Saiba como o inoculante para silagem vai beneficiar o seu rebanho!

Saiba como o inoculante para silagem pode beneficiar a alimentação do seu rebanho

No sistema pecuário, o que irá definir o resultado da produção é o que o rebanho ingere. Em um gado leiteiro, por exemplo, é principalmente a qualidade da forragem que dita como será a produção de leite. Com isso, a nutrição chega a representar mais da metade dos gastos na criação desses animais.

Dessa forma, é fundamental que haja uma alimentação de qualidade e bem formulada para esses rebanhos, principalmente no inverno, onde há menos disponibilidade de comida. Dito isso, os inoculantes para silagem funcionam para manter as características nutricionais, além de reduzir as perdas no armazenamento desses alimentos. Para saber mais informações sobre esse assunto, continue a leitura do nosso texto! Aqui você descobrirá:

  • O que é o inoculante para silagem;
  • Qual a importância desse produto;
  • Como utilizar o inoculante para silagem;
  • Principais cuidados na sua aplicação.

O que é o inoculante para silagem?

Antes de explicar o que é o inoculante para silagem, precisamos esclarecer o que é a silagem. Basicamente, trata-se de uma prática para armazenamento da forragem, o alimento consumido por muitos animais, como por exemplo o gado.

Durante a ensilagem, é feita a fermentação láctica da matéria vegetal. Com isso, é possível armazenar e manter a forragem fresca por longos períodos, além de garantir a qualidade do alimento. No entanto, durante esse processo, pode haver perdas de até 50% do produto.

Neste contexto, o inoculante, um aditivo à base de bactérias, auxilia no processo fermentativo da silagem, fazendo com que ele ocorra de forma mais rápida e eficiente, reduzindo as perdas e mantendo as propriedades nutritivas da forragem. Entre as bactérias mais utilizadas, podemos citar os lactobacillus buchneri, lactobacillus plantarum e enterococcus faecium.

Qual a importância do inoculante para silagem?

O principal benefício do uso de inoculantes na silagem é a redução de perda dos nutrientes das forragens, além da diminuição de custos e desperdícios, podendo aumentar a taxa de recuperação do alimento em 15%. Além disso, esse produto também promove:

  • Menores perdas de proteínas e energia das forragens;
  • Melhora da digestibilidade das fibras, levando a uma melhor conversão;
  • Diminuição de formação de gases e ácidos indesejáveis nos animais;
  • Melhor cor e odor da silagem, fazendo com que o animal tenha mais vontade de comer e aceite melhor a comida;
  • Rápida redução do pH, acelerando o processo de fermentação, com melhora do aproveitamento da matéria seca;
  • Maior estabilidade aeróbica após a abertura do silo, que leva a uma diminuição da proliferação de fungos e leveduras maléficas para a fermentação.

Com tudo isso, pecuaristas utilizam o inoculante na silagem para garantir uma melhor alimentação ao rebanho, com consequente aumento dos índices produtivos. Contudo, vale ressaltar que esse produto não melhora a qualidade das forrageiras, apenas mantém o seu teor nutricional.

Como utilizar o inoculante para silagem?

Para utilizar o inoculante para silagem nas forrageiras, é necessário primeiramente realizar uma pré-diluição do produto em 5 a 10 litros de água limpa. Após isso, é preciso completar até 100 litros de água.

Para a aplicação, normalmente os inoculantes são pulverizados ou borrifados no material que está passando pela silagem. Para isso, pode ser usada a bomba costal ou o aplicador com bomba dosadora acoplada à máquina de ensilar, que permite a aplicação usando em média 2 litros da mistura por tonelada de silagem.

Essa aplicação geralmente é feita no início do processo de fermentação da silagem. É importante ressaltar que é fundamental sempre buscar uma aplicação homogênea para garantir a qualidade do produto.

Por fim, é recomendada a aplicação de, no mínimo, 106 ufc (unidade formadora de colônia)/g de forragem fresca. Essa é a quantidade considerada mínima para que o produto cause os resultados esperados.

Cuidados na aplicação dos inoculantes

Na aplicação dos inoculantes para silagem, é necessário estar atento a alguns cuidados, que listamos abaixo:

Utilize uma silagem de qualidade

O inoculante apenas mantém as propriedades nutritivas da silagem, e não aumenta a qualidade. Dessa forma, o sucesso no seu uso só ocorre quando todo o processo de ensilagem tiver sido feito da maneira correta e com bons produtos. Portanto, sempre utilize forrageiras com alto teor nutritivo para garantir uma boa silagem final.

Utilize um bom inoculante

Igualmente, bons inoculantes certificados e de qualidade devem ser usados para melhores resultados. Para isso:

  • Esteja atento à concentração de células bacterianas contidas no produto;
  • Sempre opte por utilizar bactérias produtoras de ácido láctico;
  • Prefira utilizar inoculantes com atividade fungistática, principalmente se a silagem conter um teor muito alto de matéria seca, comprometendo a compactação;
  • Observe se as cepas bacterianas são indicadas para as condições normais de temperatura, umidade e pH das silagens utilizadas.

Faça um bom armazenamento do produto

Sempre fique atento às condições de armazenamento recomendadas da marca do inoculante. O armazenamento incorreto do produto pode reduzir significativamente sua vida útil e eficácia. Dessa forma, verifique o prazo de validade antes de sua aplicação, e nunca use produtos vencidos.

Utilizar inoculantes na silagem pode garantir a manutenção dos nutrientes do alimento do seu rebanho, diminuindo consideravelmente as perdas e o desperdício. Consequentemente, essa prática traz benefícios não só ao produtor e ao gado, mas também ao meio ambiente. Gostou do nosso conteúdo? Temos também um texto que explica o que é o mapeamento da fertilidade do solo, não deixe de conferir para saber ainda mais como aumentar a produtividade na sua propriedade!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.
Ops! Captcha inválido, por favor verifique se o captcha está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.