Marketing no agronegócio

Marketing no agronegócio: um importante aliado para o produtor rural

O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira. Esse setor representou cerca de 21,1% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro em 2018, de acordo com o CEPEA (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada). Por isso, o marketing no agronegócio se tornou essencial para conquistar espaço em um mercado altamente competitivo.

Além disso, o crescente uso da tecnologia nesse setor também aumenta a competitividade. Isso faz com que as empresas enxerguem a necessidade de alcançar visibilidade no mercado através de estratégias de marketing.

Saiba, neste artigo, como utilizar o marketing no agronegócio e conquistar seu espaço no mercado. Boa leitura!

A importância do marketing no agronegócio

Cada vez mais, os produtores rurais recorrem à internet para pesquisar antes de adquirir novos produtos que auxiliam no dia a dia do campo. Portanto, o marketing no agronegócio pode influenciar diretamente nas decisões de compras, fazendo com que o cliente entenda os benefícios ao adquirir um produto da sua empresa.

As estratégias de marketing já são aplicadas em negócios de diversos segmentos e os resultados obtidos dessa aplicação trazem diferentes vantagens aos empreendedores. Isso porque o marketing digital tem sido cada vez mais acessível e pode trazer resultados positivos até mesmo para quem é dono de um pequeno negócio. Assim, é possibilitado o crescimento através da internet, com um custo menor comparado à publicidade tradicional (offline). Veja, a seguir, alguns benefícios do marketing no agronegócio:

Aumento das vendas

É necessário que as empresas se preocupem com a visibilidade, seja através de divulgações online ou offline. Por isso, a presença no mercado pode impactar positivamente as vendas.

Sendo assim, a demanda pela presença no mercado digital está em constante crescimento. De acordo com a 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural, publicada pela ABMRA (Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio), 96% dos produtores têm celular, 20% já realizaram cotações de sementes e defensivos online e 17% já buscaram por fertilizantes pela internet. Portanto, é interessante que seu empreendimento esteja presente no meio virtual caso seu objetivo seja aumentar suas vendas.

Interação e comunicação com o público-alvo

A comunicação da empresa com o público-alvo é primordial para que os possíveis clientes se lembrem dela no momento da compra. Por isso, o marketing no agronegócio é importante para estabelecer interação através da publicidade ou da produção de conteúdos.

Por isso, a empresa também deve se preocupar em construir um bom relacionamento com o cliente antes, durante e após a venda. A estratégia também pode ajudar a fidelizar o público.

Posicionamento da marca em um mercado competitivo

Através do marketing no agronegócio, é possível fortalecer a sua marca como referência de qualidade. O posicionamento de uma empresa no mercado pode impactar clientes e formadores de opinião do setor. Isso significa que a sua marca será reconhecida e priorizada pelos consumidores, aumentando as chances de fidelização de clientes.

Como criar uma estratégia de marketing no agronegócio

Atualmente, a internet gerou diversas mudanças nas relações de compra e venda. O setor do agronegócio também foi impactado, pois muitas dessas transações já são realizadas virtualmente.

Além disso, a internet trouxe algumas vantagens, pois otimiza processos comerciais. Ela possibilita uma comunicação mais eficiente com o cliente, reduzindo (e até dispensando) a necessidade de visitas presenciais para divulgar informações sobre os produtos. 

O marketing no agronegócio, então, busca facilitar também a jornada do comprador, entendendo suas necessidades e desejos de compra. Por isso, a tecnologia é uma ferramenta cada vez mais utilizada para as estratégias de vendas e distribuição.

O marketing digital também apresenta outros benefícios em relação ao marketing convencional. Afinal, através do digital, é possível anunciar e vender seu produto para qualquer lugar do mundo, mensurar resultados, segmentar o público e atingir as pessoas certas para comprarem de você e te acompanharem nas redes sociais. Veja, a seguir, algumas dicas para utilizar a internet como aliada ao marketing no agronegócio:

1 – Crie um site para a empresa

A criação de um site com o que a marca tem a oferecer, onde ela está localizada e como entrar em contato é o primeiro passo para a estratégia de marketing no agronegócio. É necessário que ele tenha um design intuitivo, conteúdo relevante e seja adaptável para dispositivos móveis.

2 – Otimização para mecanismos de busca (SEO)

O SEO diz respeito aos critérios que podem te ajudar a posicionar seu site ou conteúdo em mecanismos de busca, como o Google. 

Um site bem otimizado em SEO tem maiores chances de aparecer entre os primeiros resultados do Google quando um cliente busca pelo produto que ele oferece. Isso fará com que os clientes encontrem a empresa com mais facilidade.

3 – Crie um perfil no instagram

O instagram está crescendo cada dia mais no Brasil. Para ter um perfil de destaque dentro dessa rede social, recomendamos a ferramenta de automação da Nikau.

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4 – Produza conteúdos de acordo com o seu público

Através das redes sociais e de um blog corporativo, é possível atrair mais visitantes e clientes em potencial. Dessa forma, surge a necessidade de melhorar o engajamento de pessoas com a sua marca através da produção de conteúdo adequado para cada segmento, ou seja, divulgar informações que sejam interessantes para o público que você quer atingir. Isso também pode ser chamado de Inbound Marketing, ou Marketing de Atração.

5 – Esteja sempre em contato com os clientes

Existem diversas maneiras de manter o contato com o público-alvo. Além das redes sociais, muitas ferramentas possibilitam uma comunicação mais pessoal, como, por exemplo, os aplicativos de mensagens instantâneas (Whatsapp Business, Telegram, entre outros). 

Outro ponto de aproximação com seu potencial cliente é o fato da maioria das redes sociais também possuírem o recurso de mensagens diretas. É comum que o público busque as empresas nas redes para tirar dúvidas. Portanto, nunca deixe de respondê-las!

O e-mail marketing também é uma ferramenta muito importante para a divulgação nos meios digitais. É uma maneira de estabelecer uma comunicação direta onde os resultados podem ser mensurados, como, por exemplo: taxa de abertura dos e-mails, número de cliques, número de leitores e dos cancelamentos de recebimento dos seus e-mails. Dessa forma, é possível adequar o conteúdo dos e-mails ao longo do tempo, de acordo com a aprovação do público.

Agora que você já sabe da importância do marketing no agronegócio, aproveite para ler também o nosso artigo sobre produtos agrícolas. Nele, você vai saber mais sobre os produtos brasileiros que são exportados, a história dos produtos agrícolas em nosso país e sua importância para o agronegócio nacional. Clique aqui e acesse.

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