Lagarta do cartucho: saiba o que é e como combatê-la

Lagarta do cartucho: saiba o que é e como combatê-la

Lagarta do cartucho: saiba o que é e como combatê-la

Tecnologia no Campo

A Lagarta-do-cartucho é a principal praga da cultura do milho no Brasil. Essa praga, presente em todo o Brasil, na safra e na safrinha, consegue atacar as plantas em todos os estágios de crescimento.

Para o produtor que se preze, entender muito bem e combater as pragas na sua lavoura é uma obrigação. Existem hoje diversas tecnologias e técnicas que auxiliam o agricultor, mas o conhecimento é sobre as pragas é vital para um manejo eficiente. E hoje vamos falar da Lagarta-do-cartucho.

Separamos esse post no Tecnologia no Campo para destacar os principais pontos dessa praga para os produtores de milho e de outras culturas afetadas. Aqui vamos ver:

  • O que é a lagarta-do-cartucho
  • Como combater a lagarta-do-cartucho
  • Culturas afetadas pela lagarta-do-cartucho
lagarta-do-cartucho

O que é a lagarta-do-cartucho?

A Lagarta-do-cartucho é a principal praga da cultura do milho no Brasil. Essa praga, presente em todo o Brasil, na safra e na safrinha, consegue atacar as plantas em todos os estágios de crescimento.

Enquanto outras lagartas aparecem em estados específicos da evolução do milho, a lagarta-do-cartucho está presente em todas as fases. Segundo a Embrapa, uma lavoura infestada por essa praga pode perder mais de 30% da produção.

No início do desenvolvimento dessa praga, as lagartas apenas raspam a folha. Mas quando já está desenvolvida, as lagartas perfuram as folhas e as danificando por completo, destruindo, consequentemente, o cartucho.

Como combater a lagarta-do-cartucho?

Com a evolução constante da praga, não é possível combatê-la somente usando a tecnologia. Utilizar um manejo integrado de pragas e defensivos agrícolas de confiança são atividades inevitáveis.

Pensando nisso, é também inevitável o monitoramento contínuo e preciso do campo. Conseguir localizar essas pragas em estágios iniciais de desenvolvimentos pode ser crucial para salvar grande parte da lavoura.

Algumas tecnologias provindas da agricultura de precisão, como a solução da StarkSat, podem ser alternativas para o agricultor.

Caso o produtor já identifique a presença dessas plantas em sua lavoura, a pulverização é necessária. Mesmo assim, a escolha do produto vai variar de acordo com o desenvolvimento da praga.

Para estágios ainda iniciais, são recomendados os reguladores de crescimento. Alguns produtos que podem ser usados são Lufenurom, Novalurom, Espinosade e Metomil.

dependendo da pressão da praga e estádio de desenvolvimento da lagarta.

Já no caso de alta pressão, ataque e alta presença das lagartas, alguns produtos de choque devem ser usados, como Metomil e Cloropirifos.

Mesmo assim, tomando em conta a importância do conhecimento da evolução das pragas, é de extrema importância ter sempre o monitoramento da lavoura. Além disso, fazer a rotação dos produtos aplicados é muito importante para evitar o desenvolvimento da lagarta.

Infestações com pressão alta, geralmente ocorrem devido a entrada tardia com a aplicação e ou escape, ineficiência do inseticida ou tecnologia de aplicação utilizada.

Culturas afetadas pela lagarta-do-cartucho

Além de atacar fortemente a cultura do milho, a praga também é vista em culturas de algodão.

Além disso, essa lagarta pode ser encontrada nas seguintes culturas:

Acelga, Agrião, Alface, Alfafa, Almeirão, Alstroemeria, Amendoim, Arroz, Arroz irrigado, Arroz sequeiro, Aveia, Batata, Boca de Leao, Brócolis, Cana-de-açúcar, Cenoura, Centeio, Cevada, Chicória, Côco, Couve, Couve-flor, Crisântemo , Espatifilo, Espinafre, Feijão, Fumo, Gérbera, Gipsofila, Lisianthus, Mamona, Mandioca, Maracujá, Milheto, Mostarda, Pastagens, Pimenta, Pimentão, Repolho, Rosa, Rúcula, Seringueira (Floresta implantada), Soja, Sorgo, Stevia, Todas, Todas as culturas com ocorrência do alvo biológico, Tomate, Trigo, Triticale

Alguma dúvida? Deixe seus comentários!

Ordenha: tudo que você precisa saber para um processo eficiente
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Agrishow 2019: o que esperar dessa edição do evento
MAIS PUBLICAÇÕES
2019-02-26T21:54:38+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment