Resfriador de leite: tudo que você precisa saber antes de escolher o seu

Resfriador de leite: tudo que você precisa saber antes de escolher o seu

Nos últimos anos, entregar um leite de boa qualidade deixou de ser um luxo e se tornou uma obrigação para os produtores. Cada vez mais, são reconhecidos e bem remunerados aqueles que investem em tecnologias no agronegócio. Saiba como um resfriador de leite pode ajudar a sua propriedade a se destacar.

O leite, após a ordenha, se não for rapidamente resfriado, favorecerá o desenvolvimento de bactérias e micro-organismos. Portanto, a solução adotada por todas as fazendas que se preocupam com a qualidade do seu produto é direcioná-lo diretamente a um tanque resfriador.

Alguns aspectos importantes devem ser levados em consideração na hora de fazer um investimento e definir qual tanque refrigerador de leite escolher:

  • Temperatura mínima atingida;
  • Capacidade em litros;
  • Eficiência energética;
  • Preço;
  • Qualidade;
  • Manutenção.

Preparamos esse artigo para que você possa entender:

  • O que é resfriador de leite?
  • Como funciona o resfriador de leite?
  • Como escolher um resfriador de leite?
  • Manutenção e limpeza em um resfriador de leite
  • Quanto custa um resfriador de leite?

O que é resfriador de leite?

O resfriador de leite, ou também chamado de tanque de expansão, é um tanque térmico de aço inoxidável com tampa ou fechado que recebe o leite após a ordenha. O leite chega ao resfriador a uma temperatura de aproximadamente 38ºC e deve ser resfriado rapidamente até uma temperatura de 3ºC a 6ºC para evitar a proliferação de bactérias indesejadas. Para que o leite seja mantido nessa faixa de temperatura de forma homogênea, existe uma “pá” agitadora que facilita a troca de calor e garante a homogeneidade.

Como funciona o resfriador de leite?

Para conservar o leite na faixa de temperatura ideal, o tanque resfriador utiliza o mesmo princípio de uma geladeira. A instalação (compressor, condensador e gás) retira o calor do interior do tanque para o ambiente externo.

Existem tanques resfriadores de diversos tamanhos partindo de 300 litros. Para que se possa saber a quantidade de leite que está no tanque, existe uma régua de medição graduada. Através de uma tabela comumente fornecida pelos fabricantes de resfriadores, obtém-se a quantidade de leite ordenhada.

Além do controle leiteiro, os tanques resfriadores de leite também contam com um display digital para o controle da temperatura.

Como escolher um resfriador de leite?

O refrigerador de leite deve ser escolhido de acordo com a sua necessidade de armazenamento. Deve-se levar em consideração:

  • Capacidade máxima em litros do tanque;
  • Tempo de refrigeração;
  • Quantidade de leite por ordenha;
  • Quantidade de ordenhas até que o leite seja transportado a outro local.

Além disso, deve-se certificar de que a instalação elétrica da fazenda esteja adequada com as especificações técnicas do tanque. A tensão da rede elétrica deve estar de acordo com a do tanque que normalmente é de 220V e que os cabos da rede elétrica suportem a corrente que o tanque vai requerer.

Manutenção e limpeza de um resfriador de leite

Agora que você já sabe como escolher o seu tanque de expansão, deve-se preocupar com a sua manutenção e limpeza. Não adianta manter o leite refrigerado se ao direcioná-lo ao tanque ele vai se contaminar com impurezas, bactérias e micro-organismos que, em geral, já estavam ali.

A limpeza pode ser feita manualmente ou de forma mecanizadaPara a limpeza manual recomendamos que alguns hábitos sejam tomados:

Tanques com capacidade inferior a 500 L podem ser higienizados com jatos de solução de detergente alcalino-clorado. A limpeza deverá ser complementada com uma lavagem manual semanalmente.

É importante lembrar que é proibido entrar no tanque para realizar limpeza ou utilizar materiais abrasivos que danifiquem ou arranhem a parte interna do tanque. Deve-se tomar cuidado para não jogar água diretamente sobre os componentes eletrônicos.

Já a lavagem mecanizada é apropriada para tanques com capacidade superior a 500L, principalmente no caso de tanques fechados. As limpezas mecanizadas se subdividem em basicamente 2 tipos: semiautomáticas e automáticas.

Sistema Semiautomático:

Normalmente é acoplado ao tanque e a lavagem é feita com o uso de uma solução de iodofor com período médio de 3 semanas.

Sistema Automático:

O sistema vem acoplado ao tanque e realiza toda a lavagem e enxágue. Tem duração média de 45 minutos e também utiliza soluções de detergente sanitizante a frio ou a quente.

É imprescindível que o produtor esteja atento com a manutenção da sua máquina. Um descaso pode levar a grandes prejuízos com a produção de leite

Portanto, recomendamos a instalação do tanque em local fechado, porém arejado e que o condensador fique posicionado de tal forma a propiciar a passagem de ar. Uma boa prática para evitar grandes problemas é instalar dispositivos de proteção elétrica para evitar a queima do compressor como disjuntores e relés de proteção.

O condensador deve ser mantido limpo (desligar o tanque para realizar a limpeza com jato de água) para facilitar a circulação de ar. Pelo menos anualmente,  uma empresa especializada deve ser chamada para realizar uma manutenção preventiva na máquina.

Quanto custa um resfriador de leite?

O preço de um tanque de leite varia de acordo com a capacidade, marca, tecnologia e localização, visto que o frete de um tanque costuma ter um alto custo. Essa tabela ajuda a ter uma noção geral do valor médio de um tanque de expansão. (2018)

Capacidade (litros) Novo (R$) Usado (R$)
300 8000 3800
500 9000 5000
600 9500 5900
1000 10900 7000
2000 14000 10000
Saiba tudo sobre o GPS Agrícola
8 tecnologias que mudaram as atividades no campo
Entenda tudo sobre Drones na Agricultura
MAIS PUBLICAÇÕES
2018-09-10T02:28:56+00:00 0 Comments

About the Author:

Tecnologia no Campo

Leave A Comment