

A CCS é a Contagem de Células Somáticas no leite. As células somáticas são os leucócitos (células de defesa do organismo) e as células que descamam do epitélio da glândula mamária da vaca. Dessa forma, a CCS pode ser traduzida como a saúde da glândula mamária.
Um dos casos mais frequentes de aumento da CCS é quando a vaca apresenta mastite. Com essa doença, o organismo da vaca envia células de defesa para o úbere, impactando diretamente na CCS do leite.
A definição de CBT é: Contagem Bacteriana Total. Essa contagem refletirá a higiene do ambiente, desde a ordenha até o armazenamento no resfriados.
Assim como a CCS, quanto mais baixa a CBT, melhor a qualidade do leite.
A principal chave para diminuir a CCS do leite é o manejo. A higiene da fazenda também é essencial para que a CCS seja baixa. O produtor deve acompanhar mensalmente as análises do laticínio para ver o impacto das suas ações corretivas. Caso o laticínio não faça esse controle, alguns laboratórios especializados fazem a análise do leite de cada vaca. Dessa forma, é possível avaliar as vacas que com maior impacto negativo na CCS total.
Seguem algumas dicas para reduzir a CCS:
O principal meio de controlar a CBT é manter a higiene. Desde as mãos dos colaboradores ao tanque resfriador, a higiene trará bons resultados quanto à Contagem Bacteriana Total. Assim como na CCS, o valor da CBT deve ser acompanhado mensalmente pelo produtor. Somente assim, conseguirá repassar aos colaboradores o resultado das ações de controle da CBT.
Seguem algumas dicas para diminuir a CBT e melhorar a qualidade do leite:
Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.