Plantio de cana-de-açúcar: guia completo

Plantio de cana-de-açúcar: guia completo

A cana-de-açúcar possui grande relevância no mercado mundial. Isso porque ela é produzida para diversos fins, sendo uma excelente oportunidade de negócio para o produtor rural.

Para realizar o plantio de cana-de-açúcar de forma correta, é importante garantir que o solo esteja em boas condições. Essa plantação requer cuidados especiais, inclusive com o manejo, para evitar que o produto final seja impactado por possíveis pragas e doenças. Continue a leitura e veja o conteúdo que preparamos para te ajudar a realizar o plantio de cana-de-açúcar da melhor maneira!

A importância do plantio de cana-de-açúcar para o mercado agro brasileiro

A cultura da cana-de-açúcar tem grande importância econômica para o Brasil. Através do levantamento da Conab, o Brasil deve produzir 642,7 mil toneladas de cana-de-açúcar na safra 2019/2020.

O plantio de cana-de-açúcar foi iniciado no Brasil em Pernambuco, a partir do século XVI. Desde então, esse tem sido um dos principais cultivos no país. Isso porque a cana-de-açúcar é responsável por 80% do açúcar produzido em todo o mundo. Portanto, é um produto que apresenta altos índices de exportação.

Além do açúcar, a cana também é a matéria-prima para diversos outros produtos. São eles: cachaça, melaço, rum e etanol. Ela ainda pode ser usada para fazer material para embalagens, canetas e etc.

Métodos de plantio de cana-de-açúcar

O método de plantio de cana-de-açúcar mais utilizado ocorre através das gemas vegetativas dos colmos. No entanto, a fase de plantio exige a execução de algumas operações. São elas:

  • Limpeza do terreno;
  • Escolha da variedade a ser plantada;
  • Gradagem e aração;
  • Sulcação;
  • Adubação;
  • Calagem;
  • Distribuição de mudas;
  • Quebra de sulco;
  • Cobrimento das mudas.

Como preparar o solo para plantar cana-de-açúcar?

Após a realização da sistematização do terreno, é necessário fazer a coleta de uma amostra do solo para análise. Esse processo tem o objetivo de realizar a correção do solo, e, posteriormente, a adubação. A análise é essencial para que o solo esteja preparado para receber o plantio de cana-de-açúcar, já que essa é uma cultura semi-perene, ou seja, que pode permanecer no ambiente pelo período de até seis anos.

Escolha da variedade a ser plantada

Outro passo importante para o plantio de cana-de-açúcar é a escolha da variedade, pois o melhoramento genético pode contribuir com a produtividade da lavoura. Ela deve ser escolhida pelo potencial produtivo e resistência a pragas e doenças. Além disso, o tipo de solo também deve ser levado em consideração. Veja a seguir outros fatores que o produtor deve se atentar no momento de escolha da variedade:

  • resistência a pragas e doenças;
  • Alta produtividade;
  • Ciclo da cultura de cana-de-açúcar;
  • Período adequado de colheita;
  • Tipo de colheita;
  • Condições do solo;
  • Área total de plantio;
  • Ciclo de maturação da planta.

Melhor época para plantar cana-de-açúcar

A época adequada para o plantio é essencial para garantir que a cultura de cana-de-açúcar irá se desenvolver corretamente. A cana-de-açúcar necessita de alto índice de radiação solar, temperaturas elevadas e boa disponibilidade de água. Portanto, o plantio é recomendado em três períodos diferentes: sistema de ano-e-meio, sistema de ano e plantio de inverno.

Como realizar o cultivo?

O plantio de cana-de-açúcar passa por quatro etapas muito importantes. São elas:

  • Corte das mudas;
  • Distribuição no sulco
  • Corte dos colmos;
  • Cobertura.

Veja, a seguir, como deve ser realizado o cultivo da cana-de-açúcar em cada período de plantio:

Sistema de ano-e-meio (cana de 18 meses)

No sistema de ano-e-meio, o plantio de cana-de-açúcar ocorre entre os meses de janeiro e março. A planta inicia o seu desenvolvimento durante os três primeiros meses, e passa a ter o crescimento mais lento na chegada do inverno. Isso faz com que a planta passe por um processo de vegetação entre setembro a abril, amadurecendo entre 16 a 18 meses.

Esse período é o ideal para o plantio, devido às condições de temperatura e umidade, que possibilitam a brotação rápida e reduzem os índices de pragas e doenças.

Sistema de ano (cana de 12 meses)

O sistema de ano consiste no plantio de cana-de-açúcar no período de outubro a novembro. No entanto, apresenta menor produtividade do que a cana de 18 meses, pois possui um menor período para o crescimento efetivo.

Plantio de inverno

No plantio de inverno, a cana-de-açúcar é plantada com o uso da torta de filtro, que possui 70 a 80% de umidade. Os sistemas de irrigação também podem fazer com que o plantio ocorra durante qualquer período do ano, pois fornecem a umidade que a planta precisa.

Principais cuidados com a plantação de cana-de-açúcar

Existem alguns tipos de pragas que podem causar prejuízos à plantação de cana-de-açúcar. São elas: cupins, brocas gigantes, brocas de cana, formigas e besouros. Os métodos de controle podem variar. No entanto, os mais viáveis são o controle químico e o varietal.

O controle químico é realizado através da aplicação de produtos no momento de plantio. Eles exigem uma aplicação correta, mas podem eliminar até 90% dos parasitas na área.

Já o controle varietal é feito através de variedades tolerantes às pragas. No entanto, esse método pode apresentar uma aplicação mais complicada, pois a cana-de-açúcar atrai muitos insetos naturalmente.

Agora que você já tem todas as informações necessárias para realizar o plantio de cana-de-açúcar de forma correta, aproveite para ler também o nosso conteúdo sobre a plantação de milho. Ele é um dos cereais mais consumidos no mundo, pois é rico em nutrientes e pode ser usado para a composição de diversos alimentos, e, também pode ser utilizado nas lavouras para a silagem, aumentando a disponibilidade do amido para os animais. Clique aqui para conferir o conteúdo completo!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.