Silagem de milho: 3 motivos para escolher o milho como lavoura e aumentar a produção de leite

A silagem de milho é uma das opções mais utilizadas pelos produtores do Brasil. A sua produção em alta qualidade contribui com o fornecimento de energia, amido e fibras para as vacas, e está diretamente ligada à alta produção leite.

Pensando na produção e na reprodução, os animais precisam de nutrientes em quantidade e qualidade compatíveis com diferentes fatores, como:

  • peso
  • estado fisiológico
  • nível de produção
  • fatores ambientais aos quais estão expostos.

Dentre todos os ruminantes, as vacas produtoras de leite em lactação é a categoria de maior exigência nutricional.

Falando tecnicamente,  os Ácidos Graxos Voláteis (AGVS) são a principal fonte de nutrientes para as vacas. Eles são um dos fatores mais importantes  para com que as vacas tenham uma alta produtividade de leite.

Quem não quer produzir mais leite, não é mesmo? Agora que já sabemos que o AGVS ajuda na produção das vacas leiteiras, vamos entender como a silagem de milho está relacionada à esse ácido e como ela se destaca em relação aos outros tipos de silagem.

Se você quer saber 3 motivos para escolher o milho como lavoura e aumentar a produção de leite, esse blog post é pra você.

silagem de milho

1 – Mais amido nos grãos

Quando ensilamos o milho, aumentamos a disponibilidade do amido para os animais.

Com mais amido disponível, teremos a formação de mais ácidos graxos voláteis e como consequência aumentamos a produção de Lactose e do teor da gordura do leite.

Alguns agricultores fazem uso de outras tecnologias, como o Floculador ou o Extrusor para tentar aumentar a disponibilidade de amido

Porém, comparado com a silagem de milho ambos são extremamentes mais caros e exige muito mais trabalho para o agricultor.

2 – Tem vantagens que fazem com que se destaque em relação às outras silagens

Comparado com as outras forragens, para muitos especialistas em silagem  o milho é a melhor opção para ser ensilada.

A Silagem de Cana de açúcar promove fermentação alcoólica da sacarose. Isso significa a presença de álcool na forragem.

Já a Silagem de Capim, por ter baixo teor de carboidratos solúveis, irá promover a fermentação butílica. Essa fermentação é indesejável e ruim para o animal.

3 – Não tem desvantagens claras como os outros tipos de silagem

O milho além de ter alto valor energético, tem uma alta digestibilidade comparado às demais forragens, sendo muitas vezes considerado como a melhor opção para dietas de animais de alto desempenho e valor genético.