Tecnologia no Campo
A mastite bovina ou mamite é uma das principais doenças de rebanhos leiteiros. Apresenta impacto econômico devido à queda na produção e qualidade do leite, descarte de vacas por perda de quarto(s) mamário(s) e, consequentemente, maior custo de produção. Além disso, tem importância quanto à saúde pública, devido a bactérias que podem ser perigosas à saúde humana.
Todo produtor que se preze cuida bem do seu rebanho e quer garantir a qualidade do leite produzido. Evitar as doenças, então, se torna uma prioridade, e entender o que é a mastite bovina, uma obrigação.
Essa doença tem um impacto muito forte na produção leiteira e um dos pontos de estudos centrais dos veterinários.
Preparamos esse artigo resumindo o que é a mastite bovina e suas causas. Também já fizemos o post completo: Mastite bovina: entenda tudo sobre essa doença e conheça os tratamentos.
Nesse artigo você vai ver:
- O que é a mastite bovina?
- Causas da mastite
O que é mastite bovina?
Mastite bovina ou mamite é a inflamação da glândula mamária, sendo esta uma das principais doenças em rebanhos leiteiros. Pode ser causada por microrganismos (bactérias, fungos, algas e vírus), agentes químicos irritantes e traumas físicos.
Resumindo o que é a mastite bovina, pode-se dizer que é uma doença na qual a glândula mamária bovina se inflama.
As consequências da mastite bovina podem ser catastróficas. Começando com a queda na produção e na qualidade do leite, a doença pode levar ao descarte de vacas, e, consequentemente, no aumenta do custo da produção.
Não só isso, a mastite bovina é causada por bactérias que podem ser perigosas à saúde humana.
A mastite bovina apresenta-se de duas formas:
-
Mastite bovina clínica
Esse tipo de mastite acontece quando há ocorrência de sintomas inflamatórios no úbere e tetos, com alterações no leite (grumos, pus).
O úbere pode parecer inflamado (dolorido e quente), com aumento de tamanho e avermelhado.
-
Mastite bovina subclínica
Já nesse tipo de mastite não há ocorrência de sintomas inflamatórios ou alterações visíveis no leite. Contudo, ocorre queda na produção e aumento de células somáticas.
De forma simples, a mastite clínica pode ser vista a olho nu, enquanto a mastite subclínica não.
Vermelho: vacas com mastite clínica/ Roxo: vacas com mastite subclínica/ Verde: vacas sadias
Conforme Santos (2011), um dos grandes problemas da mastite bovina é sua prevalência silenciosa, ou seja, a mastite subclínica que causa perdas de até 70%, enquanto 30% é decorrente de mastite clínica.
Causas da mastite bovina:
Após vários estudos realizados, foi descoberto que mastite bovina é uma doença causada por um conjunto de diferentes fatores.
Dentre esses diversos fatores, pode-se citar:
- microrganismos
- ambiente e vacas
- erros de manejo
- contaminação da glândula mamária
Quer saber mais sobre a mastite bovina, sobre como diagnosticar a mastite no rebanho, sobre como prevenir a contaminação de mais vacas e sobre os tratamentos para mastite? Veja nosso post completo:: Mastite bovina: entenda tudo sobre essa doença e conheça os tratamentos.