Gir Leiteiro: tudo sobre o zebuíno de maior produtividade leiteira

Gir Leiteiro: tudo sobre o zebuíno de maior produtividade leiteira

Tecnologia no Campo

Que a pecuária vem se modernizando cada dia mais, não é novidade para ninguém. O crescente investimento no setor se traduz para os produtores rurais em touros e matrizes de qualidade. Com a raça Gir Leiteiro não é diferente.

Você vai ver nesse post:

  • História da raça
  • Vantagens da raça
  • A raça no Brasil
  • Cruzamentos

História do Gir Leiteiro

A raça, uma das mais antigas do planeta, é proveniente da Índia, assim como o Nelore. Chegou ao Brasil em 1911 e se concentrou inicialmente no triângulo mineiro. Nos primeiros anos da raça no Brasil, o foco principal era a produção de carne.

A necessidade de um gado com boa rusticidade, sem perder no quesito produção de leite fez com que muito se investisse no melhoramento genético da raça. Alguns grupos de selecionadores da raça e entidades como a EPAMIG foram responsáveis pelo desenvolvimento do Gir Leiteiro.

Vantagens do Gir Leiteiro

Dentre as principais raças de gado do Brasil, o Gir Leiteiro apresenta um excelente custo-benefício. Esse custo-benefício é ainda maior quando se trata de pecuária extensiva, ou seja, criação de gado a pasto. Segundo a associação da raça, a boa resistência a parasitas dispensa o uso de medicamentos e carrapaticidas que deixam resíduos no leite. Dentre todas as vantagens dessa raça, destaca-se:

  • Boa produção de leite
  • Adaptabilidade
  • Rusticidade
  • Longevidade produtiva
  • Longevidade reprodutiva
  • Resistência a parasitas
gir leiteiro

Gir Leiteiro no Brasil

As vantagens do Gir Leiteiro para a pecuária brasileira resultaram em uma rápida popularização da raça. Dentre os estados em que a raça está presente, destaca-se Minas Gerais, Goiás, Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo.

A Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL) foi fundada em 17/09/1980. Desde então, vem ganhando cada vez mais popularidade e já conta com mais de 350 associados e tem sua sede em Uberaba – MG.

Um dos principais programas da ABCGIL é o Programa Nacional de Melhoramento Genético do Gir Leiteiro (PNMGL), criado em 1985. O objetivo do programa é a seleção dos melhores touros da raça. O principal dado avaliado é a lactação das filhas dos touros. O PNMGL foi responsável por apresentar a vaca ideal da raça.

Cruzamentos

A contínua busca por um gado resistente e com boa produção leiteira fez com que a raças Gir Leiteiro tivesse diversos cruzamentos. O principal, e mais famoso deles, foi o cruzamento com a raça holandesa, originando assim o Girolando. Hoje, esse cruzamento já virou uma raça e conta inclusive com a própria associação.

gir leiteiro

Além desses, pode-se destacar o cruzamento com a raça Jersey, originando o Girsey e o cruzamento com a raça Pardo Suiço, que deu origem ao Giropar.

Sustentabilidade na Agricultura
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Entenda tudo sobre Drones na Agricultura
MAIS PUBLICAÇÕES