Satélites na agricultura: conheça os benefícios dessas imagens

Satélites na agricultura: conheça os benefícios dessas imagens

StarkSat

A necessidade de uma visão completa de grandes áreas sempre existiu para produtores rurais. O uso de imagens de satélite, muito aplicado em fins militares desde a Guerra Fria têm se popularizado cada vez mais na agricultura.

Você vai ver nesse post:

  • O que é imagem de satélite?
  • Google Earth para agricultura
  • Análise de imagens de satélites na agricultura
  • Agro-eye

O que é imagem de satélite?

As imagens de satélite são as imagens obtidas pelos sensores fixados nos satélites. Existem diversos tipos de imagens de satélite. As mais comuns, como as do Google Earth captam uma faixa muito pequena do espectro, o que faz as imagens serem muito parecidas às do olho humano.

Já as imagens espectrais, permitem uma melhor análise das informações. Essas imagens permitem captar  faixas do espectro invisíveis ao olho humano, como a infravermelha. Elas permitem algumas análises mais técnicas, como a climática e NDVI, por exemplo.

Saiba mais sobre a StarkSat e suas vantagens para o produtor rural!

SAIBA MAIS

Google Earth na agricultura

Apesar de não ser a ferramenta mais adequada para produtores rurais, o Google Earth é muito bom para visualização. Uma das ferramentas interessantes, pela rapidez e praticidade, é a medição de área.

Por não ter imagens espectrais, o Earth torna-se limitado para análises técnicas. Apenas ferramentas especializadas em agricultura serão realmente úteis para esse fim.

Além disso, as imagens não são atualizadas com tanta frequência, impedindo assim uma visualização do estado atual de uma lavoura, por exemplo.

Análise de imagens de satélites na agricultura

Um dos principais temas conversados no mundo agro nos dias de hoje, é a agricultura de precisão. O uso da tecnologia aplicada na agricultura tem trazido inúmeras vantagens para os produtores.

O uso das imagens de satélite na agricultura para o monitoramento da safra é uma das formas de aplicação da tecnologia para tomada de decisão. Alguns índices ajudam na medição de vegetação, umidade e até no controle de pragas com um menor gasto de defensivos agrícolas.

Agro-eye

O Agro-eye é uma ferramenta da StarkSat de monitoramento de lavouras por satélite. A empresa, especializada em monitoramento por satélite, ajuda o produtor rural em diversas tomadas de decisão baseadas em imagens de satélite.

satélites na agricultura

Alguns índices importantes como NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), umidade e SWIR (Short-Wave Infrared) podem ser analisados pela ferramenta, que permite uma visualização de todo o planeta. A tecnologia ajuda o produtor a reduzir custos na operação agrícola, maximizando os seus lucros.

Saiba mais sobre a StarkSat e suas vantagens para o produtor rural!

SAIBA MAIS

Quer saber mais sobre as diferentes tecnologias no agronegócio? Acompanhe o nosso site!

Ordenha: tudo que você precisa saber para um processo eficiente
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Agrishow 2019: o que esperar dessa edição do evento
MAIS PUBLICAÇÕES