Pulverizadores Agrícolas: entenda a importância dessa ferramenta

Pulverizadores agrícolas: entenda sobre essa ferramenta

Pulverizadores agrícolas: entenda sobre essa ferramenta

Tecnologia no Campo

Os pulverizadores agrícolas são aliados fundamentais para quem trabalha com produção agrícola. Eles são equipamentos responsáveis por aplicar os agroquímicos que protegem as plantações de insetos, pragas e doenças.

Não importa se a lavoura é pequena, média ou se faz parte de uma grande propriedade rural, o controle dessas pragas e doenças torna a plantação viável. E, para isso, o produtor precisará utilizar algum tipo de agrotóxico.

É muito difícil encontrar uma plantação, por menor que seja, que não tenha sido atacada por nenhum desses vilões das plantações.

A questão dos agroquímicos é, sem dúvidas, uma pauta polêmica. E para esclarecer todas as dúvidas sobre a função e o objetivo desses pulverizadores, prepararmos esse artigo com tudo o que você precisa saber!

Como funcionam os produtos químicos utilizados nas lavouras?

A partir da segunda guerra mundial os agrotóxicos começaram a ser empregados com o objetivo de evitar a proliferação de insetos e só depois foi iniciado o seu uso na agricultura, principalmente devido ao seu potencial para aumento da eficiência em lavoura.

O uso de produtos químicos nas lavouras é permitido e regulamentado. Entretanto, esses produtos são vendidos de maneira concentrada, então é preciso diluir a quantidade de agroquímico a ser utilizada em água, por isso os pulverizadores.

 Pra que servem os Pulverizadores Agrícolas?

Os pulverizadores são equipamentos que pulverizam, ou seja, fazem a distribuição sobre a plantação de uma substância líquida em partículas minúsculas. Esse processo é muito importante pois facilita a absorção das substâncias e a sua correta pulverização.

Os pulverizadores não servem apenas para distribuírem agrotóxicos, mas também são muito utilizados na hora de nutrir e fertilizar as lavouras. O principal objetivo de um pulverizador é garantir que esse produto seja distribuído na mesma medida e em uma quantidade correta nos locais necessários.

agricultura familiar

Os tipos de Pulverizadores Agrícolas:

Como a maioria dos equipamentos, os pulverizadores podem ser manuais, elétricos ou por combustível. Dependendo do tamanho da lavoura, é necessário são necessários tipos específicos de pulverizadores. Por exemplo, um pulverizador manual é ineficiente em uma produção agrícola muito grande, já um pulverizador elétrico não tem uma boa rentabilidade em pequenas plantações.

Conheça os principais tipos de pulverizadores:

Pistola: eles trabalham, em geral, com ar comprimido e podem ser manuais ou elétricos. Os manuais podem ser utilizados para quem possui pequenas hortas e jardins.

De barra: como o próprio nome já diz, esse tipo de pulverizador possui uma barra com muitas pontas para pulverização que podem ser montadas em um trator. É altamente recomendado para grandes lavouras e precisam de manutenções eficientes.

Costal: é o tipo de pulverizador que lembra uma mochila, já que ele é carregado pelas costas – daí o nome costal -. Ainda que seja pequeno, ele pode ser manual, elétrico ou por combustível. De qualquer maneira, não vale a pena utilizá-lo para grandes lavouras, já que ele deve ser manuseado por um operador.

Atomizadores: um dos maiores. Através de uma corrente de ar em grande velocidade, o produto é pulverizado e pode alcançar grandes distâncias. Indica-se o uso para lavouras mais perenes.

A importância do pulverizador agrícola

É importante ter em mente que, apesar das discussões sobre os agrotóxicos nas plantações, o pulverizador é um instrumento importantíssimo para as lavouras, principalmente para as de grande escala.

O pulverizador permite aumentar a eficiência da lavoura e aplicar a quantidade exata de produto na plantação independentemente do tipo da substância. Além disso, esse equipamento também auxilia no processo de redução de gastos com os insumos na lavoura.

Sem dúvidas, o pulverizador é importante para todo o processo de desenvolvimento de uma lavoura e pode ser um dos principais aliados do produtor agrícola.

É necessário, para isso, que o equipamento receba uma manutenção adequada e todos os cuidados necessários. Além da manutenção, também é fundamental identificar o tipo de plantação e as necessidades

Conheça as maiores Agtechs Brasileiras!
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Agrishow 2019: o que esperar dessa edição do evento
MAIS PUBLICAÇÕES
2019-07-08T11:27:26+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment