conseguir identificar o momento ideal de colheita, podemos também usar a linha do leite. A linha do leite é a linha branca que fica na superfície da espiga e que diminui com o passar do tempo. Para a silagem de milho, o produtor tem que colher quando a linha do leite esteja metade grão.

A colheita no momento certo garante mais qualidade para a silagem de milho.

A colheita pode ser feita com uma ensiladeira / picadeira ou, no caso de propriedades menores, manualmente. Por necessitar muitas vezes de carretas e outros equipamentos, a terceirização dessa parte da silagem pode ser considerada.

Algumas ensiladeiras automotrizes conseguem fazer a colheita mais rápido e já picam a forragem com mais perfeição que as ensiladeiras e picadeiras usuais. Além disso, essas máquinas possuem o “craker”, um dispositivo que consegue esmagar o grão e ajuda na absorção do amido pelo gado. Para essas máquinas, porém, o investimento é relativamente elevado.

É importante lembrar que as partículas colhidas e trituradas devem ter entre 5mm e 10mm, para melhor aproveitamento posterior.

Compactação para silagem de milho

O processo de fermentação que acontece na silagem é um dos pontos vitais para o procedimento de qualidade. Para isso, é necessário retirar o máximo possível de oxigênio na massa ensilada. Esse processo é o responsável pela conservação da forragem.

Qual é o melhor tipo de silagem?

Essa etapa do processo de ensilagem varia muito dependendo do tipo de silagem a ser escolhida. Para a silagem em superfície a compactação, geralmente, é feita por tratores.

Já no caso da silagem em sacos, a máquina de silagem, ou máquina ensacadora e compactadora de silagem, faz muito bem esse trabalho.

maquina ensacar silagem

A silagem em superfície costuma ser mais barata, já que tem um menor tempo de execução, fácil armazenamento e compactação. Mas, nesse tipo de silagem, deve-se tomar cuidados com a eliminação do oxigênio. A falta de cuidado nessa eliminação e na vedação com a lona pode prejudicar a qualidade da silagem ou até perder toda a produção.

Na silagem em superfície o pecuarista deve ficar atento para encher e fechar o silo com a lona o mais rápido possível, evitando o acúmulo de oxigênio. A lona para silagem não pode estar furada. Todo oxigênio de dentro deve ser retirado e as bordas da lona devem ser enterradas para impedir a entrada de ar.

Quer ter desconto e saber

mais sobre o financiamento

da máquina de silagem?

Saiba mais

A silagem em sacos leva um maior tempo para ficar pronta, mas pode ser bem útil ao pecuarista. A silagem pode ser servida de maneira fracionada, o que garante uma melhor gestão da forragem. Além disso, esse tipo de silagem tem menos riscos de perda da produção do que a silagem de superfície.

É bom lembrar que na silagem em sacos o trabalho e as preocupações com a lona para vedação do silo e com o trator para compactação não existem.

Quer saber mais sobre esse e muitos outros assuntos do mundo do Agronegócio?

Acompanhe o blog Tecnologia no Campo.

Fique por dentro dos próximos Eventos do ramo.

2018-07-22T17:07:07+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment