plantio de maracujá

Plantio de Maracujá: guia completo para ter mais sucesso na sua produção

Powered by Rock Convert

Segundo a Embrapa, o plantio de maracujá gera mais de 600 mil toneladas da fruta por ano no Brasil. Para manter esse número crescente, é vital que o produtor rural se atende às dicas de produtividade para sua cultura.

Por isso nós, do Tecnologia no Campo, fizemos esse guia completo sobre a produção do maracujá! Não perca.

Dicas práticas para o plantio do Maracujá

  • Escolha um local em pleno sol, exceto em áreas muito quentes, onde é preferível sombra parcial.
  • Prepare seu solo com matéria orgânica, como composto
  • Adicione uma camada de citros e mistura de frutas para plantar. A maracujá é melhor plantado entre julho e agosto no Brasil
  • Alimente o maracujá com um fertilizante rico em potássio

O Maracujá pode crescer muito rapidamente em boas condições – até seis metros em um ano. As folhas sempre verdes da vinha fornecem um abrigo para as flores brancas e roxas com aparência exótica e perfumada que aparecem no novo crescimento.

As flores de maracujá são uma flor impressionante com uma estrutura central proeminente, projetada para atrair insetos polinizadores. As frutas são pequenas e redondas, com uma casca dura, lisa e cerosa. 

A cor da casca varia de roxo a amarelo e laranja. Este exterior protetor contém até 200 sementes pequenas e escuras. O sabor único é uma combinação de picante, almiscarado, doce e azedo que é popular em sobremesas!

Plantação e Espaçamento no Plantio do Maracujá

As mudas para plantio do Maracujá devem apresentar de 25 a 30 cm de altura (antes do lançamento da primeira gavinha) com 50 dias após a semeadura. O preparo das mudas deve começar 60 dias antes do plantio definitivo.

Segundo o Ceplac, as mudas do Maracujá são plantadas em covas de 40 x 40 x 40 cm abertas entre a linha das estacas e previamente adubadas.

Entre as linhas de plantio, os espaçamentos recomendados variam de 2,0 a 3,5 metros, dependendo da utilização ou não de maquinário para tratos culturais. Entre plantas pode-se optar pela distância de 5 m (1 planta entre as estacas ) ou 2,5 m (2 plantas entre as estacas).

A adubação deve ser feita de acordo com a análise do solo, porém, na ausência desta, recomenda-se colocar em cada cova a seguinte mistura:

  • esterco bem curtido de curral (10 litros) ou de galinha (2 litros)
  • 200 gramas de superfosfato simples
  • 100 gramas de cloreto de potássio.

Esta mistura deve ser colocada na cova, de preferência, 30 dias antes do plantio.

plantio de maracujá
Fonte: https://harvesttotable.com/how-to-grow-passion-fruit/

Cuidados para o cultivo do Maracujá

O maracujazeiro é uma planta trepadeira, podendo alcançar mais de 10 metros de altura. Por isso, para sua condução, precisa de apoio.

A espaldeira, formada por estacas de mais de 2 metros de comprimento (meio metro enterrado), é o sistema mais utilizado para a condução no cultivo do maracujá.

Geralmente, nesse sistema, a estacas são utilizadas com um espaçamento de 5 metros na linha de plantio. Pode-se usar arames no topo dos mourões para complementar esse sistema.

De 4 em 4 meses é necessário a adubação da cobertura com nitrogênio, potássio e fósforo na base de 300 a 400 gramas por planta. Muito nitrogênio resultará em crescimento frondoso e menos frutificação.

Polinização do Maracujá

As plantas roxas de maracujá são autopolinizadoras.

As plantas de maracujá amarelo não são auto-polinizadoras. Eles dependem dos insetos para transferir o pólen de uma planta para a outra para a polinização. A abelha-carpinteira é o polinizador de maracujá mais eficaz. O pólen é pesado e pegajoso, dificultando a polinização pelas abelhas.

O maracujazeiro é uma planta dependente de polinização cruzada, ou seja, uma planta de maracujá não produz se as flores não forem polinizadas com pólen de outra planta.

A polinização manual é feita nos períodos de maior floração utilizando-se dedeiras de flanela e tocando-se de leve e ligeiramente as flores de plantas alternadas. Um homem poliniza, aproximadamente, 50 flores por minuto.

Pragas e Doenças no Plantio de Maracujá

O maracujá é suscetível ao ataque de pragas e doenças de insetos. Nematóides podem atacar raízes; não há cura para plantas infectadas; solarize o solo quando possível.

As principais pragas são as vaquinhas e as lagartas. No campo as lagartas constituem sério problema no início da cultura. Outras pragas de menor importância são os percevejos, mosca do fruto e ácaros.

A fusariose e a podridão do colo são as doenças mais sérias do maracujazeiro. Para controlá-los, a única maneira é arrancar e queimar as plantas. Antes de qualquer ação, consulte um técnico especialista.

Colheita de maracujá

Geralmente, a colheita do maracujá acontece 6 a 9 meses após o plantio. O ponto de coleta é definido com a queda dos frutos no chão. Não se esqueça de, antes de colher os frutos caídos, derrubar frutos maduros ainda presos nos ramos.

A coleta de frutos acontece, geralmente, 2 a 3 vezes na semana. Estude um método para rápida comercialização, já que o maracujá perde peso rapidamente e, quando murcho, tem a sua venda dificultada.

Variedades do Maracujá no Mundo

  • ‘Roxo australiano’ também chamado de ‘Nelly Kelly’ : fruta roxa com sabor suave e doce.
  • ‘Roxo comum’ : fruta roxa; de pele grossa, com pequena cavidade de semente; sabor fino e baixa acidez.
  • ‘Seleção Kapoho’ : frutas amarelas; portador pesado de frutas grandes; pouca ou nenhuma polpa e suco.
  • ‘Pratt Hybrid’ : híbrido roxo e amarelo; bom sabor, baixo teor de ácido.
  • ‘Seleção Sevcik’ : frutas amarelas; um portador pesado; o suco tem um sabor amadeirado.
  • ‘Seleção da Universidade’ : frutas amarelas; sabor muito bom.
  • ‘Seleção da Universidade Nº B-74’ : frutas amarelas; bom rendimento de suco e sabor muito bom.
  • ‘Seleção Waimanalo’ : frutas amarelas; sabor muito bom.
  • ‘Seleção Yee’ : fruta amarela; altamente resistente a doenças; a fruta tem uma casca grossa e baixa quantidade de suco; sabor muito bom.

Fontes: https://tuigarden.co.nz/how-to-guide/passionfruit-growing-guide/, https://www.harvesttotable.com/how-to-grow-passion-fruit/, http://www.ceplac.gov.br/radar/maracuja.htm

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.