Guzerá: saiba tudo sobre a primeira raça zebuína a chegar no Brasil

Guzerá: saiba tudo sobre a primeira raça zebuína a chegar no Brasil

Tecnologia no Campo

Sendo uma das raças mais famosas do Brasil, caracterizada pelos belos chifres e pela rusticidade, o Guzerá foi a primeira raça de gado zebuíno a chegar no Brasil.

Sabendo da importância dessa raça para nosso país, desde a sua chegada ajudando na cadeia da produção do café, até hoje com o melhoramento genético e as raças mestiças, tão importante para os pequenos e médios produtores, preparamos esse artigo.

Aqui você verá:

  • História do Guzerá
  • Guzerá no Brasil
  • Características do Guzerá
  • Guzolando
  • Guzerá à venda
guzerá

Fonte: beefpoint.com.br

História do Guzerá

O Guzerá é uma raça zebuína de origem indiana. Segundo a ACGB (Associação dos Criadores de Guzerá e Guzolando do Brasil), existem diversos registros antigos na Índia, no Paquistão e no Iraque sobre a raça zebuína, não podendo se concluir ao certo sua origem.

O Guzerá também é chamado de Kankrej, e tudo indica que a raça já existia antes de 1500 a.C..

Até hoje, reconhecendo a importância do Guzerá para a história da Índia, a imagem da raça aparece no brasão do Ministério da Agricultura do país.

ministério-agricultura-india-guzerá

Guzerá no Brasil

Como já dito, o Guzerá foi a primeira raça zebuína a chegar no Brasil. Esse acontecimento foi na década de 1870, tendo a raça como uma solução para arrastar carroças e vagões de café no Rio de Janeiro, além de produzir leite e carne.

Com a abolição da escravidão, a raça começou a ficar cada vez mais popular por suas vantagens na produção de carne e de leite. Reinando dentre as raças brasileiras por longo período no século XX, o Guzerá passou por alguns períodos de queda.

Dentre os anos de 1978 e 1983, porém, com a grande seca do nordeste, o Guzerá ganhou das muita força no Brasil. Por sua rusticidade, o Guzerá conseguia ser mais resistente à seca e 70% do exposição de gado nordestina eram da raça Guzerá (Santos, 1998).

Em 2017, eram aproximadamente 450 mil animais da raça registrados na ABCZ, o que corresponde à 4% do número total de zebuínos no Brasil.

guzerá

Fonte: beefpoint.com.br

Características do Guzerá

Baixo custo na criação e tratamento

Por como origem uma região com altas temperaturas e baixa fertilidade, a raça rústica, conhecida pelos seus chifres que chamam atenção, se adaptou com facilidade ao cerrado brasileiro.

O fato de ser um animal rústico dá ao Guzerá uma característica importante para a pecuária: baixas despesas com tratamento veterinário.

Um exemplo disso é a tabela abaixo, vinda de um estudo feito pela Embrapa, que mostra a influência da genética Guzerá no número de carrapatos nos animais.

tabela guzerá

Dupla aptidão

O Guzerá também é famoso por ser uma raça de dupla aptidão. Algumas das linhagens da raça são propícias à produção de leite, enquanto a maioria se encaixa melhor no gado de corte.

Sendo assim, o produtor rural consegue aproveitar tanto da pecuária leiteira quanto da pecuária de corte com essa raça. Grande parte das propriedades que trabalham vendendo o leite para os laticínios e os bezerros para a pecuária de corte.

Ganho alimentar

Quando comparada à outras raças, o Guzerá se mostra com grande aptidão em ganhar peso com menos investimento. Essa comparação é feita com a quantidade de alimento ingerida para o gado ganhar 1 kg.

A tabela abaixo mostra o resultado de uma pesquisa feita pelo Rancho das Matinhas e divulgada pela ACGB.

tabela guzerá

Produção de Leite de Qualidade

Outro ponto bem importante que pode ser destacado pela criação dessa raça é o leite de qualidade produzido pelas vacas leiteiras Guzerá.

Pesquisas mostram que, além de produzir um leite que não causa alergia ao ser humano, o leite do Guzerá contém uma baixa contagem de células somáticas (CCS).

Versatilidade nos Cruzamentos

Por sua aptidão tanto para o gado de corte e para o gado leiteiro, os cruzamentos com a raça Guzerá acabam sendo úteis para o melhoramento genético, seja usando a tecnologia de FIV ou a inseminação artificial em bovinos.

No caso da pecuária de corte, por exemplo, as vantagens estão no fato de que os Guzerá são uma das melhores raças em carcaça e peso.

No caso das vacas leiteiras, o cruzamento com Girolando dá vida ao Guzolando, raça mestiça famosa pelos grandes e saudáveis úberes, pela alta produção de leite e por ter bezerros reaproveitáveis para a pecuária de corte.

Dentre as características físicas do animal, não podemos deixar de falar do chifre em forma de líria.

Outro ponto interessante é que a cor do pescoço e da traseira do animal podem identificar o sexo do animal. Essas partes são mais escuras dentre os machos, geralmente. Quando a fêmea está prenha, sua pele pode também escurecer.

guzerá

Fonte: beefpoint.com.br

Guzolando

Um dos cruzamentos mais indicados para o gado leiteira é o Guzolando (Guzerá + Holandesa). Esses animais conseguem se manter férteis e produzir leite por um longo período de tempo.

Essa questão da longevidade tem grande influência do Guzerá, por sua rusticidade e capacidade de adaptação ao território e ao clima brasileiro.

Segundo a ACGB, as vacas Guzolando chegam a produzir 10 kg de leite por dia quando a pasto, e 40 kg de leite por dia, quando em confinamento. As vacas Guzolando são produtivas por 14 anos ou mais, e podem ter seus bezerros vendidos, já que podem ser aproveitados no mercado.

guzolando

Fonte: canarural.com.br

Guzonel

O Guzonel (Guzerá + Nelore) é uma das opções para o produtor de gado de corte. Por serem bem precoces, segundo a ACGB, os bezerros já desmamam com cerca de 55% do peso necessário para o abate, encurtando o ciclo de produção e dando mais lucro para o produtor.

guzonel

Fonte: ACGB

Guzerá à venda

Agora você já sabe das vantagens do gado Guzerá e das raças oriundas dele. Está interessada em embriões, sêmen, vacas ou touros Guzerá, ou algum serviço relacionado à raça? Fale Conosco!

Temos diversos parceiros que podem dar promoções e oportunidades para leitores do Tecnologia no Campo.

Alguma dúvida ou curiosidade sobre a raça? Deixe o seu comentário!

Saiba tudo sobre o GPS Agrícola
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Entenda tudo sobre Drones na Agricultura
MAIS PUBLICAÇÕES
2018-10-01T00:34:44+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment