hereford

Hereford: tudo sobre essa raça de gado para corte

eficiencia bezerros

Para toda pecuária alcançar bons resultados, é necessário modificar a estrutura da criação e implementar novas opções de animais dentro da fazenda. Ai que vem a raça Hereford.

Sabemos que o tipo mais comum de pecuária, hoje em dia, é o da criação de gados. E, se você pretende buscar alternativas de gado para corte e não sabe qual é a raça mais imponente nesse quesito, a que possui maior renome e mais eficiência no ganho de peso, é a Hereford.

E, caso você queira entender melhor sobre essa raça, sua origem, benefícios e formas de inseri-la na pecuária, continue a leitura do texto. Desta forma, tenho certeza que você vai fazer do seu agronegócio um sucesso na produção de carne!

Origem do gado Hereford

A história da raça Hereford remonta a 1627, no sul da Inglaterra, no condado de Hereford. Foi nessa época que ficou-se sabendo da importância do animal, sendo utilizado tanto para a tração quanto para o corte

Após isso, deu-se início ao melhoramento genético, através dos feitos de Benjamim Tomkins (1714-1789) e seu filho Benjamim Tomkins Jr., selecionando e empregando consanguinidade para ser possível o abate o mais rápido possível e com melhor aproveitamento da carne.

Essa raça de gado foi um tipo de criação que, até o final do século XVIII, era muito maior do que é atualmente. Naquela época, existiam vários animais adultos que chegavam a pesar 1350 kg ou mais. Um exemplo disso é o touro Cotmore, ganhador de várias exposições e padreador da raça, que pesava 1770 kg quando foi exposto em 1839.

Já no Brasil, a raça chegou em 1906, vindo da Argentina. Foi naquela época que Laurindo Brasil, criador de gado e residente de Bagé, em 1907, registrou a sua aquisição no “Herd Book”.

Realmente, é uma história fascinante. Mas você sabe quais são as características marcantes do gado Hereford? Confira a seguir para ter certeza se essa raça supre suas necessidades como produtor.

Quais são as características marcantes da raça Hereford?

Além de sua pelagem vermelha e sua face branca, outras características são especialmente marcantes nessa bela raça. Aqui, reunimos as principais características da Hereford para você, produtor, levar em consideração quando for adquirir e inserir uma nova raça na sua pecuária. Confira a seguir:

  • É uma raça própria para o corte, pois possui todas as características fundamentais para tal: fertilidade, rusticidade, eficiência alimentar, adaptabilidade e longevidade.
  • Animal dócil;
  • Vigoroso;
  • É uma raça renomada. Sendo amplamente utilizada. No mundo, até 2012, estimou-se um número de 2,5 milhões de cabeças, enquanto que no Brasil esse número é menor (porém em crescimento com o reconhecimento da raça), sendo, até 2013, 13.667 animais registrados.

Benefícios da raça Hereford

Inserir uma raça desse porte pode favorecer o produtor de várias formas, portanto, reunimos aqui os principais benefícios do gado Hereford para o pecuarista:

  • Chega ao peso ideal muito cedo. Sua faixa etária de abate costuma ser, em média, entre 20 e 26 meses;
  • Possui alto índice de fertilidade; 
  • Apresenta excepcional ganho de peso a pasto, tendo exemplares de bezerros de 450 kg aos 18 meses; 
  • Possui genética favorável ao cruzamento com qualquer raça; 
  • Altamente lucrativa para os criadores e frigoríficos, já que além do corte, sua carcaça também rende bastante.

ABHB 

A ABHB (Associação Brasileira de Criadores de Hereford), fundada em 1958, tinha o intuito de agregar os criadores do gado Hereford no Brasil. Hoje, a instituição realiza vários projetos e programas importantes para a pecuária de corte no Brasil. 

Pioneira na certificação de carne, com o Programa Carne Certificada Pampa. Esse programa fez com que os criadores obtivessem uma maior remuneração e produzissem uma carne de alta qualidade para os consumidores.

Mas a associação não parou por aí com as inovações:  ela também criou o Projeto Setorial Brazilian Hereford & Braford (BHB), em parceria com a Apex-Brasil. Esse projeto tinha como objetivo difundir internacionalmente a qualidade genética das raças Hereford e Braford selecionadas no Brasil, assim como produtos e serviços das empresas associadas à essa produção de Hereford.

Aprimoração genética

Além disso, a associação teve sua participação no meio de aprimoração genética. Em conjunto com a Embrapa e a Geneplus, criou o programa de melhoramento genético oficial das raças Hereford e Braford no Brasil

Anualmente, ela também realiza a Prova de Avaliação a Campo de Reprodutores Hereford e Braford, que tem como objetivo identificar potenciais reprodutores das duas raças dentro de um mesmo ambiente de criação.

Hoje em dia, diversas estratégias da ABHB estão visando aumentar a divulgação da raça no Brasil e no mundo, tal como: participação em exposições e feiras no Brasil e no exterior, apresentando palestras sobre novidades da raça. 

Pudemos ver que o pecuarista, qualquer que seja o tamanho de seu agronegócio, são familiares com o nome da raça Hereford. E, ao ler esse texto, tenho certeza de que será mais fácil incorporá-la ao seu rebanho. 

Se interessou pelo tema e quer melhorar sua produção na sua pecuária — e, consequentemente, seus resultados? Então leia também o nosso artigo que fala exatamente da eficiência na criação de novilhas. Desta forma, tenho certeza que você obterá resultados fenomenais!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.