Vantagens da agricultura de precisão: entenda a importância desse tema tão comentado no mundo agro

Vantagens da agricultura de precisão: entenda a importância desse tema tão comentado no mundo agro

Tecnologia no Campo

Para quem vive inserido no dia a dia do agro, o termo agricultura de precisão não é mais novidade. Falado em eventos, por especialistas e por produtores, esse modelo de produção agrícola consegue ajudar no aumento da lucratividade nas fazendas. Mesmo assim, para alguns produtores, as vantagens da agricultura de precisão ainda não são claras.

Pensando nisso, o Tecnologia no Campo preparou esse artigo para deixar bem claro para o produtor rural e os envolvidos na cadeia do agronegócio quais são as os benefícios claros e as vantagens da agricultura de precisão.

O que é agricultura de precisão?

Logicamente, antes de entender os pontos nos quais a agricultura de precisão mais ajuda o produtor, precisamos entender o seu conceito:

Agricultura de precisão é a junção da prática milenar de cultivo de vegetais com a tecnologia, gerando uma maneira mais controlada e eficaz de produção. Se baseia num sistema integrado que capta informações do solo, analisa o que se passa na região e gere os insumos para aplicá-los no local correto e na quantidade adequada.

Resumindo, o modelo de produção da agricultura de precisão usa de máquinas, tecnologias e controle do agricultor para monitorar as informações da área plantada, tratando cada pequena área como única, entendendo as diferenças de cada pedaço de terra.

Sendo assim, o produtor consegue ter em suas mãos os dados que dizem o que está se passando em sua propriedade. Munido desses dados, conseguimos controlar mais assertivamente as ações em cada talhão.

Vale deixar claro que a utilização desse método de produção se difere bastante dos métodos tradicionais, nos quais o produtor não controlava o que estava se passando na propriedade e tratava toda a propriedade como se cada talhão tivesse as características e as necessidades iguais.

Vantagens da agricultura de precisão

Agora que já sabemos o conceito da agricultura de precisão, vamos entrar nas suas vantagens.

Produtividade maximizada em cada talhão

Pensando em um dos fundamentos básicos da agricultura de precisão, que é de identificar o necessário para cada espaço de terra, podemos concluir que consegue-se aumentar a produtividade usando esse método.

Um exemplo de fácil entendimento: usando os mapas de produtividade ou o NDVI localizamos que um determinado talhão está com uma necessidade maior de pulverização para ter a mesma produtividade do talhão ao lado.

vantagens da agricultura de precisão

Já para esse talhão ao lado, identificamos que ele já está muito bem irrigado e não precisa de mais pulverização.

Tendo essas informações em mãos, o produtor consegue aplicar pontualmente mais produtos nas regiões mais necessitadas.

Insumos não são desperdiçados

Usando a mesma lógica de entender o que está se passando na propriedade, com a agricultura de precisão o produtor evita gastos excessivos com irrigação, fertilizantes e defensivos.

Utilizando o mesmo exemplo anterior, como sabemos que o talhão não precisa de tanta irrigação e de pulverização, não precisamos gastar mais água e produtos nessa porção de terra.

A previsão meteorológica também ajuda a identificar a necessidade ou não de se irrigar mais ou menos quantidade de água em determinada região. Essas informações também fazem parte da agricultura de precisão.

Menos danos ao solo e ao meio ambiente

Como na agricultura de precisão não exageramos nem deixamos a desejar na utilização dos produtos nem de água, evitamos também que o solo fique prejudicado, e, consequentemente, ajudamos na preservação do meio ambiente.

De forma resumida, a agricultura de precisão gera um aumento da produtividade de forma mais sustentável do que os métodos tradicionais.

Acha que a agricultura de precisão pode ajudar em mais pontos na produção agrícola? Deixe o seu comentário!

Descubra quais capins ensilar e suas vantagens nutricionais
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Descubra como produzir silagem de milho com qualidade
MAIS PUBLICAÇÕES