Operação barter: saiba as vantagens para o agricultor e para a empresa

Operação Barter: saiba as vantagens para o agricultor e para a empresa

Operação Barter: saiba as vantagens para o agricultor e para a empresa

A Operação Barter pode ser resumida em trocas realizadas entre os agricultores e as empresas de insumos ou máquinas agrícolas.

A Operação Barter

De forma simples: Durante a produção dos grãos as empresas fornecem o que for necessário para o plantio e após a colheita o produtor repassa parte da produção para a empresa que o ajudou durante o ciclo de plantação.

Traduzindo a palavra “Barter” para o português podemos definir como “troca”, ou seja, na essência da palavra, o agricultor realiza a troca de parte da sua produção por insumos ou equipamentos agrícolas. É válido ressaltar que qualquer produtor pode aderir ao operação barter, já que é uma boa opção para pequenos e médios produtores, e uma ótima saída para as empresas alavancarem as suas vendas.

Vantagens da Operação Barter para o Agricultor

  • Diminuição do risco: Vender parte da produção não é um problema se utilizado a operação de Barter. Após a colheita, uma porcentagem será automaticamente destinada a empresa auxiliadora, ou seja, a venda daquela parcela dos grãos se torna responsabilidade da empresa.
  • Empréstimo barato: O Brasil é um dos países com as maiores taxas de financiamentos. Através do Barter, o produtor rural consegue acesso aos insumos sem necessariamente possuir o dinheiro. O pagamento é feito através de grãos após a colheita.
  • Maior alcance comercial: A operação de Barter abre muitas portas para o produtor rural. Diversos contatos com compradores que antes não eram possíveis, se tornam mais comuns através do Barter.
Operação Barter vantagens

Vantagens da Operação Barter para a Empresa

  • Alavancagem de vendas: O sistema de Barter não deixa de ser um tipo de pagamento, não muito diferente de um boleto, uma transferência ou um cartão de crédito. Empresas que recebem de várias maneiras, logicamente conseguem atender mais clientes.
  • Risco de inadimplência baixo: O lucro de uma safra depende de diversos fatores, como gastos com agrotóxicos e complicações climáticas. Assim, muitas vezes o cliente irá realizar a colheita sem lucrar, às vezes só para cobrir os custos, ou até mesmo com prejuízo. Dessa forma, recebendo através dos grãos produzidos, a probabilidade do agricultor não cumprir com o acordo é muito menor.  

Em diversos casos a operação é muito vantajosa para ambas as partes, entretanto, é sempre necessário se atentar ao juros aplicados, em alguns casos, podem ser altos demais para o agricultor, ou não vantajoso para as empresas.

Não deixe de ficar atento também a equivalência dos preços dos grãos. Por se tratar de algo futuro não é possível saber o preço exato da produção, por isso, para diminuir as chances de erros de cálculos, as empresas investem em profissionais focados no setor de análise de equivalência. Do lado do agricultor, em diversas situações, o auxílio de uma profissional ou empresa de consultoria especializada é muito importante no momento do acordo.

Ficou alguma dúvida sobre como aplicar o barter a sua fazenda? Fale conosco!

Saiba tudo sobre o GPS Agrícola
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Entenda tudo sobre Drones na Agricultura
MAIS PUBLICAÇÕES
2018-12-12T23:44:47+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment