tensiômetro

Tensiômetro: saiba como usar esse equipamento para melhorar a produção rural

Powered by Rock Convert

Tensiômetro: São milhares os equipamentos e técnicas que possibilitam a melhoria da produção rural. Cabe ao produtor estudar e definir o melhor caminho para a sua cultura.

Nesse artigo falaremos sobre o tensiômetro e sobre como ele pode auxiliar na sua propriedade.

Importância de um calendário de irrigação

A programação da irrigação é definida pela frequência das irrigações e pela quantidade de água aplicada em cada irrigação. 

Existem várias abordagens para a programação da irrigação, incluindo aquelas baseadas na abordagem do balanço hídrico, medições de umidade do solo, estresse das plantas, etc. A programação da irrigação:

  • economiza água
  • evita o estresse das culturas
  • evita a lixiviação de fertilizantes
  • economiza custos de energia.

Uma boa programação de irrigação significa aplicar a quantidade certa de água no momento certo, a fim de alcançar a umidade adequada do solo, de modo que a água esteja disponível para a colheita sempre que necessário. 

Neste relatório, focamos nos tensiômetros como ferramentas para a programação da irrigação. As vantagens do uso de tensiômetros são a facilidade de uso e os resultados imediatos.

O que é um tensiômetro?

“Tensiômetro” significa literalmente “medição de tensão”. Para absorver a água do solo, a planta precisa superar a tensão de sucção do solo. Essa tensão é medida pelo tensiômetro, indicando a umidade do solo na profundidade em que foi colocado.

Um tensiômetro consiste em um medidor de vácuo e um tubo selado com um copo de cerâmica porosa. 

O copo de cerâmica simula o fluxo de água através do solo. À medida que o solo ao redor do copo de cerâmica do equipamento seca, a água é sugada para fora do tubo selado, criando um vácuo e fazendo o medidor do tensiômetro ler. 

Quanto mais seco o solo, maior será a leitura do tensiômetro. À medida que o solo fica molhado, a água entra no tubo, deixando a leitura mais próxima de zero.

A mesma leitura do tensiômetro em solos diferentes indica um conteúdo de umidade diferente. Isso ocorre porque cada solo tem suas próprias características de retenção de água e, na mesma tensão, solos diferentes retêm uma quantidade diferente de água. 

Assim, solos pesados ​​contêm mais água que solos arenosos. Portanto, a programação da irrigação para solos arenosos requer irrigações mais frequentes em leituras mais altas do tensiômetro. 

Para a maioria dos solos, uma leitura de tensiômetro abaixo de 10 cbar (ou kPa) é uma indicação de solo úmido e acima de 50 significa que o solo está seco.

Selecionando um local adequado para instalação de tensiômetros

Antes de colocar o tensiômetro no solo, o copo de cerâmica deve ser embebido por 24 horas em água com desinfetante. Em seguida, o tubo deve ser completamente cheio de água, para que todo o ar seja removido.

Os tensiômetros devem ser instalados em locais que representam as condições de campo. O número de estações tensiométricas depende da variação no campo. Por exemplo, diferentes tipos de culturas, diferentes sistemas de irrigação, diferentes tipos de solo etc.

Os equipamentos devem ser instalados onde a usina absorve a água, ou seja, à mesma distância de gotejadores, instalações vizinhas etc.

tensiômetro
Fonte: https://ucanr.edu/blogs/blogcore/postdetail.cfm?postnum=30042

Como instalar um tensiômetro

O tensiômetro deve ser colocado corretamente para que as leituras representem corretamente a umidade do solo. As leituras corretas o ajudarão a chegar a conclusões corretas para a programação da irrigação.

Em cada estação de monitoramento, dois tensiômetros devem ser colocados, em duas profundidades diferentes – uma no centro do sistema radicular ativo e uma abaixo da profundidade de enraizamento. 

Para a maioria das culturas hortícolas, por exemplo, isso significa um tensiômetro a uma profundidade de 20 a 30 cm e outro a 40 a 60 cm.

É importante que o copo cerâmico do tensiômetro entre em contato com o solo circundante. Faça um furo no solo, no diâmetro do tubo tensiômetro e na profundidade apropriada. 

O orifício deve ser ensopado em água e o tensiômetro deve ser inserido no orifício. Coloque o solo em torno do tensiômetro e comprima-o suavemente até sua densidade natural, mas não mais apertado, ou isso interferirá nas leituras.

Cronograma de irrigação usando tensiômetros

O tensiômetro raso é usado para determinar quando a irrigação é necessária e o tensiômetro mais profundo é usado para ajustar a quantidade de água a aplicar.

Quando a leitura do equipamento raso atinge um determinado valor, é necessária irrigação. Uma maneira de determinar esse valor é usar a curva de retenção de água no solo. 

Outra maneira é a seguinte: registre as leituras do tensiômetro superficial diariamente, na mesma hora do dia. A princípio, as leituras aumentam lentamente, até o dia em que a leitura aumenta acentuadamente. O valor do dia anterior a esse aumento acentuado deve ser usado para a programação da irrigação.

Sempre que a leitura do tensiômetro atingir esse valor, a irrigação deve ser aplicada. O intervalo entre as irrigações mudará de acordo com o consumo de água da sua colheita.

O tensiômetro profundo indica se a água de irrigação atingiu abaixo da zona de enraizamento. Se a água de irrigação atingir o tensiômetro mais profundo, sua leitura será reduzida a zero, mas se a quantidade de água de irrigação for muito baixa, o tensiômetro mais profundo exibirá uma leitura mais alta que o tensiômetro raso. 

Nesse caso, não há lixiviação de sais abaixo da zona de enraizamento e os sais podem se acumular e danificar a colheita.

Se a zona raiz ativa estiver completamente úmida, os dois tensiômetros fornecerão uma leitura próxima de zero logo após a irrigação e, à medida que o solo secar, as leituras aumentarão gradualmente.

Fonte: https://www.smart-fertilizer.com/articles/tensiometers-1/

Autor: Sr. Guy Sela, CEO da SMART! Software de gerenciamento de fertilizantes e especialista internacional em nutrição e irrigação de plantas.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.