Vendas no Agronegócio

Vendas no Agronegócio: guia para vender mais [atualizado 2021]

Se você é um produtor rural, sabe que o processo de vendas no agronegócio é fundamental para a cadeia produtiva, desde os insumos agrícolas até o que é produzido no campo chegar ao produtor final. De acordo com o CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), esse setor representou cerca de 21,1% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2018.

Por isso, se você atua ou pretende atuar no agronegócio, deve desenvolver e aperfeiçoar técnicas de venda para garantir o lucro nos negócios. Continue a leitura e saiba como!

A importância das vendas no agronegócio

No agronegócio, não basta apenas produzir. Para ter sucesso nos negócios é necessário, também, saber vender. Os processos de vendas estão presentes em todos os momentos no setor, pois produtores recorrem aos fornecedores para a compra de máquinas, implementos e insumos agrícolas necessários para garantir a qualidade dos seus produtos. Além disso, eles também precisam vender o que é produzido, para que as indústrias e os supermercados possam oferecê-los ao consumidor final.

Estratégias de vendas: como traçar?

Em um mercado cada vez mais competitivo, é necessário traçar estratégias de vendas no agronegócio para ter acesso aos possíveis compradores. Isso também é possível através do marketing, que pode influenciar o público diretamente no momento de decisão de compra. Além disso, com o aumento no uso da tecnologia nesse setor, é necessário estar presente na internet para atingir o público presente nas redes sociais.

No entanto, existem outros fatores que podem impactar na fidelização e nas decisões de compras dos seus clientes. Confira:

Relacionamento com o cliente antes e após as vendas

Se um cliente fica satisfeito com determinado produto ou serviço que adquiriu, é muito comum que ele faça negócios com o mesmo fornecedor novamente para não ter que procurar em outro lugar. Por isso, o atendimento de qualidade é essencial para construir um bom relacionamento com o cliente, inclusive no pós-venda. Além disso, você pode entrar em contato posteriormente para oferecer descontos e promoções através de ferramentas de mensagens instantâneas como o Whatsapp e o Telegram, que também permitem que o cliente entre em contato para tirar dúvidas.

Além de fidelizar o público e garantir que os clientes retornem, a satisfação fará com que eles também indiquem o serviço para outras pessoas, que certamente irão priorizar o fornecedor que proporcionou  uma boa experiência para outro cliente.

Apoio da tecnologia para o processo de vendas

Atualmente, a tecnologia vem impactando diversos setores, trazendo novas soluções e otimizando processos que antes eram feitos exclusivamente de forma manual, ou seja, demandando mais tempo. Para simplificar a jornada de compra e vendas no agronegócio, surgiram os softwares de automação. Com eles, é possível administrar todo esse processo de forma eficiente, além de acompanhar os resultados e o desempenho dos funcionários em tempo real.

Além disso, a internet também impacta os processos comerciais, tornando-os mais eficientes e menos burocráticos. Isso porque ela proporciona uma comunicação mais assertiva, diminuindo a frequência de visitas presenciais para a realização das vendas. Ela facilita a jornada do comprador, e por isso, a tecnologia tem sido cada vez mais utilizada para as estratégias de vendas e distribuição.

Invista em Marketing Digital

O marketing ajuda a fortalecer as marcas como referência de qualidade. Por isso, é necessário que as empresas estejam presentes no âmbito digital, já que essa é uma forma de divulgação mais acessível e que pode trazer bons resultados até mesmo para empresas pequenas ou que ainda estão começando. Além disso, o marketing digital possui custos menores em relação à publicidade tradicional, mas ele também proporciona excelentes resultados.

Além da redução de custos de divulgação, através do marketing digital é possível mensurar resultados, segmentar o público-alvo adequado e anunciar os produtos para clientes de qualquer localização. Através de conteúdos relevantes nas redes sociais e em blogs corporativos, você também consegue atrair visitantes e potenciais clientes, que podem se interessar pelo seu produto após conhecer a sua marca por meio dos conteúdos produzidos. É importante, também, criar um website com uma interface fácil de mexer e que se adapte bem aos dispositivos móveis.

Realize um controle de estoque eficiente

A gestão de estoque também é um fator muito importante para o processo de vendas no agronegócio. Alguns produtos são vendidos com mais rapidez do que os outros, e por isso é necessário estar atento aos estoques para realizar reposições e não perder nenhuma venda.

Portanto, através de estratégias bem estruturadas, é possível alavancar as vendas no agronegócio, com processos simplificados e que geram melhores resultados.

Agora que você já sabe da importância do processo de vendas no agronegócio, aproveite para ler também o nosso artigo sobre inovação no setor. Isso porque o setor agrícola está sendo impactado pelas novas tecnologias, que estão transformando a realidade da agricultura e pecuária no mundo através de sistemas cada vez mais eficientes, sustentáveis e dinâmicos. Clique aqui e confira o conteúdo completo!

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