Sacos de silagem: onde comprar e dicas para uso da silagem em sacos

Sacos de silagem: onde comprar e dicas para uso da silagem em sacos

Tecnologia no Campo

Não é dúvida para ninguém que a silagem de qualidade é necessária para alimentar o gado e manter uma boa produção.

Dentre as diversas opções para a alimentação animal, o produtor rural pode escolher a silagem em sacos. Pensando na necessidade de um expansão agrícola rápida e quando não se tem uma disponibilidade financeira tão grande, essa opção pode se encontrar como a melhor.

Nesse artigo separamos alguns pontos importantes sobre os sacos de silagem que todo produtor rural tem que ficar atento.

Quer saber onde comprar sacos de silagem mais baratos e de melhor qualidade perto da sua fazenda? Fale conosco! Temos diversos representantes espalhados em todo Brasil que podem ajudar a sua produção!

Curso Online sobre Produção e Utilização de Silagem

SAIBA MAIS

Sacos de silagem oferecem flexibilidade

Algumas vantagens dos sacos de silagem e da silagem em sacos em geral não são sempre citadas.

A silagem em sacos exigem um investimento de capital melhor, o que é ideal para casos em que não há um fluxo de caixa tão grande, o que ajuda na gestão das fazendas.

Os sacos são flexíveis, podem oferecer soluções de armazenamento temporário e podem ser adaptados para grandes e pequenos rebanhos. Além disso, com os sacos de silagem a ração é facilmente armazenada.

Uma desvantagem que tem que ser considerada pelos produtores é o fato de ser necessária uma grande área para armazenar a forragem e o descarte de grandes quantidades de plástico.

Assim como outros tipos de silagem, a silagem em sacos está propensa a rasgos. Isso requer inspeção regular para reparar danos e manter a qualidade da forragem.

sacos de silagem

Importância na escolha da localização para a silagem em sacos

Assim como na silagem em trincheiras e em superfície o profissional do trator é muito importante para garantir a qualidade da forragem, existe um profissional muito importante para a silagem em sacos.

A pessoa que está operando a máquina de silagem é esse profissional importante.

Um bom conhecimento do equipamento de ensacamento e como instalar e operar corretamente o equipamento é fundamental para manter a qualidade da forragem no armazenamento.

Outro ponto importante para utilizar os sacos de silagem inclui a seleção do local, a umidade adequada da cultura, a maturidade da colheita, o tamanho correto do saco em relação ao tamanho do rebanho e a taxa de alimentação desejada.

A seleção do local requer uma consideração cuidadosa da topografia, dos sistemas de alimentação empregados e das condições ambientais durante todo o ano.

Uma superfície bem preparada muitas vezes se paga dentro de um ano ou dois, devido à diminuição da capacidade de alimentação, menor contaminação por sujeira, fermentação e embalagem de melhor qualidade e menor preocupação com a saúde animal.

Máquina de silagem: saiba as vantagens de se ter uma na sua propriedade

Saiba mais

Cuidado com a consistência dos sacos de silagem

Manter a integridade dos sacos de silagem é fundamental. Mesmo com muitos cuidados, eles vão acontecer. Verifique os furos com frequência e faça a reparação do saco dentro de um plano de manutenção regular.

Para os sacos de silagem danificados, pode-se usar uma fita adesiva especial para reparação. Certifique-se de usar fita projetada para plástico agrícola. A fita adesiva de alta qualidade possui proteção UV embutida, adere ao saco e não se degrada.

Embora o conserto de furos seja inevitável, a prevenção é melhor. Os métodos para ajudar a proteger os sacos têm variado de medidas de baixo custo, como colocar redes de pássaros em sacos, cercas elétricas montadas em torno dos sacos ou até naftalina.

Esperamos que com essas dicas você já consiga utilizar com segurança a silagem em sacos.

De novo, caso precisa de sacos para silagem, não deixe de falar conosco! Será um prazer ajudá-lo!

Gostou? Deixe nos comentários!