agroecologia

Reserva de fauna: entenda o que é e como funciona

O que é reserva de fauna?

Reserva de Fauna (REFAU) é uma área com populações de diversas espécies. Podem ser elas:

  • Nativas
  • Terrestres
  • Aquáticas
  • Residentes ou migratórias

É adequada para diferentes tipos de estudos, técnico ou científicos. Eles vão permitir um maior aproveitamento econômico e também um manejo sustentável dos recursos que podemos obter desses animais.

Como funciona reserva de fauna?

Reserva de fauna , área reservada para a preservação de certos animais, plantas ou ambos. Uma reserva de fauna difere de um parque nacional em geral por ser menor e ter como único objetivo a proteção da natureza.

A ação humana desencadeou uma vasta cascata de problemas ambientais que agora ameaçam a capacidade contínua de florescer tanto os sistemas naturais quanto os humanos. Resolver os problemas ambientais críticos do aquecimento global, escassez de água, poluição e perda de biodiversidade talvez sejam os maiores desafios do século XXI. Vamos subir para encontrá-los?

Tipos de reserva de fauna

As espécies ameaçadas são mantidas em reservas, longe dos caçadores que as aproximaram da extinção. Nos Estados Unidos , numerosos refúgios de vida selvagem serviram a esse propósito, especialmente no que diz respeito às aves. As reservas naturais também são numerosas na Europa, Índia, Indonésia e alguns países africanos.

A origem das reservas de fauna modernas está nos tempos medievais , quando os proprietários de terras estabelecem caça para a proteção dos animais que caçam. A idéia de proteger os animais simplesmente para impedi-los de morrer não surgiu até o século XIX.

reserva de fauna

Objetivo da reserva de fauna

De forma simplificada, sistemas agroflorestais buscam manter a originalidade da floresta dentro da plantação, mantendo diversas espécies naturais junto com a planta a ser cultivada. A integração da floresta com a agricultura.

Agrofloresta busca aproximar a agricultura do modo mais natural possível em relação à natureza. A ideia é que a diversificação de plantas ajude no crescimento do meio como um todo, somando as características mais especiais de cada espécie para, assim, tornar aquele espaço de terra mais produtivo e mais eficiente.

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

1 Comentário

    Fale o que você pensa

    O seu endereço de e-mail não será publicado.